Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Autor "BUENO, Wilson da Costa"
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Item Big data e comunicação organizacional: novas fontes de dados disponíveis para reforçar o relacionamento com os públicos de interesse e apoiar os objetivos estratégicos(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-02) BALDO, Wallace Chermont; BUENO, Wilson da Costa; FARIAS, Luiz Alberto deO estudo investigará os impactos dos sistemas de big data sobre a comunicação organizacional. O objetivo geral é demonstrar como novos sistemas de tecnologia da informação e comunicação são capazes de transformar e auxiliar o planejamento e a implementação de estratégias na área de comunicação organizacional. Os objetivos específicos são: identificar os componentes da comunicação organizacional e os impactos gerados pelas novas tecnologias sobre eles; mapear novas ferramentas tecnológicas para captação e análise de dados e suas possíveis aplicações na comunicação organizacional; contribuir para ampliar a compreensão das questões morais, legais e éticas despertadas pela captação, armazenamento e uso dos dados por sistemas de big data junto aos públicos de interesse da organização; explorar casos concretos. Trata-se de um trabalho científico original, não-quantitativo e não-experimental, elaborado conforme a perspectiva construtivista. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, bibliográfica, documental e telematizada, dada a observar, registrar e analisar fatos relativos às possibilidades de utilização de sistemas de tecnologia da informação por profissionais de comunicação organizacional – em busca de uma visão mais ampla do tema, ainda pouco estudado. A conclusão é que o big data tem o potencial de liderar uma mudança de paradigma na comunicação corporativa, que demandará pessoal qualificado para traduzir os insights identificados e, ao mesmo tempo, deverá discutir e formular diretrizes para evitar o uso indevido dos dados.Item Comunicação e licenciamento ambiental: estudo de caso do Rodoanel Mário Covas – Trecho Leste(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-08-22) PASCHOIN, Cristiane Holanda Moraes; BUENO, Wilson da CostaOs programas de Comunicação Social em empreendimentos rodoviários são previstos na maioria dos estudos ambientais, quando há a necessidade de efetivar o licenciamento ambiental e a participação de grupos sociais no empreendimento. Esses programas assumem o caráter preventivo do projeto e normalmente são instituídos para garantir a qualidade ambiental, buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico-social e a conservação do meio ambiente. Nesse sentido, a implantação de empreendimentos rodoviários gera impactos no meio ambiente e na sociedade toda, pois, além de alterarem as características físicas da região, eles interferem significativamente no cotidiano das pessoas. Este estudo pretende analisar os requisitos previstos no Programa de Comunicação Social, do Plano Básico Ambiental do Rodoanel Mário Covas - Trecho Leste, bem como versar sobre temas subjacentes, tais como: traçar um panorama do rodoviarismo no Brasil; fazer um resgate histórico do licenciamento ambiental; discutir a importância da comunicação empresarial e social no alinhamento das ações de responsabilidade social; e, finalmente, compreender os processos comunicacionais e a interação social durante a construção da rodovia, avaliando em que medida a comunicação social desempenha um papel mediador nas relações do empreendimento com os grupos sociais atingidos. Para isso, como estudo de caso, o Rodoanel Mário Covas – Trecho Leste foi utilizado como referência, bem como a pesquisa descritiva e pesquisa de campo, visando avaliar esta relação com as comunidades afetadas. Como resultado desta pesquisa, foi possível verificar que o Programa de Comunicação Social durante a implementação do empreendimento, foi insuficiente, à medida que não cumpriu seus objetivos iniciais, e não avançou como mediador nas relações.Item O diagnóstico como instrumento estratégico para a valoração da comunicação organizacional: teorias e práticas(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-08-30) GAVIOLLI, Fabiana Moreira; BUENO, Wilson da CostaEsta dissertação aborda o uso do diagnóstico como um instrumento que, se usado estrategicamente, oferece condições para a comunicação organizacional gerar valoração. O diagnóstico é o alicerce do planejamento por estabelecer prioridades, embasar a formulação das estratégias e apontar discrepâncias entre percepções do cenário real e do cenário projetado. Essa pesquisa é bibliográfica e contém entrevistas semiestruturadas com agências de comunicação organizacional que ofertam o diagnóstico em seu menu de serviços, como forma de alinhar conceitos e práticas do diagnóstico em comunicação organizacional. O objetivo é investigar como o diagnóstico pode contribuir com a valoração da comunicação organizacional para as organizações. Ao final do estudo, apresentamos uma sugestão de modelo de Diagnóstico de Relações Públicas para a Comunicação Organizacional e por meio dele refletimos sobre as diferenças encontradas entre teoria e prática do Diagnóstico em Comunicação Organizacional. As considerações apresentam um prognóstico, fruto desse estudo como diagnóstico, é um alerta para que o relacionamento entre a academia e o mercado seja maior e melhor. A partir desse comportamento, poderemos futuramente vislumbrar de fato a comunicação organizacional estratégica deixando de ser apenas um discurso e passando a ser realidade prática nas organizações.Item Responsabilidade social empresarial e redes sociais na internet: estudo de caso da empresa Samarco(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-21) SILVÉRIO, Flávia Regina Morales; BUENO, Wilson da Costa; SILVA, Cilene Victor daO estudo traz reflexões acerca da temática de responsabilidade social empresarial como um dos preceitos da sustentabilidade, estabelecendo relação com o desastre envolvendo a Samarco que, no dia 5 de novembro de 2015, teve uma de suas barragens de minério rompida, na região da cidade de Mariana, resultando no despejo de 62 milhões de metros cúbicos de lama, perdendo a biodiversidade não apenas local, mas também em todo o percurso percorrido pelos dejetos. Apresenta-se, ainda, os resultados da investigação sobre o processo comunicativo da empresa com os atingidos, principalmente no que diz respeito à utilização das redes sociais como aparato tecnológico facilitador do diálogo, embasando teoricamente o sujeito contemporâneo e sua interação com as redes sociais. Quanto à metodologia utilizada para desenvolvimento do trabalho, fez-se uso da análise documental e de conteúdo sobre o caso, pesquisa bibliográfica referente às temáticas: redes sociais e responsabilidade social empresarial, e por fim, uma pesquisa qualitativa com roteiro pré-definido, aplicado a relevantes atores envolvidos na questão, com amostragem não probabilística e por acessibilidade, em visita de campo percorrendo todo o trajeto da lama no período de 10 a 21 de julho de 2017, iniciando o percurso em Mariana, passando por Barra Longa (MG), Governador Valadares (MG), Colatina (ES), Linhares e seu distrito: Regência (ES) – onde se situa a foz do rio Doce. Com a pesquisa, foi possível verificar que o processo de diálogo entre a porta-voz da Samarco, a Fundação Renova e os atingidos tem ocorrido, porém a questão maior está na burocracia que envolve as demandas solucionais do caso, em relação à utilização de aparatos tecnológicos como objeto facilitador, o mesmo também tem sido utilizado, porém em escala menor aos diálogos presenciais.