Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde por Autor "BASILE, Luis Fernando Hindi"
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Item Correlatos eletrofisiológicos de práticas de alta demanda atencional(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-12-05) PASQUINI, Henrique Adam; BASILE, Luis Fernando HindiQuadro teórico: A atenção é considerada a base fundamental para a execução de todas as funções cognitivas de ordem superior. As artes marciais são consideradas importantes práticas de promoção de saúde: melhorando a saúde geral, o equilíbrio físico e emocional, o bem-estar psicológico e muitos componentes cognitivos. Pesquisadores corroboram a opinião de que praticantes experientes de artes marciais apresentam habilidades cognitivas superiores, especificamente no quesito atenção, obtendo importantes informações durante a luta e identificando qual dessas informações é a mais relevante em um determinado momento. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi verificar se a prática regular do Aikido modifica de forma significativa a atenção e seus correlatos eletrofisiológicos. Método: A amostra foi constituída por dois grupos, o grupo integrado por praticantes experientes de Aikido, com diferentes graduações e proficiências (n=10), e o grupo controle, constituído por indivíduos sem proficiência alguma em artes marciais (n=10). Os dados resultantes do EEG de altarresolução (256 canais), obtidos durante quatro condições de tarefa (repouso, atenção sustentada, CPT e Stroop), foram analisados pela computação da potência total em três faixas de frequências (e suas razões comumente utilizadas) (análise espectral) e computação das potências induzidas relacionadas às tarefas em faixas de frequências individuais específicas (análise tempo-frequência). A distribuição topográfica do pico de potência induzida também foi obtida. Resultados: Os principais achados do estudo podem ser resumidos, por um lado, como correlações positivas significativas entre o tempo de prática de Aikido e: (1) potência teta total, (2) a razão teta/beta (potência total e induzida) e (3) a potência alfa total e induzida durante a tarefa de repouso; por outro lado, como correlações negativas significativas entre o tempo de prática de Aikido e a potência teta total e induzida, durante as tarefas de atenção. Discussão: Com relação à tarefa de repouso: valores elevados da potência teta e da razão teta/beta corroboram a hipótese de que a prática regular do Aikido promove uma alocação diferenciada de recursos corticais com o objetivo de obter uma atenção plena ao ambiente; enquanto que valores elevados da potência alfa corroboram a hipótese que a prática regular do Aikido induz um estado de relaxamento atento e uma consequente inibição de processos desnecessários ou conflitantes para a execução das tarefas. Com relação às tarefas de atenção: valores diminuídos da potência teta corroboram a suposição de que a prática regular do Aikido modula a atividade teta de forma que em momentos específicos nos quais a atenção deve ser recrutada, e informações gerais derivadas do ambiente se fazem desnecessárias, sua diminuição corresponderia à restrição de detecções de eventos em locais e momentos previsíveis. Conclusão: Nossos achados representam putativos correlatos eletrofisiológicos do tempo de prática de Aikido. Corroboram pesquisas que apontam a Potência Alfa em repouso como um preditor da eficácia de desempenho durante altas demandas atencionais. A potência teta, por sua vez, pode ser considerada um correlato indireto da adequada alocação da atenção ao ambiente, relacionando-se aos ajustes para detecção de estímulos e à ação; isto pode ser explicado pela sua diferença de amplitude entre as tarefas de atenção e a tarefa de repouso.Item Estudo psicofisiológico do desempenho da técnica de neurofeedback nos processos atencionais(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-01-27) SOLANO, Gilberto do Carmo; BASILE, Luis Fernando HindiIntrodução: O neurofeedback eletroencefalográfico consiste no monitoramento e retroalimentação da atividade elétrica cerebral, visando o aprendizado do controle consciente por parte do indivíduo, de aspectos do funcionamento geral do cérebro e promover alteração nos padrões dos potenciais elétricos do córtex, de maneira que haja um condicionamento de faixas de frequência das ondas. Pesquisas anteriores evidenciaram que a relação entre oscilações Teta (4-8 Hz) e Beta (13-30 Hz) no eletroencefalograma está associada ao aprendizado de feedback ligado à atenção. Um treinamento estabelecido é da razão de potência Teta/Beta, que tem o objetivo de melhorar um estado de atenção sustentada, reforçando reduções nas amplitudes Teta (4-8 Hz) e aumento nas amplitudes Beta (13-30 Hz). No entanto, os mecanismos neuronais que mediam um treinamento bem sucedido do neurofeedback ainda não foram suficientemente descobertos. Objetivo: Verificar se a razão Teta/Beta indicada pelo aparelho de neurofeedback correlaciona-se com aquelas obtidas durante o desempenho em tarefas de atenção mensuráveis independentemente. Método: A amostra foi constituída por 22 sujeitos com faixa etária entre 21 e 63 anos de idade. Os dados foram registrados por Eletroencefalograma (EEG) de quatro canais obtidos durante cinco condições: LBase (repouso), Treino de Neurofeedback (NFBK), Tarefa de Performance Contínua (CPT), Teste d2R e Teste de Substituição de Dígitos por Símbolos (DSST). Os dados de EEG foram analisados pela amplitude em três faixas de frequências (Teta, Alfa e Beta) e pela Razão Teta/Beta. As diferenças no EEG entre condições foram analisadas por meio do teste estatístico não paramétrico de Friedman. As correlações foram verificadas por meio do coeficiente de correlação de postos de Spearman. Resultados: Quanto às comparações de NFBK e LBase, não foi observada redução na razão Teta/Beta. Somente o eletrodo F3 apresentou diferença, com aumento de relação Teta/Beta em DSST comparado com repouso e com d2R. Nas comparações de Alfa, em relação a linha de base (LBase), apenas em C4 observou-se relação significativa entre CPT e LBase, com CPT menor que Lbase. Nas correlações intra indivíduos entre TR e razão Teta/Beta, somente cinco dos 22 sujeitos da amostra apresentaram correlações significativas, porém, em direções opostas. Não foram observadas reduções da razão teta/beta ou em alfa nas correlações entre as varáveis eletrofisiológicas médias e comportamentais entre indivíduos. Discussão: Os resultados alcançados com este trabalho não corroboram estudos anteriores, em que a relação Teta/Beta está negativamente relacionada ao controle atentivo, ou seja, Teta aumentada e/ou Beta reduzida, observadas durante tarefas de atenção. Os resultados indicaramm que o NFBK não alterou ou reduziu a TBR. Nenhuma mudança consistente dentro da sessão de TBR foi encontrada na medição de LBase, em comparação com a medição de treinamento de NFBK de 15 minutos, sugerindo que o NFBK não induz quaisquer alterações nas medições de EEG levando à diminuição da relação TBR. Conclusão: Os achados deste estudo se mostram em desacordo com o esperado, pois não houve evidências de que o neurofeedback orientado para redução da razão Teta/Beta fora efetivo em participantes saudáveis.