Programa de Pós-Graduação em Educação
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Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "COSTA, Renato Izídio da"
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Item Formação de professores em contextos bilíngues no Brasil: um estudo do currículo de docentes em escolas bilíngues na cidade de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-06-23) COSTA, Renato Izídio da; COELHO, Patrícia Margarida FariasEsta dissertação aborda a formação de professores que atuam no ensino bilíngue na cidade de São Paulo. Afinal, qual é a relação entre a prática docente bilíngue no Brasil e a formação docente específica para esse modelo de ensino? Demonstraremos que há um descompasso entre a formação dos professores que atuam no ensino bilíngue e o que é exigido como condição formativa mínima para a efetivação de um processo de ensino-aprendizagem qualificado. A partir da análise qualitativa e quantitativa do currículo docente de doze professores de três escolas bilíngues na cidade de São Paulo, de ementas e planos de ensino e revisão bibliográfica, a presente pesquisa busca alcançar quatro objetivos específicos, a saber: (i) efetuar um recorte temporal a partir de um mapeamento, dos anos de 2015 a 2019, do que tem sido abordado acerca do bilinguismo no Brasil; (ii) verificar a formação do professor em disciplinas diferentes que atuam em escolas bilíngues da cidade de São Paulo; (iii) demonstrar perspectivas e formação do educador nas diferentes áreas do ensino bilíngue por meio da análise do currículo; (iv) verificar como a modalidade do ensino bilíngue tem sido compreendida no trabalho do professor. Tal investigação se justifica a partir das condições da prática docente diante das novas formas de organização da vida e do trabalho, suscitadas pela intensificação das interações socioculturais no contexto histórico da globalização do final do século XX que determinaram novas perspectivas no âmbito formativo de professores e nas dinâmicas dos processos de ensino-aprendizagem bilíngue. O ensino bilíngue caracteriza-se como o ensino-aprendizagem que opera simultaneamente em relação a duas línguas: a língua nativa e a língua estrangeira. Desse modo, ao abordarmos a formação de professores que atuam no ensino bilíngue, adotamos a primazia da língua inglesa pelo grau de importância que ela assume como principal língua estrangeira no País, profusamente ensinada e requerida nas instituições de ensino e, como consequência, nos postos de trabalho formais. O arcabouço teórico que sustenta esta pesquisa são os estudos sobre bilinguismo e educação bilíngue de Hamers e Blanc (2000), Mackey (2000) e Megale (2005), ancorados nos estudos de metodologia de Gil (1999) e Knechtel (2014). Para tratarmos da formação docente, ancoramos nossos argumentos em discussões desenvolvidas por autores nacionais e internacionais que ampliaram e edificaram a nossa linha de pensamento, dentre os quais, destacamos: Libâneo (1983),Nóvoa (1995), Pepper (1999), Pimenta (1999), Tardiff e Lessard (2004), Gatti (2013) e Saviani (2011). A discussão bibliográfica visa ao aprofundamento da investigação do recorte temático proposto a partir de uma perspectiva transdisciplinar. Como resultados, constatamos a contribuição acerca do que se entende sobre o ensino de educação bilíngue no contexto brasileiro, compreendemos o percurso e a formação do professor na perspectiva de uma educação bilíngue, demonstrando quais os maiores desafios evidenciados pelos professores que atuam com o bilinguismo em disciplinas diferentes. Conseguimos compreender que, de fato, as experiências e a formação contínua estabelecem uma grande diferenciação na vida do profissional que quer se manter inserido no mercado de trabalho.