Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Autor "CHIACHIRI FILHO, Antônio Roberto"
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Item A informação como prática de incentivo ao consumo no ambiente digital(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-19) NASCIMENTO, Renata Ferreira do; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoAs múltiplas evoluções tecnológicas possibilitaram novas e diversificadas formas de interação entre seres humanos e marcas, que são realizadas por meio de interfaces digitais, como as plataformas de mídias sociais digitais, espaços para comentários e aplicativos de conversas. Esse ambiente transformou, entre outros fatores, a maneira como a informação é consumida e percebida na internet. Nesse complexo ambiente comunicacional, jornalismo e a publicidade também se deslocam do seu significado semântico e aproximam-se ainda mais um do outro, contribuindo para produzir na audiência a sensação de que a informação provém de uma única área do campo da comunicação, juntamente com o entretenimento e o conteúdo produzido pelo próprio público. A intenção desta pesquisa é, portanto, contribuir com um estudo sobre o conteúdo informativo quando produzido por marcas e apresentar suas similaridades com o jornalismo contemporâneo, enfatizando como esta prática influencia a percepção da informação no ambiente digital. A investigação será realizada por meio de revisão bibliográfica e análise de conteúdo de produções publicitárias e jornalísticas, além dos comentários do público que interage com tais ações.Item A representação do masculino: um olhar semiótico sobre a publicidade nazista(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-22) FRANÇA, Kátia Aparecida Bizan; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoA propaganda cultiva o universo imaginário dos desejos peculiares usando de manipulação, persuasão e sedução para convencer. Com base nessa premissa, este trabalho tem por objetivo analisar como a propaganda usava de pôsteres para articular seu discurso no panorama cultural do povo alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Por meio de análise semiótica, foi examinada a representação masculina na propaganda do governo alemão que trabalhava com a reinterpretação identitária, cultural e ideológica em suas ilustrações e em suas argumentações utilizando-se do signo homem. Demonstrou-se que a ideologia nazista foi muito bem estruturada, valendo-se de estratégias na conquista para apoio e participação de um povo que estava sedento de esperança e precisava de modelos de heróis ou deuses para guiá-los. Nesta linha de estratégia foram divulgados modelos humanizados de deuses / heróis como inspiração para que homens se tornassem combatentes em defesa da Alemanha e, também, ajudassem financeiramente o governo, braçalmente na fabricação de armas e colaborassem nas perseguições de pessoas que não se enquadrassem na imposição nazista.Item Modo avião: uma reflexão sobre ethos discursivo nas revistas Gol e Vamos/Latam(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-25) ALVES, Raquel; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoEsta pesquisa analisa a construção do ethos no discurso das revistas de bordo Gol e Vamos/Latam. Com base no aparato metodológico da análise do discurso de linha francesa e ênfase nos postulados de Dominique Maingueneau, Ruth Amossy e Patrick Charaudeau, buscamos identificar como a modulação da imagem de si das marcas se esforça em mobilizar os afetos da audiência de modo a reforçar suas estratégias de persuasão. O quadro teórico trata ainda da trajetória e consolidação da mídia revista como narradora e influenciadora do modus vivendi da sociedade de consumo (MARTINS; SCALZO). Aborda os contornos da revista customizada, gênero singular, que se coloca a meio caminho entre o fazer jornalístico e a sedução do marketing (FISCHER) e chega ao ambiente das viagens aéreas para detectar o momento em que o passageiro passa a fazer parte da cena da enunciação, tentando antecipar seus mecanismos de pré-construção. Na nossa análise há pontos em comum entre as marcas Gol e Latam, que projetam um ethos que denominamos “anfitrião” pelo viés turístico de ambas, mas também tematizações distintas que trazem à tona diferentes ethé, adequados ao projeto de cada marca.Item Narrativa audiovisual, youtubers e a autopromoção do indivíduo mídia no ambiente hipermidiático(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-08-14) SOUZA, Rogério Furlan de; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoA presente pesquisa atuou no sentido de identificar as viabilidades e potencialidades da narrativa audiovisual na autopromoção dos youtubers no ambiente hipermidiático. Por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de casos múltiplos de três youtubers, foram analisados o comportamento comunicacional dos influenciadores digitais e a exposição desses indivíduos mídia como "produtos” de consumo na atual sociedade conectada. Este tema justifica-se pelo atual impacto social da internet, pelo grande consumo de vídeos em plataformas online e pelo surgimento de "webcelebridades" que se tornaram formadores de opinião para públicos específicos. Com base nos conceitos pesquisados, foi possível imergir nas transformações sociais ocasionadas pela cultura de consumo e reconhecer o papel das inovações tecnológicas no desenvolvimento de novos processos comunicacionais, que foram adotados pelo mercado consumidor e trouxeram formas inovadoras de interação para este ambiente relacional. Percebeu-se, com isso, o surgimento de um cenário no qual os próprios sujeitos ou atores sociais passaram a se promover em decorrência das tecnologias digitais e das redes sociais online provenientes das conexões na internet. Também foram referenciados, nesta pesquisa, alguns métodos de registro audiovisual, a evolução de linguagens e a relevância dessa estrutura narrativa nos processos sociais contemporâneos. Para tanto, destacaram-se os principais recursos técnicos e estéticos adotados na produção de conteúdos em vídeo e como a composição dos elementos visuais e sonoros auxilia na construção de mensagens e na comunicação entre as pessoas. Posteriormente, foi possível detectar as perspectivas comunicacionais geradas pela convergência entre as mídias, as novas narrativas audiovisuais existentes no ambiente hipermidiático e as potencialidades deste cenário na divulgação e na autopromoção dos indivíduos. Para tanto, constatou-se a importância das plataformas digitais online para publicação de vídeos e como o YouTube revolucionou o universo de criação, desenvolvimento e distribuição de conteúdo audiovisual. Neste sentido, procurou-se analisar os youtubers e o papel desempenhado por eles como personalidades que despertam o interesse de inúmeros seguidores dentro e fora do ciberespaço. Como resultado da reflexão desenvolvida, esta pesquisa constatou que a narrativa audiovisual é fundamental na construção dessas personalidades em sua condição de constante autopromoção em espaços hipermidiáticos, uma vez que esses indivíduos mídia se tornaram conhecidos em decorrência dos vídeos produzidos por eles para seus canais no YouTube. Além disso, os fatores responsáveis por mantê-los em evidência, a divulgação de seus projetos por meio da autopromoção e o contato com os diferentes públicos ainda dependem, diretamente, dos recursos provenientes da linguagem audiovisual e da publicação de seus vídeos na internet.Item Os anos 1960 e a cultura do consumo sob a perspectiva da publicidade Volkswagen(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-09) ALLENDES VALDÉS, Marcelo Patricio; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoEsta pesquisa procura analisar como a publicidade reflete o contexto social, econômico, político e cultural onde está inserida – e como esse contexto interfere nas condições de criação –, além de verificar de que forma as teorias que explicam as motivações de consumo do ser humano estão presentes na linguagem persuasiva dessa publicidade. O estudo foi limitado aos anos de 1960, no Brasil, por meio de alguns anúncios veiculados pela Volkswagen durante essa década. Dessa forma, optou-se pela combinação de uma pesquisa bibliográfica e da análise do discurso. Em seu resultado final, o trabalho mostra que a publicidade trabalha direta, indireta e simbolicamente mensagens reconhecíveis ao receptor, considerando as características culturais de um grupo social determinado, por meio de um discurso mercadológico onde o consumo transfere identidade, diferenciação e sensação de progresso.Item Os territórios simbólicos da humanização no discurso publicitário: um estudo de caso sobre a campanha Pra Frente do Banco Bradesco(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-25) MENDONÇA, Lana Aquino Guedes de; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoA contemporaneidade é sinalizada por transformações que extrapolam as esferas tecnológicas, culturais ou linguísticas de forma isolada. No que se refere à comunicação publicitária, presenciamos esforços das organizações no sentido de integrar interlocutores em seus interdiscursos a ponto de tornar o cidadão agente da marca, ou seja, um defensor e divulgador de forma voluntária de seus conteúdos, principalmente no universo superabundante de informação, proporcionado pelas mídias sociais digitais. Esta dissertação apresenta uma pesquisa exploratória, qualitativa cujas análises são norteadas pelas delineações de tempo e espaço discursivo da campanha Pra Frente do banco Bradesco e concentra-se no estudo do fenômeno da humanização, e de seus territórios simbólicos através da narrativa das peças veiculadas em 2017 e 2018 em que o banco aponta soluções para momentos difíceis aparentemente com o intuito de materializar o conceito na conquista de bens ou tomada de decisões difíceis. Buscar compreender e interpretar esse discurso e suas narrativas a partir de novas condições de produção, considerando contextos e parâmetros institucionais fazem parte dos objetivos deste trabalho.