A (des)construção do ensino profissionalizante nas escolas técnicas do estado de São Paulo a partir da LDB e Decreto-Lei 2208/97
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Data
2011-05-18
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Editor
Universidade Metodista de São Paulo
Resumo
Este Trabalho tem a finalidade de estudar e apontar as mudanças ocorridas no currículo e na estrutura dos cursos modulares ofertados pelo Centro Paula Souza, então autarquia da Secretaria de Administração do Estado de São Paulo, analisando os enfoques pedagógicos e profissionalizantes, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1.996) e Decreto-Lei 2208/97.
A pesquisa de campo desenvolvida neste Trabalho deu subsídios para se traçar um paralelo da prática docente e da concepção docente antes e depois de 1.996, na visão dos professores que atuam no ensino técnico e que vivenciaram, de alguma maneira, o período estudado.
This Work has the purpose to study and to point the occurred changes in the resume and the structure of the modular courses offered by the Centro Paula Souza, autarchy of the Secretaria de Administração of the São Paulo state (Brazil), analyzing the pedagogical and professionalizing approaches, from the promulgation of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1.996) and Decreto-Lei 2208/97. The research of field developed in this Work gave subsidies to trace a parallel of the practical professor and the teaching conception before and after 1.996, in the vision of the teachers who act in education technician and that they lived deeply, in some way, the studied period.
This Work has the purpose to study and to point the occurred changes in the resume and the structure of the modular courses offered by the Centro Paula Souza, autarchy of the Secretaria de Administração of the São Paulo state (Brazil), analyzing the pedagogical and professionalizing approaches, from the promulgation of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1.996) and Decreto-Lei 2208/97. The research of field developed in this Work gave subsidies to trace a parallel of the practical professor and the teaching conception before and after 1.996, in the vision of the teachers who act in education technician and that they lived deeply, in some way, the studied period.
Descrição
Palavras-chave
Ensino Técnico, Ensino Profissionalizante, Centro Paula Souza, Education Technician, Professionalizing Education
Citação
CALSAN, Eduardo. A (des)construção do ensino profissionalizante nas escolas técnicas do estado de São Paulo a partir da LDB e Decreto-Lei 2208/97. 2011. 99 folhas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.