Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Autor "CHIACHIRI FILHO, Antonio Roberto"
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Item Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-03) CARVALHO, William Ladeia de; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEsta pesquisa versa sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing turístico da cidade de São Paulo, por meio dos eventos públicos gratuitos Virada Cultural, Marcha para Jesus e Parada do Orgulho LGBT. O objetivo principal é estudar as contribuições desses eventos para a marca São Paulo, que utiliza esses acontecimentos como ferramenta de marketing da cidade. O estudo está fundamentado em pesquisas teóricas e empíricas, complementada por entrevistas com os organizadores dos referidos eventos. A hipótese principal é que a contribuição dos eventos para a marca São Paulo ocorre pela abrangência dos acontecimentos que versam sobre cultura, evangelismo e diversidade sexual e que mobilizam multidões a cada edição, trazendo visibilidade para a capital paulistana. Esses eventos são importantes ferramentas de comunicação e contam ainda com o grande apoio midiático de amplitude nacional, destacando São Paulo como destino certo para a organização de grandes eventos. O arcabouço teórico traz à luz da pesquisa autores que se debruçam acerca de temas que intercalam teorias sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing de lugares e marketing turístico, hospitalidade, organização de eventos e os temas desta tese: Cultura – Virada Cultural, Evangelismo – Marcha para Jesus e Diversidade Sexual – Parada do Orgulho LGBT. As pesquisas de campo ficaram a cargo das visitas do autor aos eventos nas edições de 2018 e 2019 e das entrevistas com os organizadores dos eventos em 2021. Os resultados apontam que São Paulo, ao sediar eventos que contribuem para a divulgação do destino, beneficia toda cadeia de atividades comerciais onde os eventos ocorrem, entretanto, nem todas as empresas beneficiadas pelo consumo de produtos e serviços apoiam ou patrocinam os eventos, e sem investimentos os eventos tendem a fenecer. As ocupações ocasionadas pelos eventos não deixam de ser políticas, permitindo abordagens relacionadas à inclusão, à tolerância e ao entretenimento para o povo, importantes para reforçar a marca São Paulo como cidade democrática e plural. Alguns problemas também se apresentam na organização destes eventos, que reverberam na imagem da cidade em relação à infraestrutura como segurança e higiene decorrentes da massa de participantes todos os anos. O documento resultante desta pesquisa permite observar os eventos além da ideia comum de festa, mas de ocupações públicas necessárias para reflexões sobre temas de extrema relevância social ao diálogo contemporâneo.Item O discurso sobre o uso de cloroquina, durante a pandemia de covid-19, e sua influência sobre os leitores de mídias escritas dos jornais Folha de S.Paulo e o Estado de S.Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-18) OLIVEIRA JUNIOR, Euripedes Fernandes de; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoDurante a pandemia de covid-19, muito se falou sobre possíveis tratamentos e mecanismos de prevenção da doença, antes que surgissem as vacinas e estudos mais recentes sobre medicamentos eficazes para sua cura. Dentre eles, a indicação do uso de cloroquina tornou-se polêmica, diante de possíveis efeitos colaterais e, sobretudo, diante da incerteza de sua eficácia. Muito se atribuiu às mídias a politização excessiva sobre o consumo do produto, particularmente, no primeiro ano da pandemia. Por meio deste estudo, busca-se compreender como os cidadãos foram influenciados sobre o uso da cloroquina, particularmente pela mídia escrita, no período de abril a junho/2020, considerando-se, para tanto, o discurso de atores como o Presidente da República, Governadores, Professores, Ministro da Saúde, Profissionais da saúde, Consultores e Organização Mundial da Saúde ─ OMS, em artigos publicados nos dois jornais de maior circulação no estado de São Paulo: O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo. O referencial teórico sobre Análise do Discurso, Análise de Conteúdo e Semiótica foi seguido da utilização da técnica web scraping, que resultou na obtenção e análise de 539 reportagens com menção ao uso da cloroquina no tratamento da covid-19. Essa análise de conteúdo das reportagens foi seguida da aplicação de questionário para 130 leitores dos jornais mencionados (impressos ou on-line), com o intuito de compreender sua percepção quanto ao discurso dos atores identificados nas reportagens coletadas. Finalmente, foi realizada a análise semântica de cinco reportagens dentre as coletadas, tendo por roteiro os conceitos de semiótica e Análise de Conteúdo, proposta por Bardin ([1977] 2011). Por meio da referida metodologia, com pesquisa qualitativa, foi possível entender que, embora tenha havido espaço para os diferentes atores nos jornais mencionados, seu discurso, de modo geral, foi pouco relevante e insuficiente para influenciar a amostra pesquisada. Nesse esteio, o ator Presidente da República foi o mais citado nas reportagens analisadas; em contrapartida, na percepção dos leitores respondentes, seu discurso foi incapaz de influenciá-los. Ressalva deve ser feita para o discurso dos atores Médicos e Organização Mundial da Saúde ─ OMS que, embora menos citados nas reportagens que o ator Presidente da República, estes foram indicados pelos respondentes como capazes de maior influência sobre a sua formação de opinião quanto à utilização da cloroquina no tratamento da covid-19.Item O púlpito eletrônico e as novas modelizações de comunidade na Igreja Adventista pós-pandemia(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-13) LIRA, Elizeu Correa; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoA emergência da pandemia de Covid-19 impôs à humanidade sérias revisões às suas concepções de comunidade e comunicação. Em vista da abrupta substituição das interações presenciais, pela mediação de dispositivos eletrônicos – como o rádio, a TV e a internet –, causada pelo isolamento social, a presente tese dedicou-se à investigação e análise das modificações ocorridas na transmissão do Evangelho, no âmbito da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), mediante os novos contextos culturais – durante e depois da pandemia. Nosso objeto de estudo se delimita ao exame do fenômeno do Púlpito Eletrônico, que se refere ao uso exacerbado das mídias eletrônicas comunicacionais, para transmissão do evangelho, na IASD, durante os períodos mencionados. O problema de pesquisa inscreveu-se no complexo de transformações pelo qual vem passando a igreja cristã, em suas relações discursivas e litúrgicas, com a adesão aos modernos meios de comunicação e seu crescimento desenfreado. O objetivo maior desta pesquisa foi analisar quais modelizações, releituras e reconfigurações do conceito de “comunidade” ganharam espaço no contexto da pandemia e pós-pandemia, haja vista a ampla adesão à comunicação eletrônica por parte da comunidade adventista. A metodologia aplicada foi composta por revisão bibliográfica e análise documental, com o auxílio dos hiperlinks, como sites, canais audiovisuais, artigos e revistas digitais de conteúdo seguro e relevante para este estudo. Além disso, contamos com relatos e diálogos informais com membros e líderes da IASD. O tipo de método reuniu as pesquisas exploratória, descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa, na investigação do uso das plataformas comunicacionais, pela IASD, durante e depois da pandemia, partindo dos seguintes parâmetros: 1) o pastoreio eletrônico; 2) a evangelização; 3) a arrecadação de recursos e; 4) a manutenção da comunhão entre a comunidade adventista, nos períodos supracitados. A partir dos dados coletados com a aplicação da metologia escolhida, foi possível constatar que houve grandes mudanças no campo da comunicação do Evangelho, como os cultos, ora transmitidos opcionalmente, por grande parte das igrejas, via Púlpito Eletrônico, e a crescente audiência da Rede Novo Tempo de Comunicação. Em consequência, o número de membros que permaneceu frequentando os templos, presencialmente, teve uma queda significativa. Desse modo, a tese que sustentamos é a de que o Púlpito Eletrônico substituiu o púlpito tradicional, na comunicação direta do evangelho, durante e depois da pandemia, fragmentando a comunidade adventista pelo distanciamento presencial, e abalando um dos pilares fundamentais da IASD: a comunhão presente. Dessarte, apontamos a retomada da prática adventista nos moldes convencionais por meio da proposta de fortalecimento dos “pequenos grupos”, o que representa um retorno às origens do cristianismo, quando Jesus Cristo reuniu seus apóstolos para ensinar-lhes a difundir a Palavra, culminando no que, hoje, consiste na maior religião do mundo.