Gente é para brilhar: uma proposta de educação, extensão universitária e intervenção empreendedora em territórios com vulnerabilidade social e econômica

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Data

2020-10-09

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Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

Esta investigação surgiu a partir do seguinte questionamento: a extensão universitária, com ênfase social, pode ativar o potencial educativo e econômico nos territórios carentes? Para responder à questão problema, foram apresentadas atividades e narrativas de participantes do projeto de extensão universitária “Gente é Para Brilhar”, da Universidade Metodista de São Paulo, idealizado com o propósito de complementar a atividade de ressocialização de pessoas em situação de rua, conduzida pela Comunidade São Padre Pio de Pieltrecina, localizada em São Bernardo do Campo, grande São Paulo. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a efetividade da articulação entre extensão universitária, educação e empreendedorismo social na implantação de uma cooperativa de trabalho formada e gerida por pessoas em situação de vulnerabilidade. Os objetivos específicos foram: avaliar o impacto e a contribuição do projeto de extensão universitária “Gente é para Brilhar”, da Universidade Metodista, na geração de oportunidades de inserção no mercado de trabalho e no desenvolvimento geral dentro do projeto conduzido pela Comunidade São Pietro de Peltricina e apresentar um protocolo que referenciasse a metodologia para a ativação do potencial econômico e social (MAPES), com vistas à sua replicabilidade em territórios de vulnerabilidade. A justificativa dessa investigação foi a carência de estudos - em programas de Stricto Sensu no Brasil - e de debates sobre o tema da extensão universitária, com ênfase na superação da pobreza e da exclusão econômica e social. Assim, foram mapeados os estudos acadêmicos relacionados a pessoas em situação de rua, considerando-se o cooperativismo, a economia solidária, a educação e o empreendedorismo social, tendo como referência o período de 2013 a 2018, analisando as possíveis contribuições desta investigação, cotejando as iniciativas práticas do referido projeto com o objetivo geral da pesquisa e com os objetivos um, quatro, oito e dez (1, 4, 8 e 10) do documento “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A revisão de estudos anteriores relacionados contemplou o levantamento de artigos científicos, teses e dissertações, considerando pesquisas disponíveis em bases científicas online como: Universidade Metodista de São Paulo, Capes, Google Acadêmico e Sciello, entre 2013 e 2018, nos temas: educação, extensão universitária, economia solidária, cooperativismo e pessoas em situação de rua. O percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória, com a utilização do método qualitativo do estudo de caso e a técnica da observação participante. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas, com questões semiestruturadas. Posteriormente, as entrevistas foram integralmente transcritas e analisadas em categorias que consideram os objetivos da investigação e os quatro ODSs.
This work has started from a question: can the university extension, with social emphasis, activate the educational and economic potential in vulnerable territories? To answer the proposed question, this paper considered the activities and narratives of students who participated in the University Extention Project “Gente é Para Brilhar” from “Universidade Metodista de São Paulo”. It was idealized as a complementary proposal for the activity of street people (re)socialization, led by “São Padre Pio de Pieltrecina” Community in São Bernardo do Campo, São Paulo. The general objective of this work was to investigate the effectiveness of the articulation among university extension, education and social entrepreneurship for the implementation of a work cooperative formed and managed by vulnerable people. The specific objectives were to evaluate the impact and contribution of the University Extension Project “Gente é para brilhar”, from Universidade Metodista, in generating market work insertion opportunities, promoting vulnerable people general development inside the project led by “São Padre Pio de Pieltrecina” Community and to present a protocol that referred to the methodology for the activation of economic and social potential (MAPES), with a view to its replicability in vulnerable territories. The justification for this investigation was the lack of studies - in Stricto Sensu programs in Brazil - and debates related to university extension focused on the overcoming of poverty and economic and social exclusion. Thus, academic studies related to homeless people were mapped, considering cooperativism, solidarity economy, education and social entrepreneurship, taking as reference the period from 2013 to 2018, analyzing the possible contributions of researches, comparing the practical initiatives of the referred project with the general objective of this paper and with the objectives one, four, eight and ten (1, 4, 8 and 10) of the document “Sustainable Development Goals (SDGs)” from 2030 Agenda of the United Nations (UN). The review of the previous studies included scientific articles, thesis and dissertations, taking into account the available researches in online scientific database as Universidade Metodista de São Paulo, Capes, Scholar Google and Sciello, between 2013 and 2018, related to education, university extension, solidary economy, cooperativism and street people. The methodological path included bibliographical, descriptive, exploratory research, using the qualitative method of case study and the participant observation technique. For data collection, there were interviews with semi-structured questions. Subsequently, the interviews were fully transcribed and analyzed in categories that consider the objectives of the investigation and the four SDGs.

Descrição

Palavras-chave

EDUCAÇÃO SOCIAL, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA, EMPREENDEDORISMO SOCIAL, ECONOMIA SOLIDÁRIA. COOPERATIVISMO, SOCIAL EDUCATION, UNIVERSITY EXTENSION, STREET PEOPLE, SOCIAL ENTREPRENEURSHIP, SOLIDARY ECONOMY, COPERATIVISM

Citação

BERNARDES, Marco Aurelio. Gente é Para Brilhar: uma proposta de educação, extensão universitária e intervenção empreendedora em territórios com vulnerabilidade social e econômica. 2020. 197 folhas. Tese (Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.