Teses
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/20
Teses
Navegar
Navegando Teses por Assunto "Advertising business"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Cultura empreendedora e inspiração no mercado publicitário: pro-cessos comunicacionais nos modelos de negócios inovadores(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-02-23) SILVA, Lina Maria Moreira Garai da; CASAQUI, VanderEsta tese busca compreender a construção discursiva dos negócios publicitários como atividade inovadora, que rompe com a tradição do setor e se associa a cultura empreendedora do nosso tempo. Partimos do pressuposto de que a inovação é tratada como um elemento inspiracional (CASAQUI, 2017) impregnada por sentidos da cultura neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016), para reconfigurar o imaginário social dos publicitários empreendedores, supostamente mais adaptados ao espírito do nosso tempo (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009). Contamos com a perspectiva teórico- metodológica do discurso social da abordagem “hegemonia do pensável” (ANGENOT, 2010) para analisar o corpus constituído por imagens fotos postadas nas mídias sociais dos negócios publicitários, dos empreendedores e notícias sobre os mesmos veiculadas em publicações do meio publicitário. Os resultados apontam indícios de uma estratégia de sobrevivência à crise do setor publicitário a partir de arranjos discursivos estruturados a partir de recursos simbólicos da cultura tecnológica como comunidade de trabalho em rede, flexibilização do ambiente de trabalho, gestão da subjetividade como elementos inspiracionais que contribuem para a elaboração da percepção do novo.