Vozes eco(antes) e diá(logos) atuais na literatura infanto-juvenil: a empatia histórica em contextos de guerra nos anos iniciais do ensino fundamental

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Data

2024-03-25

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Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

Este estudo busca analisar o Desenvolvimento Moral e Empatia Histórica em um projeto baseado em livros de literatura infanto-juvenil, para anos iniciais do Ensino Fundamental. Consiste na leitura, compreensão e desenvolvimento de uma sequência didática sobre o conteúdo destes livros, para compreender como a restrição dos direitos humanos básicos pode gerar injustiças em todos os contextos, agravadas por contextos de guerra. Tem-se como objetivo geral descrever uma experiência de desenvolvimento de projeto de Educação em Valores e Direitos Humanos e Empatia Histórica nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de livros da literatura infanto-juvenil de relatos testemunhais, e como objetivos específicos: refletir sobre a educação em valores e a educação em Direitos Humanos e seu papel na formação docente para seu efetivo trabalho em sala de aula; e refletir sobre o desenvolvimento moral da criança e como ele se vincula aos projetos de empatia histórica. Optou-se como método a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, amparada pela história de vida, por meio da qual se narra a experiência pedagógica vivida em que se transformam vidas e o mundo ao mesmo tempo. Os resultados demonstraram que a sequência didática proposta está descrita desde o processo de escolha dos livros, como cada livro se insere no projeto em forma gradativa, indo do desenvolvimento moral à empatia histórica a fim de compreender o mal causado pelo genocídio pelas guerras.
This study seeks to analyze Moral Development and Historical Empathy in a project based on children's literature books, for the early years of Elementary School. It consists of reading, understanding, and developing didactic sequence about the content of these books, to understand how the restriction of basic human rights can generate injustices in all contexts, worsened by contexts of war. The general objective is to describe an experience of developing an Education in Values ​​and Human Rights and Historical Empathy project in the early years of Elementary School based on children's literature books and testimonial reports, and as specific objectives: to reflect on the education in values ​​and education in Human Rights and their role in training teachers for their effective work in the classroom; and reflect on children's moral development and how it is linked to projects of historical empathy. The exploratory qualitative approach supported by life history was chosen as a method, which narrates the pedagogical experience lived in which lives and the world are transformed at the same time. The results demonstrated that the proposed didactic sequence is described from the process of choosing the books, how each book is included in the project in a gradual way, going from moral development to historical empathy to understand the harm caused by the genocide by the wars.

Descrição

Palavras-chave

Educação em Valores, Literatura Infanto-Juvenil, Empatia Histórica, Desenvolvimento Moral, Holocausto, Education in Values, Human Rights Education, Historical Empathy, Moral Development, Holocaust,

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