Do Lambda ao Bazinga!: transformações e recriações culturais no universo nerd

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Data

2020-09-16

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Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

A cultura nerd representa um conjunto de ritos, práticas, signos e linguagens que, são desde sua origem articuladas, pelos veículos de comunicação. A representação dessa cultura está ligada diretamente ao ambiente de produção e consumo e ao momento histórico em que seus personagens e tramas são mostrados. É possível ver as transformações da cultura nerd, de suas representações midiáticas e de suas histórias e personagens em dois recortes no tempo, por meio da análise de produções midiáticas que pretendem representa-la. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar os aspectos que identificam a cultura nerd em duas obras audiovisuais: o filme A Vingança dos Nerds (1984) e a série The Big Bang Theory (2007 – 2019), quais suas representações por meio dos personagens, histórias e situações, quais os textos que demonstram os elementos dessa cultura, e a partir destes objetos refletir como a cultura nerd se transformou, criando novas significações e representações, hibridizando novos elementos e textos ao seu redor, como um objeto da cultura da mídia. O pressuposto é que toda cultura é dinâmica e está sempre em transformação, como sua característica fundamental, seja pelo contato com outras culturas, ou pelas transformações inerentes a cada sociedade em cada momento distinto. Para discutir essas ideias, o trabalho será pautado nos estudos da Semiótica da Cultura e também nos Estudos Culturais como arcabouço teórico. Inicialmente, a pesquisa versará sobre os conceitos fundamentais da cultura, sua relação com a comunicação de massa e midiática e suas formas de (re)significação, tendo como base as ideias de semiosfera cultural e tradução defendidos por Iuri Lótman. Na sequência, a proposta é apresentar uma definição e um histórico sobre o conceito de nerd e sobre sua cultura.
The nerd culture represents a set of rites, practices, signs and languages that, since their origin, have been articulated by the media. The representation of this culture is directly linked to the environment of production and consumption and to the historical moment in which its characters and plots are shown. It is possible to see the transformations of nerdy culture, its media representations and its stories and characters in two cuts in time, through the analysis of media productions that intend to represent it. Thus, the objective of this work is to investigate the aspects that identify nerdy culture in two audiovisual works: the movie Revenge of the Nerds (1984) and the series The Big Bang Theory (2007 - 2019), what are their representations through the characters, stories and situations, which texts demonstrate the elements of this culture, and from these objects reflect how the nerdy culture has been transformed, creating new meanings and representations, hybridizing new elements and texts around it, as an object of media culture. The assumption is that every culture is dynamic and is always in transformation, as its fundamental characteristic, whether through contact with other cultures, or through the transformations inherent to each society at each distinct moment. To discuss these ideas, the work will be based on the studies of Semiotics of Culture and also on Cultural Studies as a theoretical framework. Initially, the research will focus on the fundamental concepts of culture, its relationship with mass and media communication and its forms of (re) signification, based on the ideas of cultural semiosphere and translation defended by Iuri Lótman. In the sequence, the proposal is to present a definition and a history about the concept of nerd and about its culture.

Descrição

Palavras-chave

Cultura Nerd, Cultura da mídia, Representações, Nerd Culture, Media culture, Representations

Citação

ROCHA, Anderson Alves da . Do Lambda ao Bazinga! Transformações e recriações culturais no universo Nerd. 2020. 217 folhas. Tese (Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2020.