Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista

Loading...
Thumbnail Image

Date

2021-08-30

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Metodista de São Paulo

Abstract

Entre as diferentes propostas educacionais-confessionais para a Educação Superior encontra-se a Rede Educacional Adventista, vinculada historicamente e filosoficamente com os preceitos religiosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta pesquisa, portanto, consiste em uma análise das intervenções geradas pelas práticas educacionais- confessionais adventista da Educação Superior na formação de seus discentes. Para tanto escolheu-se a instituição adventista de maior expressividade no Brasil para realizar este trabalho, o UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. A análise dos documentos oficiais e das entrevistas feitas com estudantes da IES citada utilizou-se da História Oral como embasamento metodológico e a chave hermenêutica teórica encontrada nas categorias estratégias e táticas, propostas por Michel de Certeau. Ou seja, nesse estudo examinou-se os fundamentos teológicos-filosóficos-educacionais da Educação Adventista para o Educação Superior a partir das percepções sobre as práticas cotidianas experenciadas pelos discentes. Os discursos dos colaboradores apresentam considerações, avaliações, críticas e redes de sentido para vários temas advindos da confessionalidade vigente.
The Adventist Educational Network, which is historically and philosophically linked to the religious precepts of the Seventh-day Adventist Church, is among many educational- confessional proposals for higher education. Therefore, this research is an analysis of the practices conducted by Adventist educational-confessional for higher education in the formation process of their students. For this purpose, the most preeminent Adventist institution in Brazil – UNASP Centro Universitário Adventista de São Paulo – was chosen to carry out this research. The analysis of official documents and interviews with students from this institution used Oral History as a methodological basis and the theoretical hermeneutic key found in the strategic and tactical categories, proposed by Michel de Certeau. In other words, in this study, the theological-philosophical-educational foundations of the Adventist Education for higher education were examined from the perceptions of daily practices experienced by students. The collaborators' speeches present considerations, evaluations, criticisms, and a stream of meanings for several themes coming from the current confessional model.

Description

Keywords

Educação Superior Adventista, Confessionalidade, Formação Discente, História Oral, Adventist Higher Education, Confessional model, Student Formation, Oral History

Citation

ZANIN, Henrique de Azevedo. Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista. 2021. 385 folhas. Dissertação (Ciências da Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.