A performance inclusiva das narrativas visuais do Vale do Amanhecer

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Data

2020-10-04

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Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

Esta pesquisa investiga narrativas visuais da religião do Vale do Amanhecer como foco na sua performance, inclusiva ou exclusiva, em comparação com as suas principais narrativas textuais. O objetivo é contribuir para os estudos visuais sobre este novo movimento religioso e demonstrar como a sua cultura visual articula uma linguagem religiosa própria que requer a atenção na pesquisa dos estudos da religião. Defende-se a hipótese que as narrativas visuais, presentes, tanto nos campos sagrados, em prédios “públicos” como em “oratórios” de casas, evidenciam uma performance mais inclusiva do que as narrativas textuais, porém, não sem revelar também aspectos ambivalentes. Para o desenvolvimento da pesquisa são identificados elementos inclusivos e exclusivos nas principais narrativas visuais e literárias do Vale do Amanhecer, em diálogo com a matriz cultural e religiosa brasileira, sob a consideração da performance cúltica do movimento. Para o desenvolvimento do estudo, parte-se de Aby M. Warburg e Mikhail Bakhtin quanto à importância de imagens na religião e sua relação como o imaginário religioso e da teoria de performance de Richard Schechner quanto ao seu impacto em ritos públicos e privados aqui mediados pelo impacto do imaginário garantido pelas narrativas visuais. Os resultados constatam a ambivalência das narrativas visuais e literárias refletidas na performance inclusiva do movimento.
This research investigates visual narratives of the religion of the Vale do Amanhecer focusing on its performance, inclusive or exclusive, in comparison with its main textual narratives. The hypothesis is defended that these visual narratives, present both in sacred fields, in “public” buildings and in house-altars, show a more inclusive performance than its textual narratives, however, not without also revealing ambivalent aspects. For the development of the research, inclusive and exclusive elements of the main visual and textual narratives of the Vale do Amanhecer are identified, in dialogue with the Brazilian cultural and religious matrix, considering the cultic performance of the movement. The objective is to contribute to visual studies about this new religious movement and demonstrate how its visual culture articulates its own religious language that requires attention in research in religious studies. To do so, the study, is based on Aby M. Warburg´s and Mikhail Bakhtin´s understanding of the importance of images in religion and their relationship with the religious imagery, as Richard Schechner´s performance theory regarding the impact on environments of public and private rituals here mediated by the impact of the imaginary guaranteed by visual narratives.

Descrição

Palavras-chave

Matriz cultural e religiosa brasileira, Vale do Amanhecer, Narrativas visuais, Performance inclusiva, Brazilian cultural and religious matrix, Visual narratives, Inclusive performance

Citação

SANTOS, Altierez Sebastião dos. A performance inclusiva das narrativas visuais do Vale do Amanhecer. 2020. 272 folhas. Tese (Ciências da Religião) -Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2021.