Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Autor "CAPPELLOZZA, Alexandre"
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Item A polarização política nas mídias sociais: o filtro bolha e a disseminação da cultura troll(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-21) ANTUNES, Bruno Conrado Demartini; CAPPELLOZZA, AlexandreA sociedade está cada vez mais integrada as suas tecnologias digitais, que passaram de serem meras plataformas de acesso a conteúdo diversos para um sistema de comunicação e troca de informações em tempo real. No centro destas interações estão as mídias sociais, plataformas estas que se tornaram a principal fonte de informações dos usuários, que criam grupos de confiança e, por consequência dos algoritmos utilizados nestas plataformas, geram bolhas de conhecimento. Porém, estas bolhas em um cenário de crise política como no Brasil, resulta na polarização política, em uma batalha do ‘nós contra eles’, o que esvazia o debate. Esta situação dá oportunidade para um subgrupo da internet, os trolls, de atuarem e disseminarem a discórdia entre os militantes virtuais, que passam a se atacarem mutuamente em uma defesa cega de suas convicções. Estes atores digitais começaram a influenciar o debate feitos nas mídias sociais e se tornou a norma padrão das discussões online, ou seja, o não-debate. Durante o período eleitoral se observou este fenômeno, onde os ataques entre militantes foram ocorrência comum e a reflexão deixada de lado. Este trabalho tem como objetivo analisar como a polarização política nas mídias sociais impacta a democracia e como os trolls disseminaram suas práticas nestas redes e, por consequência, tornou a trollagem o lugar comum no debate online. Para isso, foi feita coleta de dados do Twitter durante todo o período eleitoral. Ao todo foram colhidos 3.136.058 e o resultado foi 72 grafos que apresentará como as eleições movimentaram o Twitter, no qual ocorreram a polarização e ocorrências de trolling no pleito brasileiro de 2018.Item Edtechs no Brasil: a percepção dos aspectos comunicacionais do mercado(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-04-18) OLIVERIO, Marcio Araujo; CAPPELLOZZA, AlexandreEstudo sobre o fluxo comunicacional de inovação no Brasil a partir das perspectivas das startups de Edtech’s - empresas criadas com a finalidade de impactar a sociedade através do desenvolvimento de uma ou mais inovações educacionais no Brasil. O objetivo é descrever os fluxos comunicacionais do mercado de inovação das EdTechs no Brasil, buscando identificar os laços fortes e fracos estabelecidos entre as Edtechs e instituições de ensino. O estudo se baseou em pesquisa bibliográfica sobre inovação para tecer as teorias e nortear todo o processo de pesquisa, também realizou uma pesquisa quantitativa com análise dos dados coletados por meio de questionário aplicado nas EdTechs e entrevistas semi-estruturadas com a direção do comitê de educação da Associação Brasileira de Startups e startups que se destacaram no mercado com inovações disruptivas. O estudo concluiu que, apesar das ações de algumas organizações, não há um ecossistema de EdTechs que propicie um crescimento do mercado de inovação educacional, além disso há um distanciamento entre as necessidades das instituições de ensino e as soluções oferecidas pelas EdTechs.