Publicidade e consumo: um estudo sobre a ressonância discursiva no contemporâneo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-03-26

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

As transformações socioculturais e tecnológicas características do contemporâneo resultaram na emergência de novas posturas comunicacionais. No contexto publicitário, vemos como a consolidação de um modelo essencialmente participativo e interativo ganha corpo com diferentes propostas de incorporação daquilo que é individual e subjetivo à própria estrutura argumentativa do anúncio. Com subsídios teóricos e metodológicos provenientes dos estudos de linguagem e da análise do discurso, procuramos demonstrar como essa circularidade se realiza a partir de novos modelos de relação entre os agentes da comunicação. Para isso, inicialmente construímos um percurso teórico para que, em seguida, pudéssemos articular um dispositivo de análise que materializasse o efeito intersubjetivo da ressonância discursiva. Desta forma, apontamos para novas estratégias discursivas na criação de vínculos, especialmente no âmbito do consumo.
The sociocultural and technological transformations of the contemporary world have resulted in the emergence of new communication postures. In the advertising context, we see how the consolidation of a participative and interactive model gains body with proposals of incorporation of what is individual and subjective to the own argumentative structure of ads. With theoretical and methodological subsidies derived from language studies and discourse analysis, we demonstrate how this circularity is performed by new models of relationship between the agents. For this, initially we try to articulate a theoretical course and then, articulate an analysis device which materializes the intersubjective effect of discursive resonance. In this way, we point to new discursive strategies in the creation of links, especially especially within consumption.

Descrição

Palavras-chave

Publicidade, Consumo, Pós-estruturalismo, Linguagem publicitária, Análise do discurso, Advertising, Consumption, Post-structuralism, Advertising language, Discourse analysis

Citação

ZANINI, Gustavo Moreira. Publicidade e consumo: um estudo sobre a ressonância discursiva no contemporâneo. 2019. 163 folhas. Tese (Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.