Manifestações de conformismo ou resistência docente nas escolas públicas de um município paulista

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Data

2019-03-19

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Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

Resistência e conformismo compreendidos como pares contraditórios no processo de trabalho docente serão analisados ao longo da pesquisa. Essa dissertação se concentra na esfera da prática docente, dentro das escolas públicas brasileiras, mais precisamente no contexto e formato da escola capitalista. A pesquisa buscou investigar o que motiva os(as) professores(as) a resistirem à lógica e funcionamento da escola em prol de avanços e melhorias para os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, ou o que leva os(as) professores(as) ao conformismo e inércia diante da realidade escolar. Considerando a resistência docente como objeto de estudo, o objetivo desse trabalho é o de investigar como se configura a prática docente na esfera da escola pública brasileira, tendo como critério de análise aspectos de resistência à normalidade escolar ou de conformismo ao funcionamento das instituições de ensino, inseridas em uma sociedade capitalista. A pesquisa de caráter qualitativo, envolvendo ciências humanas e sociais, foi desenvolvida em um município do grande ABCD. Os procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como exploratória, proporcionando maior familiaridade com o problema; descritiva, quando a partir dos objetivos possibilita uma nova visão do problema; e documental, segundo a leitura e análise de documentos, no qual o tratamento dado às informações colhidas configura-se como análise de conteúdo. Os resultados indicam que de fato, a resistência ocorre em função de questões imediatas e de sobrevivência econômica e profissional, ou seja, as grandes causas e lutas da educação caem no conformismo e o sindicato enquanto catalisador das demandas docentes, luta por providências de caráter individual, na perspectiva do aqui e agora.
Resistance and conformism understood as contradictory pairs in the teaching work process will be analyzed throughout this research. This dissertation focuses on the teaching practice, within Brazilian public schools, more precisely in the context and format of the capitalist school. The research sought to investigate what motivates the teachers to resist the school logic and its functioning process, in favor of advances and improvements for the agents involved in the teaching-learning process, or what leads the teacher(s) to conformism and inertia in the face of school reality. Considering the teacher resistance as an object of study, this work aims to investigate how the teaching practice is configured in the sphere of the Brazilian public school, having as an analysis criterion the aspects of resistance to school normality, or of conformity to the functioning of educational institutions, inserted in a capitalist society. Qualitative research, involving human and social sciences was developed in a municipality of the ABCD area. The methodological procedures characterize the research as exploratory, providing greater familiarity with the problem; as well as descriptive, when the objectives allows a new view of the problem; documentary according to the reading and analysis of documents, in which the treatment given to the information collected is configured such as content analysis. The results indicate that in the end the resistance process occurs due to immediate issues, that is, the great struggles of education fall into conformity, and the union as a catalyst for the demands of teachers, struggling for measures inside the individual realm.

Descrição

Palavras-chave

Conformismo, Condição Docente, Escola Capitalista, Sindicato, Resistência, Conformism, Teaching condition, Capitalist school, Trade union, Resistance

Citação

DAMICO, Renata. Manifestações de conformismo ou resistência docente nas escolas públicas de um município paulista. 2019. 133 f. Dissertação (Educação) -Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2019.