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Navegando Dissertações por Assunto "Active methodologies"
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Item Educação superior: desafios e possibilidades do ensino híbrido para os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Metodista de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-09-28) CARVALHO, Claudia Rodrigues de; ANDRÉ, Claudio FernandoVivemos uma pandemia histórica, em que as instituições de ensino superior adotaram aulas a distância devido ao isolamento social imposto pelo vírus. A Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, e a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020, permitiram a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a situação de pandemia do COVID-19. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é investigar o processo educacional durante a pandemia de COVID-19, utilizando o modelo Ensino Remoto Emergencial (ERE com aulas on-line). Além disso, busca-se explorar as possibilidades e desafios de um modelo híbrido de ensino, incorporando metodologias ativas que atendam às expectativas dos alunos, personalizando a experiência educacional por meio da tecnologia. A hipótese deste estudo é a viabilidade da implantação de um modelo híbrido de ensino, alternando entre aulas presenciais, on-line, síncronas e assíncronas. Os objetivos específicos são: (i) analisar a importância das metodologias ativas em aulas remotas para o desenvolvimento da autonomia discente, considerando a participação dos alunos no processo de aprendizagem, a criação de espaços para troca de conhecimentos e experiências, e a promoção de habilidades como a auto-organização e tomada de decisões; (ii) descrever os impactos das aulas on-line durante a pandemia em relação à continuidade da aquisição de conhecimento, aproveitamento do conteúdo e qualidade de vida dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Metodista de São Paulo; (iii) explorar a influência da participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem em cursos de educação a distância. A pesquisa utiliza questionário estruturado aplicado aos 20 alunos do 5º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e alunos da Faculdade Metodista de São Paulo como corpus de análise. Justifica-se a relevância dessa pesquisa diante das incertezas acerca das aulas remotas no contexto do modelo ERE no ensino superior. A evolução didático-pedagógica das aulas no modelo ERE e a perspectiva de implantação do ensino híbrido na educação superior são questões que merecem atenção. O rápido desenvolvimento de soluções para a educação a distância e o foco na autonomia do aprendiz são elementos fundamentais para a práxis docente em aulas on-line e para a percepção do aluno, que se torna o centro das atenções da aprendizagem. Assim, o problema de pesquisa consiste em buscar respostas para questões que visam compreender as percepções dos alunos em relação ao novo modelo educacional, a importância das metodologias ativas na educação a distância na modalidade híbrida e a relevância do protagonismo discente para a construção do próprio conhecimento. O referencial teórico embasa-se em conceitos relacionados ao ensino a distância, híbrido e on-line, apresentados por autores da área da educação superior e tecnológica. Suas contribuições têm impulsionado o conhecimento nesse campo, fornecendo insights valiosos sobre as práticas e estratégias educacionais no contexto digital. A metodologia adotada é exploratória e qualitativa, utilizando questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. Os resultados esperados visam confirmar que a pandemia acelerou as transformações na educação, incentivando o avanço das práticas de ensino e aprendizagem apoiadas pela tecnologia. É essencial observar de perto essas mudanças e seu impacto na educação atual.