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Navegando Dissertações por Autor "ARMANDILHA, Wellington Fernando da Conceição"
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Item Subjetividade do aluno negro e a representatividade midiática televisiva(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-02) ARMANDILHA, Wellington Fernando da Conceição; PETRAGLIA, Izabel CristinaO Brasil tem 54,9% da sua população constituída por indivíduos negros e pardos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. No entanto, grande parte da população brasileira não consegue ter clara percepção da diminuta representatividade percentual dos negros na mídia brasileira, uma vez que, essa evidência numérica não fica nítida por meio da comunicação televisiva. Essa ferramenta midiática tem como principal objetivo levar comunicação, educação e cultura aos lares brasileiros (Inciso 1° e 2° do Artigo 221 da Constituição Federal de 1988). Essa dissertação tem como objetivo geral Verificar de que modo a ausência de representatividade midiática televisiva, no segmento das telenovelas da rede Globo transmitidas no horário das 19h, pode impactar na construção da subjetividade do estudante negro. Como objetivos específicos pretendemos, (i) Conhecer e estudar conceitos/definições de subjetividade, preconceito, estigma, estereótipos buscando compreender seus efeitos sobre os discentes, (ii) Apresentar novelas das 19h da Rede Globo de Televisão como exemplos midiáticos de manutenção de estereótipos sociais e culturais, (iii) Examinar como a mídia pode afetar na construção da subjetividade do educando negro em sua perspectiva quanto sujeito, considerando que, seu grupo social racial tem pouca representatividade midiática; (iv) Compreender de que forma a educação escolar pode contribuir para que o estudante possa romper essa barreira, alavancando o potencial de sujeito. O corpus dessa pesquisa são as novelas: Deus salve o rei, O tempo não para e Verão 90. Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica, a partir de livros e artigos referentes aos campos da comunicação midiática televisiva e da Educação, buscando uma equalização que resulte numa tratativa adequada ao nosso problema de pesquisa. Consideramos como arcabouço teórico Morin (2005) e Taylor (2000) no âmbito da Educação, e Barbero (2008), Araújo (2000) e Sodré (1999) no seguimento das telenovelas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).