Programa de Pós-Graduação em Educação
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Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "BARBOSA, Renê da Silva"
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Item A dimensão político-aristocrática em Nietzsche: perspectivas à educação e desafios(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-28) BARBOSA, Renê da Silva; AZEVEDO, Adriana Barroso deO objetivo desta pesquisa é analisar a dimensão político-aristocrática em Nietzsche, direcionada à educação. Discute, ainda, o anteprojeto da Reforma de Ensino de 1º e 2º graus, a saber, o relatório de reformulação educacional, elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) na ditadura militar. Dessa forma, delimita-se em alguns pontos à luz da perspectiva de Nietzsche nessa temática. Parte do seguinte problema: A proposta de Nietzsche sobre a política-nobre, pode contribuir para alternativas de melhoria na educação? A pesquisa será bibliográfica e documental, pela leitura de obras de referência, de artigos, de dissertações e teses. O procedimento de trabalho com os dados será analítico-reflexivo e, assim, tem como razão principal a busca pela melhoria da educação a fim de tentar assegurar a qualidade para aqueles que utilizam o serviço público. Como referência teórico-científica sobre Nietzsche, teremos como base: ANSELL-PEARSON (1997), GIACOIA JUNIOR (2000), MARTON (2009), dentre outros e, em particular, as obras de NIETZSCHE. Como fundamento teórico sobre o relatório educacional, destacam-se as obras de: ROMANELI (2001), CUNHA (1980), SAVIANI (2013), entre outros. Por último, pretende-se contribuir na formação dos profissionais da Educação, de estudantes dos Cursos de Licenciatura, nas Diretorias de Ensino, na sociedade.