Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Autor "CASAQUI, Vander"
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Item A instituição bancária como expressão do capitalismo afetivo: a comunicação publicitária dos bancos no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-04-29) GIANNOTTI, Marcos; CASAQUI, VanderEsta tese analisa, em abordagem crítica, as narrativas publicitárias das instituições financeiras no Brasil e a maneira pela qual elas se constituem a partir da cultura da inspiração (CASAQUI, 2017). O corpus da pesquisa inclui tanto as narrativas dos bancos tradicionais como dos novos modelos de instituições bancárias, baseados nas plataformas digitais. O trabalho fundamenta- se, teoricamente, a partir de estudos sobre as emoções no desenvolvimento do capitalismo e sobre a construção das marcas por meio das emoções atreladas à cultura da inspiração, que auxiliam na compreensão da transformação da comunicação publicitária contemporânea. O re- sultado deste estudo mostra evidências de que a inspiração, como efeito de sentido produzido por estratégias discursivas atreladas a emoções, se constitui na argumentação retórica que as marcas de bancos brasileiros lançam mão, convocando as pessoas para seus projetos de socie- dade e visões de mundo. Uma abordagem que, ao mesmo tempo, oculta os interesses relacio- nados ao capital e justifica suas atuações como instituições financeiras. Nesse sentido, identifi- camos cinco perspectivas que contribuem para a formação de estratégias discursivas que cons- tituem as narrativas inspiracionais dos bancos no Brasil. Quanto à metodologia, utilizamos a Análise de Discurso (AD), implementada em três etapas: a análise do contrato de comunicação, segundo Charaudeau (2006); a identificação das emoções como estratégias discursivas e seus efeitos de sentido, conforme preceitos de Ahmed (2015), Ekman (2012, 2021) e Minner (2019); e o mapeamento semiótico dos valores de consumo, proposto por Semprini (1995).Item Cultura empreendedora e inspiração no mercado publicitário: pro-cessos comunicacionais nos modelos de negócios inovadores(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-02-23) SILVA, Lina Maria Moreira Garai da; CASAQUI, VanderEsta tese busca compreender a construção discursiva dos negócios publicitários como atividade inovadora, que rompe com a tradição do setor e se associa a cultura empreendedora do nosso tempo. Partimos do pressuposto de que a inovação é tratada como um elemento inspiracional (CASAQUI, 2017) impregnada por sentidos da cultura neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016), para reconfigurar o imaginário social dos publicitários empreendedores, supostamente mais adaptados ao espírito do nosso tempo (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009). Contamos com a perspectiva teórico- metodológica do discurso social da abordagem “hegemonia do pensável” (ANGENOT, 2010) para analisar o corpus constituído por imagens fotos postadas nas mídias sociais dos negócios publicitários, dos empreendedores e notícias sobre os mesmos veiculadas em publicações do meio publicitário. Os resultados apontam indícios de uma estratégia de sobrevivência à crise do setor publicitário a partir de arranjos discursivos estruturados a partir de recursos simbólicos da cultura tecnológica como comunidade de trabalho em rede, flexibilização do ambiente de trabalho, gestão da subjetividade como elementos inspiracionais que contribuem para a elaboração da percepção do novo.