Teses
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/20
Teses
Navegar
Navegando Teses por Assunto "Adélia Prado"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Considerações filosófico poéticas sobre o corpo, cotidiano e educação: um tributo a Adélia Prado(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-09-27) DOURADO, Wesley Adriano Martins; LAUAND, Luiz JeanTrata-se de uma reflexão filosófico-poética sobre a educação que procura identificar as relações entre corpo, cotidiano e educação. A pesquisa foi realizada sob a inspiração da noção de corpo próprio e mundo vivido, tal como as concebe Maurice Merleau-Ponty; o sentido do filosofar, especialmente, a sua inevitável relação com a admiração presente no pensamento de Josef Pieper e, o modo como o corpo e o cotidiano aparecem na obra de Adélia Prado. Enredados com a minha experiência educativa e docente pergunto pelo sentido de uma educação que tenha como princípio a admiração; pelas implicações de uma educação que reconheça que ela deve ser para os corpos e que sempre está enraizada numa experiência humana situada; pelos desdobramentos de uma educação que seja antes contemplação do cotidiano. Tais perguntas retomam as provocações do educador Paulo Freire insistindo, com elas, numa educação que, para se constituir como experiência, como possibilidade de “ser mais”, de “ir mais longe” precisa ser sentida, cheia de sentido, situada, disponível para a admiração do mundo e a totalidade da vida que se vive aqui.