Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/5
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Autor "DAMASCENO, Marcelo Simões"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Eleições municipais 2020: a presença do Facebook em pequenas cidades no estado de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-16) DAMASCENO, Marcelo Simões; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEste estudo apresenta uma análise no campo da internet e da democracia, com o objetivo de entender como ocorreu a presença da rede social Facebook nas eleições municipais de 2020 em cidades com até 20 mil habitantes no estado de São Paulo. Lança um olhar empírico e conceitual sobre a comunicação política nos pleitos municipais em Holambra, Luiz Antônio, Pirapora do Bom Jesus, Piquete e Sarapuí, adotada pelos 20 candidatos que concorreram aos cargos de prefeito, e que utilizaram a rede social como ferramenta de campanha. Para isso, foi preciso fazer um levantamento dos perfis dos candidatos nas redes sociais mais usadas entre os brasileiros no ano do pleito (WE ARE SOCIAL, 2020). Foi possível observar que 16 dos 20 candidatos tinham páginas no Facebook. Informação importante para validar a rede social como objeto específico deste trabalho, e que originou um levantamento do conteúdo publicado, da gramática utilizada, do número de seguidores, das interações e das conexões ocorridas nas páginas dos candidatos em dois momentos: o primeiro durante a pré-campanha – janeiro a agosto – que serviu para analisar como os 16 candidatos se posicionaram politicamente ao fazerem uso da comunicação política e da estratégia de marketing; no segundo, foram analisadas as postagens realizadas durante os 45 dias de campanha, autorizada pela Justiça Eleitoral, para extração dos dados que subsidiaram o estudo da presença do Facebook, a partir das páginas dos eleitos em cada cidade. Para a coleta de dados foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, procedimento analítico que permitiu lançar luz sobre os números que alimentaram gráficos, tabelas e quadros, uma vez que essa metodologia atribui significado e valor àquilo que é pesquisado (SANTAELLA, 2002). Nessa ótica, foi possível atribuir valor e classificar os 309 conteúdos postados pelos eleitos em suas páginas e, assim, traçar a existência de uma malha comunicacional criada por meio das interações que os candidatos recebem via curtidas, comentários e compartilhamentos em suas publicações, e dessa forma identificar os laços fortes e fracos que interagem com o conteúdo proposto pelos postulantes em suas páginas, além do alcance que uma publicação pode obter em uma campanha política. Os dados obtidos nas páginas dos candidatos corroboram com outros estudos sobre o uso do Facebook em campanhas políticas ao indicar que, mesmo em campanhas realizadas em cidades pequenas, não existe correlação entre o número de postagens e o número de interações, mas há relações entre as temáticas de postagens, além do objetivo principal do estudo. Estes achados são determinantes para solucionar as hipóteses aventadas no início do estudo, pois: 1) o Facebook é uma rede social que ocupa papel central em disputas eleitorais em pequenas cidades; 2) ela funciona como um centro de distribuição de conteúdo político; 3) a rede estabelece conexões entre diferentes pessoas por meio dos nós criados.