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Navegando Dissertações por Assunto "Administração"
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Item Ensino de administração no contexto da educação a distância: estudo com tutores de uma instituição estadual do Rio de Janeiro(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-15) CAMPOS, Glauco Carvalho; VIEIRA, Almir MartinsA era da informação promovida pelo avanço da tecnologia faz surgir novas relações na sociedade. As pessoas e as organizações passam a usar a tecnologia para se comunicar. Surge a comunidade virtual. Na mesma medida, o sistema de ensino formal do país se adapta a esta realidade e as IES passam a ofertar cursos de graduação na modalidade a distância. O EAD tem demandado a atenção de estudiosos sobre esta nova modalidade de ensino que discutem sobre: formação de professores, mediação, tutoria, metodologias e práticas de ensino. A cada ano, nota-se um movimento crescente da oferta de vagas na graduação online. O EAD traz novos elementos para o contexto da educação, como a redefinição do tempo e do espaço, a promoção da socialização do ensino que é ofertado por meio de polos regionais. Neste cenário, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio do Consórcio CEDERJ viabiliza a educação superior gratuita em Administração por meio dos 14 polos regionais situados na capital e no interior do Estado do Rio de Janeiro. Pensar no EAD significa revisitar a relação entre professores e alunos, a utilização dos materiais e recursos disponíveis, o formato dos cursos que se viabiliza por meio de plataformas online de ensino, o uso das TIC, a construção do aprendizado de forma coletiva e a possibilidade de se criar a autonomia do aprendizado no aluno. Neste contexto, o curso de Administração é um dos cursos mais procurados pelos ingressantes na graduação no país e sua expressão também é percebida nos cursos EAD. A docência em Administração, por sua vez, se torna um desafio visto que os Administradores são bacharéis e não possuem formação pedagógica para atuar na profissão docente. Assim, o problema desta pesquisa encontra-se em questionar como se dá o processo de formação e a prática docente do administrador que atua no EAD. Por meio de pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e apoiando-se na análise de conteúdo, objetivou-se com este trabalho identificar os aspectos da formação dos professores que atuam no curso de graduação em Administração do Consórcio CEDERJ, também buscou-se identificar as competências, habilidades e atitudes docentes para desenvolver uma prática pedagógica voltada para a EAD, além da descrição das práticas educativas voltadas para o exercício docente em EAD. Os resultados evidenciam que os mesmos exercem dupla carreira tanto mercado de trabalho em organizações quanto no exercício da docência o que é um fato positivo para contextualizar a prática profissional docente. Contudo, existem lacunas na formação pedagógica dos bacharéis que atuam na docência e muitos deles promovem apenas a formação continuada direcionada para o mercado de trabalho, o que torna a prática docente mais dificultosa. Muitos deles possuem as competências, habilidades e atitudes voltadas para a docência, contudo, as ferramentas pedagógicas disponíveis são utilizadas de forma reduzida. A mediação entre os tutores e os alunos e os recursos foi um ponto de destaque e que demonstra uma seriedade dos mesmos na condução da profissão docente. Foi também percebido um sentimento de não completude no exercício da docência por parte dos entrevistados que percebem sua função fragmentada, além e da falta de um alinhamento pedagógico mais próximo entre a UFRRJ e os tutores do Consórcio CEDERJ. A limitação desta pesquisa se dá pelo fato de a mesma ter sido realizada em apenas uma instituição de forma a não poder se verificar se estas mesmas características de formação e de práticas docentes surgem em pesquisas em outras IES. Pesquisas futuras poderão ser realizadas para se aprofundar sobre a prática docente, especificamente a da tutoria em EAD, assim com o exercício da docência por profissionais oriundos do bacharelado.