Narrativas na educação de jovens e adultos como qualificação e reflexão da prática dos educadores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-03-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos é constituída por uma grande população sem acesso e permanência escolar e tem sido objeto de debates e reflexões de professores e gestores. Em um Centro Público de Ensino Profissionalizante, no município de Santo André, as narrativas constituem o livro “Memória de Vida”, constituído por histórias de vida de alunos da EJA. Nesta perspectiva essa pesquisa tem como objetivo geral o estudo sobre a possibilidade de aprimoramento da Prática dos educadores, por meio da introdução das narrativas autobiográficas na EJA e tem como objetivos específicos: (i) refletir sobre as Prática e metodologias dos professores; (ii) compreender o papel da ressignificação das histórias de vida dos alunos, na Prática dos educadores; e (iii) aprimorar a qualidade de ensino na EJA. Alguns questionamentos nortearam essa pesquisa, entre eles: Qual tem sido a formação dos professores da EJA? Qual a importância de refletir sobre a prática e metodologia dos professores da EJA? As autobiografias dos estudantes auxiliam na prática dos professores? Desta forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Quais percepções emergem das narrativas dos professores quando estes refletem sobre a história de vida dos alunos? A escolha da metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa em caráter exploratório com o uso da pesquisa narrativa e terá seu corpus constituído por 5 cartas escritas por 5 professores que protagonizaram o processo de construção e introdução das experiências na sondagem e escuta dos alunos, a fim de aprimorar a Prática dos educadores em consonância com as práticas e memórias da pesquisadora. Como resultado refletimos sobre a prática docente, proporcionando uma visão mais atenta tanto ao educador como indivíduo, quanto à sua formação pessoal e profissional, contribuindo com a reflexão dos professores na elaboração de planejamentos e aulas a partir das cartas autobiográficas, possibilitando ações didáticas e formativas. Almejamos que essa pesquisa contribua de maneira significativa para o aprimoramento nos processos educativos na EJA, além de estimular a formação de professores bem como a relação pedagógica com os estudantes jovens e adultos.
Adult and Youth Education comprises a large population without access to and retention in school and has been the subject of debates and reflections among teachers and administrators. In a Public Center for Vocational Education in the municipality of Santo André, narratives form the book "Life Memory," composed of life stories of Adult and Youth Education Students. From this perspective, this research aims to study the possibility of improving educators' practice through the introduction of autobiographical narratives. The specific objectives are to (i) reflect on teachers' practices and methodologies; (ii) understand the role of redefining students' life stories in educators' practice; and (iii) enhance the quality of teaching. Some questions guided this research, including: What has been the training teachers? What is the importance of reflecting on the practice and methodology teachers? Do students' autobiographies assist teachers in their practice? Thus, the following research problem is defined: What perceptions emerge from teachers' narratives when they reflect on students' life stories? The methodology choice is based on qualitative research with an exploratory nature, using narrative research. The corpus will consist of 5 letters written by 5 teachers who played a key role in the process of constructing and introducing experiences in probing and listening to students, aiming to enhance educators' practice in line with the researcher's practices and memories. As a result, we reflect on teaching practice, providing a more attentive view to both the educator as an individual and their personal and professional development, contributing to teachers' reflection in the development of plans and lessons based on autobiographical letters, enabling didactic and formative actions. We aim for this research to significantly contribute to the improvement of educational processes in as well as to stimulate teacher training and pedagogical relationships with young and adult students.

Descrição

Palavras-chave

Narrativa Autobiográfica, Educação de Jovens e Adultos, Reflexão, Prática e Formação, Autobiographical Narrative, Adult and Youth Education, Reflection, Practice and Training

Citação