Administração - Comércio Exterior
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Item Importação de filé de bacalhau saithe da China: projeto de viabilidade em comércio exterior(Universidade Metodista de São Paulo, 2014) BARELLI, Erick Pacchioni; SOUZA, Isis Helena Martins de; MÓDENA, Juliana Cristine; SILVA, Tarcila Gonçalves da; BEZERRA, Valéria Marques; AMORIM, Willian Mendes; SANTOS, João Almeida; PICON, Marcos Antonio LopezEste projeto aborda a viabilidade da importação do produto bacalhau da espécie Saithe importado da China para a venda no mercado brasileiro mediante a empresa Kanemar. O bacalhau é utilizado para preparar diversas receitas, pois sua carne é macia podendo ser desfiada quando cozida. Existem cinco espécies de bacalhau que se diferenciam por suas características como origem, tamanho, coloração, sabor e modos de preparo. O bacalhau apresentado para o projeto é da espécie Saithe, pois o consumo deste bacalhau específico tem sido maior no Brasil devido ao seu custo/benefício nas áreas de comercialização, distribuição, supermercados e consumidores. A China tem se destacado como o maior exportador de pescados para o Brasil devido aos seus baixos custos de mão de obra e isenção de impostos. Para a garantia de um produto de qualidade, é necessário analisar os procedimentos desse alimento. Por ser um produto perecível necessita de alguns cuidados como transporte, temperatura e processamento. O presente trabalho buscou uma nova oportunidade de mercado para a empresa Kanemar Comércio Exterior Ltda, procurando um novo produto para implantar em seu portfólio, o aumento em suas vendas e a viabilidade do consumo e conhecimento do produto, pois de acordo com sua missão, visão e valores, a empresa pretende atingir um público que valorize um alimento saudável, tornar-se líder de pescado no mercado mundial, além de ética e respeito entre seus fornecedores e clientes. O objetivo do trabalho foi analisar a viabilidade de importação do Bacalhau da espécie Saithe, demonstrando suas vantagens e desvantagens e risco do processo de negociação do fornecedor externo. Aborda-se no decorrer do projeto os entraves logísticos presentes no país, suas rodovias impróprias e a má infraestrutura do porto de Santos. A determinação dos lotes econômicos, recursos e investimentos também estão citados no projeto. São apresentados todos os custos envolvidos, os procedimentos necessários para a importação desde a compra do produto até a entrega ao cliente e armazenamento, processo de reembalagem do produto, modalidades de pagamentos, INCOTERMS e todos os documentos necessários para o processo operacional de despacho aduaneiro, além de determinar a melhor estratégia para redução de custos, identificando o potencial dos concorrentes internos.Item Exportação de pão de queijo: projeto de viabilidade em comércio exterior(Universidade Metodista de São Paulo, 2014) SILVÉRIO, Barbara Bigai; GOMES, Fernanda de Souza; CUNHA, Luan Henrique; CARNEIRO, Marcos Vinícius Lima; VIEIRA, Renato Guedes; PICON, Marcos Antonio LopezDevido ao aumento da competitividade entre as empresas, torna-se cada vez mais importante obter conhecimento global, principalmente se os benefícios puderem aumentar o crescimento e lucratividade no mercado externo. No mercado atual para uma empresa crescer é necessário inseri-la no mercado global, pois com o mundo cada vez mais globalizado torna-se necessário essa inserção, afim de que cada setor não fique restrito apenas a seu país, buscando novas oportunidades para sua expansão. O desenvolvimento deste projeto tem como finalidade colocar em prática todo conhecimento adquirido no decorrer do curso de Administração com linha de formação específica em comércio exterior. No que se refere à escolha do ramo de atuação, o setor alimentício se mostrou em grande vantagem devido a sua grande escala no mercado global. A empresa escolhida para se trabalhar foi a Vovó Mocinha, por ser uma empresa que se preocupa com o consumidor final, oferecendo alimentos de qualidade, atendendo todas as normas e certificações do setor alimentício. A equipe desenvolveu o projeto com o objetivo de exportar para os Estados Unidos e Uruguai, o produto pão de queijo da empresa Vovó Mocinha, a fim de viabilizar condições e fatores para uma maior visibilidade da organização, almejando reconhecimento e ampla divulgação da marca e produto da empresa no exterior. Ao longo deste projeto o grupo pôde desenvolver suas capacidades e habilidades, além de proporcionar experiências práticas, obtendo êxito em seu propósito.Item Exportação de creme de açaí congelado para o México: projeto de viabilidade(Universidade Metodista de São Paulo, 2014) MORISSE, Cintia Midori; FERREIRA, Giulian Kakimori; FEITOZA, João Paulo Rodrigues; RAMOS, Pablo Mauricio Fonseca; CALDAS, Rute da Silva; PICON, Marcos Antonio Lopez; SANTOS, João AlmeidaEste projeto de viabilidade refere-se à análise da exportação do produto creme de açaí congelado para o México direcionado à marca Split Açaí para verificar se esta operação será vantajosa ou não. A análise será feita desde o estudo do mercado externo, a introdução da mercadoria no país alvo até a participação ativa do mesmo, obtendo o auxilio de órgãos que assessoram as empresas que desejam expandir seus negócios para o mercado internacional. No decorrer do projeto, será abordado todo o processo de comércio exterior, envolvendo todas as etapas para comercialização do produto, a partir do primeiro contato com o cliente até a efetiva negociação e venda. Através de cotações com companhias aéreas, marítimas e agentes de carga, assim como a necessidade do cliente, será definido o melhor meio de transporte para levar a mercadoria até o destino estabelecido, bem como as formas de negociação entre exportador e importador que beneficie ambos, o que definirá as responsabilidades de cada um na exportação. E também examinar a documentação exigida pelo país importador são alguns critérios para a formação do preço final para exportação. Portanto, baseando-se nas análises dos capítulos, poderá ser concluído se o projeto será viável para a Split Açaí.Item Exportação de carne bovina para a república bolivariana da Venezuela(Universidade Metodista de São Paulo, 2014) PEDRO, Barbara Carolina Lopes; D’AGOSTINI, Caio; OLIVEIRA, Fernanda Silva de; FONTES, Filipe Robert; LORENZETTI, Leonardo de Moraes; MANENTE, Lucas Daniel; SILVA, Wylciney Gomes da; SANTOS, Jeferson dosEste projeto analisa os motivos, benefícios, riscos e resultados do processo de exportação realizado pela empresa TRADEX COMPANY, uma empresa paulista, cujas operações comerciais tiveram início em 2013, e que tem como foco a intermediação de embarques internacionais O objetivo deste estudo é comprovar a viabilidade da exportação de carne bovina, especialmente para a República Bolivariana da Venezuela. Em 2013, a Venezuela ocupou o terceiro lugar nas importações mundiais de carne bovina, o que demonstra que o país representa um mercado muito promissor para o consumo da carne brasileira. O interesse principal deste projeto é a viabilização de uma melhoria comercial, especificamente de ganhos financeiros e econômicos para a TRADEX, através da expansão de seus mercados, proporcionando rápido crescimento à mesma. As revisões e análises de todas as etapas envolvidas no processo relativo à primeira exportação de carne bovina realizada pela empresa para a Venezuela revelaram que os resultados financeiros obtidos se traduziram em ganhos reais e consideráveis.Item Avantglass Ind. e Comércio de Máquinas e Acessórios Ltda: processo de internacionalização(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-11-30) SANTOS, Anna Beatriz Freitas dos; ALAVARSE, Amanda Campo; CROQUE, Lívia Sanches; SILVA, Tammy Alencar da; SILVA, Samuel Nunes da; SANTOS, Jeferson dosÉ inegável que no ambiente global em que estamos inseridos vivemos em constantes metamorfoses sociais, políticas e econômicas, e cabe aos atuais empresários conciliar essas mudanças com os avanços tecnológicos e as integrações mundiais. Diante do exposto acima, entendemos que o processo de internacionalização é de suma importância para o crescimento de qualquer empresa, entretanto esse processo engloba diversos desafios que o empreendedor muitas vezes não tem controle, por isso ele precisa ter adaptabilidade e flexibilidade nas tomadas de decisões, como por exemplo enfrentar cenários de instabilidade geopolítica e comercial, aumento das amplitudes geográficas e da cadeia logística, logo, precisando de um maior plano de marketing, conciliar os aspectos culturais do novo ambiente econômico, e é claro, sempre estar preparado para efeitos adversos, como por exemplo os empresários que no ano de 2020 tiveram que se adaptar a uma nova realidade, a pandemia do COVID-19, com cenários incertos em diversas áreas, assim, vem um alto crescimento de migração de lojas físicas para marketing places e sistemas de entrega rápida, esse é um dos mais recentes exemplos que temos de como deve ser a postura do empreendedor atual. Sendo assim, apresentaremos nesse trabalho o processo de internacionalização da empresa AvantGlass, uma companhia que atua no setor de maquinários para vidros somente no mercado nacional. Diante das necessidades da contemporânea de uma economia globalizada, compreendemos a importância de uma maior integração desse mercado, de modo que apresentaremos toda a ficha técnica da empresa, dos principais produtos, nossa rigorosa avaliação do mercado internacional que consiste na elaboração de um plano de marketing com metodologias usadas para aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar as vendas de máquinas para lapidar, biselar e acabar vidros, e apresentação das estratégias de marketing internacional utilizadas para desbravar as novas "praças" a serem percorridas.