Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "CATTO, Andréia Ferreira da Luz"
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Item Pesquisa na universidade confessional: escritório de apoio – papel, importância e percepção docente(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-03-30) CATTO, Andréia Ferreira da Luz; TAVARES, Sérgio Marcus Nogueira; COELHO, Patrícia Margarida FariasEste estudo aborda a realização de pesquisas em universidades brasileiras, que enfrentam desafios devido à limitação de recursos financeiros e às exigências das agências de fomento. O processo de obtenção de financiamento público ou privado tornou-se burocrático e complexo, sem uma área de apoio à pesquisa para ajudar os pesquisadores. Neste contexto, o intuito desse trabalho é refletir sobre a universidade confessional, que possui uma área de apoio à pesquisa, pode contribuir com a busca de fomento. O problema de pesquisa levantado neste estudo é: quais são as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores do stricto sensu da Universidade Metodista de São Paulo, na busca por fomento para o desenvolvimento científico? A hipótese que sustenta este estudo é que as dificuldades dos professores em uma universidade privada são: as atribuição aulas, a falta de conhecimento das fontes de financiamento das bolsas e projetos, as escasses recursos de tecnologia e as questões burocráticas relacionadas que demandam as pesquisas. Para apoiar as reflexões apresentadas, o objetivo geral do estudo é identificar a percepção dos docentes pesquisadores em relação ao escritório de apoio à pesquisa (EAP) em uma universidade confessional, utilizando o escritório de apoio da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) como análise. Os objetivos específicos são i) Apresentar um breve trajetória da universidade pesquisa no mundo e no Brasil. ii) Demonstrar um breve histórico da pós-graduação e da produção científica brasileira. iii) Mapear os diferentes tipos de financiamentos científicos disponíveis, desafios e as estratégias de apoio à gestão de pesquisas na universidade. iv) Descrever o papel do escritório de apoio institucional e da universidade em questão, a UMESP, em destaque para evolução dos auxílios aprovados no período de 2017 a 2022 e a percepções dos pesquisadores. Este estudo se justifica pela necessidade de investigar a importância de uma área de apoio como estímulo para o desenvolvimento científico. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva exploratória, com abordagem mista (qualitativa e quantitativa) e corte transversal. Os dados foram coletados por meio de um questionário online com perguntas fechadas, aplicado a 20 docentes pesquisadores da pós-graduação da universidade. O corpus de análise foi constituído pela análise documental do escritório de apoio, dos questionários, dos dados sobre auxílios aprovados na Universidade Metodista e da biblioteca virtual da FAPESP. Os resultados obtidos permitem avaliar a experiência da UMESP e a percepção dos docentes em relação ao escritório de apoio à pesquisa, além de propor ações e estratégias que possam incorporar as melhores práticas no campo para avançar no desenvolvimento da pesquisa na universidade.