Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Autor "CHIACHIRI FILHO, Antônio Roberto"
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Item A representação do masculino: um olhar semiótico sobre a publicidade nazista(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-22) FRANÇA, Kátia Aparecida Bizan; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoA propaganda cultiva o universo imaginário dos desejos peculiares usando de manipulação, persuasão e sedução para convencer. Com base nessa premissa, este trabalho tem por objetivo analisar como a propaganda usava de pôsteres para articular seu discurso no panorama cultural do povo alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Por meio de análise semiótica, foi examinada a representação masculina na propaganda do governo alemão que trabalhava com a reinterpretação identitária, cultural e ideológica em suas ilustrações e em suas argumentações utilizando-se do signo homem. Demonstrou-se que a ideologia nazista foi muito bem estruturada, valendo-se de estratégias na conquista para apoio e participação de um povo que estava sedento de esperança e precisava de modelos de heróis ou deuses para guiá-los. Nesta linha de estratégia foram divulgados modelos humanizados de deuses / heróis como inspiração para que homens se tornassem combatentes em defesa da Alemanha e, também, ajudassem financeiramente o governo, braçalmente na fabricação de armas e colaborassem nas perseguições de pessoas que não se enquadrassem na imposição nazista.Item Modo avião: uma reflexão sobre ethos discursivo nas revistas Gol e Vamos/Latam(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-25) ALVES, Raquel; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoEsta pesquisa analisa a construção do ethos no discurso das revistas de bordo Gol e Vamos/Latam. Com base no aparato metodológico da análise do discurso de linha francesa e ênfase nos postulados de Dominique Maingueneau, Ruth Amossy e Patrick Charaudeau, buscamos identificar como a modulação da imagem de si das marcas se esforça em mobilizar os afetos da audiência de modo a reforçar suas estratégias de persuasão. O quadro teórico trata ainda da trajetória e consolidação da mídia revista como narradora e influenciadora do modus vivendi da sociedade de consumo (MARTINS; SCALZO). Aborda os contornos da revista customizada, gênero singular, que se coloca a meio caminho entre o fazer jornalístico e a sedução do marketing (FISCHER) e chega ao ambiente das viagens aéreas para detectar o momento em que o passageiro passa a fazer parte da cena da enunciação, tentando antecipar seus mecanismos de pré-construção. Na nossa análise há pontos em comum entre as marcas Gol e Latam, que projetam um ethos que denominamos “anfitrião” pelo viés turístico de ambas, mas também tematizações distintas que trazem à tona diferentes ethé, adequados ao projeto de cada marca.Item Os anos 1960 e a cultura do consumo sob a perspectiva da publicidade Volkswagen(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-09) ALLENDES VALDÉS, Marcelo Patricio; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoEsta pesquisa procura analisar como a publicidade reflete o contexto social, econômico, político e cultural onde está inserida – e como esse contexto interfere nas condições de criação –, além de verificar de que forma as teorias que explicam as motivações de consumo do ser humano estão presentes na linguagem persuasiva dessa publicidade. O estudo foi limitado aos anos de 1960, no Brasil, por meio de alguns anúncios veiculados pela Volkswagen durante essa década. Dessa forma, optou-se pela combinação de uma pesquisa bibliográfica e da análise do discurso. Em seu resultado final, o trabalho mostra que a publicidade trabalha direta, indireta e simbolicamente mensagens reconhecíveis ao receptor, considerando as características culturais de um grupo social determinado, por meio de um discurso mercadológico onde o consumo transfere identidade, diferenciação e sensação de progresso.Item Os territórios simbólicos da humanização no discurso publicitário: um estudo de caso sobre a campanha Pra Frente do Banco Bradesco(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-25) MENDONÇA, Lana Aquino Guedes de; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoA contemporaneidade é sinalizada por transformações que extrapolam as esferas tecnológicas, culturais ou linguísticas de forma isolada. No que se refere à comunicação publicitária, presenciamos esforços das organizações no sentido de integrar interlocutores em seus interdiscursos a ponto de tornar o cidadão agente da marca, ou seja, um defensor e divulgador de forma voluntária de seus conteúdos, principalmente no universo superabundante de informação, proporcionado pelas mídias sociais digitais. Esta dissertação apresenta uma pesquisa exploratória, qualitativa cujas análises são norteadas pelas delineações de tempo e espaço discursivo da campanha Pra Frente do banco Bradesco e concentra-se no estudo do fenômeno da humanização, e de seus territórios simbólicos através da narrativa das peças veiculadas em 2017 e 2018 em que o banco aponta soluções para momentos difíceis aparentemente com o intuito de materializar o conceito na conquista de bens ou tomada de decisões difíceis. Buscar compreender e interpretar esse discurso e suas narrativas a partir de novas condições de produção, considerando contextos e parâmetros institucionais fazem parte dos objetivos deste trabalho.