Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde por Assunto "Atenção"
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Item Estudo psicofisiológico do desempenho da técnica de neurofeedback nos processos atencionais(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-01-27) SOLANO, Gilberto do Carmo; BASILE, Luis Fernando HindiIntrodução: O neurofeedback eletroencefalográfico consiste no monitoramento e retroalimentação da atividade elétrica cerebral, visando o aprendizado do controle consciente por parte do indivíduo, de aspectos do funcionamento geral do cérebro e promover alteração nos padrões dos potenciais elétricos do córtex, de maneira que haja um condicionamento de faixas de frequência das ondas. Pesquisas anteriores evidenciaram que a relação entre oscilações Teta (4-8 Hz) e Beta (13-30 Hz) no eletroencefalograma está associada ao aprendizado de feedback ligado à atenção. Um treinamento estabelecido é da razão de potência Teta/Beta, que tem o objetivo de melhorar um estado de atenção sustentada, reforçando reduções nas amplitudes Teta (4-8 Hz) e aumento nas amplitudes Beta (13-30 Hz). No entanto, os mecanismos neuronais que mediam um treinamento bem sucedido do neurofeedback ainda não foram suficientemente descobertos. Objetivo: Verificar se a razão Teta/Beta indicada pelo aparelho de neurofeedback correlaciona-se com aquelas obtidas durante o desempenho em tarefas de atenção mensuráveis independentemente. Método: A amostra foi constituída por 22 sujeitos com faixa etária entre 21 e 63 anos de idade. Os dados foram registrados por Eletroencefalograma (EEG) de quatro canais obtidos durante cinco condições: LBase (repouso), Treino de Neurofeedback (NFBK), Tarefa de Performance Contínua (CPT), Teste d2R e Teste de Substituição de Dígitos por Símbolos (DSST). Os dados de EEG foram analisados pela amplitude em três faixas de frequências (Teta, Alfa e Beta) e pela Razão Teta/Beta. As diferenças no EEG entre condições foram analisadas por meio do teste estatístico não paramétrico de Friedman. As correlações foram verificadas por meio do coeficiente de correlação de postos de Spearman. Resultados: Quanto às comparações de NFBK e LBase, não foi observada redução na razão Teta/Beta. Somente o eletrodo F3 apresentou diferença, com aumento de relação Teta/Beta em DSST comparado com repouso e com d2R. Nas comparações de Alfa, em relação a linha de base (LBase), apenas em C4 observou-se relação significativa entre CPT e LBase, com CPT menor que Lbase. Nas correlações intra indivíduos entre TR e razão Teta/Beta, somente cinco dos 22 sujeitos da amostra apresentaram correlações significativas, porém, em direções opostas. Não foram observadas reduções da razão teta/beta ou em alfa nas correlações entre as varáveis eletrofisiológicas médias e comportamentais entre indivíduos. Discussão: Os resultados alcançados com este trabalho não corroboram estudos anteriores, em que a relação Teta/Beta está negativamente relacionada ao controle atentivo, ou seja, Teta aumentada e/ou Beta reduzida, observadas durante tarefas de atenção. Os resultados indicaramm que o NFBK não alterou ou reduziu a TBR. Nenhuma mudança consistente dentro da sessão de TBR foi encontrada na medição de LBase, em comparação com a medição de treinamento de NFBK de 15 minutos, sugerindo que o NFBK não induz quaisquer alterações nas medições de EEG levando à diminuição da relação TBR. Conclusão: Os achados deste estudo se mostram em desacordo com o esperado, pois não houve evidências de que o neurofeedback orientado para redução da razão Teta/Beta fora efetivo em participantes saudáveis.