Pedagogia virtuosa: os mo(vi)mentos da formação docente universitária
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Data
2022-06-28
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Editor
Universidade Metodista de São Paulo
Resumo
A formação docente universitária tem assumido lugares importantes nas pesquisas educacionais. Este horizonte vislumbra, dentre eles, caminhos emergentes que molduram os saberes indispensáveis à prática pedagógica (Pimenta, 2012). Nesta linha diretiva, a pesquisa tem como objetivo interpretar as narrativas docentes dos professores para compreender o (s) lugar (es) de construção dos seus saberes pedagógicos e identidade profissional docente. Na inspiração da hermenêutica ricoeuriana do texto, o percurso teórico-metodológico do trabalho com narrativas alarga os pilares desse espaço quando recoloca as narrativas, nas ciências humanas, como lugar de possibilidades e materialização dos sentidos das experiências docentes vividas. Nesse viés, é a partir da tríplice mímesis (I, II e III) de Ricoeur (2010) que as narrativas dos cinco professores universitários foram desdobradas e apontam aproximações e distanciamentos, na perspectiva do arco hermenêutico, sobre a docência universitária. Na mímesis I, da vida antes do texto, os professores-narradores imprimem as linhas matriciais da docência: como uma atividade que se faz a partir de modelos exitosos de práticas e técnicas mágicas que, muitas vezes, se distancia dos espaços de reflexões críticas e dos saberes científicos que possibilitam tematizar as bases epistemológicas dos fundamentos da educação. A vida no texto que compreende a mímesis II as vivências assumem o protagonista estrutural do texto narrado e o lugar da docência sustentada no saber experencial que emerge de escolhas acidentais e, nesse cenário, atende aos objetivos mercadológicos da educação. A mímesis III sendo a dimensão formativa que compreende o círculo mimético propõe o transbordamento narrativo que busca a ação. Nesse instante, a proposição da pedagogia virtuosa que busca narrativas aberta, como lugar vivo, que rompe, religa e projeta novos horizontes para pensar a docência universitária. As vias interpretativas propõem, como lugar para a construção dos saberes pedagógicos, os processos avaliativos como espaço práxico sobre a docência. Ademais, a pedagogia virtuosa como lugar de autoformação quando convida o conhecimento de si na relação com o outro. Assim, a pedagogia virtuosa que busca ampliar os limites da docência viciosa como lugar de construção da identidade docente.
Teacher formation at university level has advanced significantly in education research. Such a horizon is open to new traces, among those which shed light on indispensable knowledge for pedagogical practice (Pimenta, 2012). In this sense, the research aims at interpreting teacher narratives in order to understand how their pedagogical knowledge has expanded, as well as their teacher professional identity. As for the theoretical-methodological frame, inspired by Paul Ricoeur’s text hermeneutics – through its Mimesis I, II, II – five narratives written by professors were unfolded. In Mimesis I – life before text – their experience is central, both in the text and in their teaching practice, in response to marketing education demands, expressed in Mimesis II. In Mimesis III, the text focuses on action, which brings about the so-called virtuous pedagogy based on oneself as another – an innovative path to develop teacher professional identity.
Teacher formation at university level has advanced significantly in education research. Such a horizon is open to new traces, among those which shed light on indispensable knowledge for pedagogical practice (Pimenta, 2012). In this sense, the research aims at interpreting teacher narratives in order to understand how their pedagogical knowledge has expanded, as well as their teacher professional identity. As for the theoretical-methodological frame, inspired by Paul Ricoeur’s text hermeneutics – through its Mimesis I, II, II – five narratives written by professors were unfolded. In Mimesis I – life before text – their experience is central, both in the text and in their teaching practice, in response to marketing education demands, expressed in Mimesis II. In Mimesis III, the text focuses on action, which brings about the so-called virtuous pedagogy based on oneself as another – an innovative path to develop teacher professional identity.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia virtuosa, Práxis criadora, Identidade profissional docente, Saberes docentes, Formação, Virtuous pedagogy, Creative praxis, Teacher professional identity, Teaching knowledge, Training
Citação
SANTOS, Fabiana Cabrera Silva. Pedagogia virtuosa: os mo(vi)mentos da formação docente universitária. 2022. 148 folhas. Tese (Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2022.