(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-26) BELTRAME, Renan Ribeiro; SAES, Décio Azevedo Marques de
A pesquisa apresentada busca considerar num panorama histórico, as tendências ideológicas perpetradas por práticas educativas implementas em museus de história no Estado de São Paulo. É contextualizado, em um primeiro momento, o processo de desenvolvimento das instituições museológicas no Estado e, numa segunda etapa, analisado o conteúdo de entrevistas realizadas junto a profissionais e visitantes em dois museus estaduais. O trabalho, valendo-se de fundamentação teórica embasada nos conceitos e análises de Louis Althusser, identifica agentes, mecanismos e conteúdos de inculcação ideológica constituídos primeiramente no contexto em que os museus, entendidos como Aparelhos Ideológicos de Estado, foram administrados diretamente pelo Aparelho Burocrático de Estado e posteriormente, no contexto em que o gerenciamento das instituições museológicas é feito pelo Sistema de Organização Social (OS). A dissertação constata que em ambos os contextos, a função social desempenhada pela educação em museus de história pertencentes ao Governo do Estado de São Paulo, é a de servir como meio de veiculação de uma tendência ideológica dominante.