Navegando por Autor "COUTO, Vinicius Magno Borges Nunes"
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Item Informar, formar e transformar: propostas para uma nova metodologia na educação teológica da Igreja do Nazareno no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-03-10) COUTO, Vinicius Magno Borges Nunes; FURLIN, MarceloO projeto de pesquisa discute os processos informativos e formativos da educação teológica da Igreja do Nazareno no Brasil, tendo em vista a implementação da metodologia da educação transformadora. Atualmente, a educação teológica da Igreja do Nazareno no Brasil visa a formação e a preparação discente para o ofício pastoral. O problema de pesquisa parte da seguinte questão: a formação exclusivamente pastoral e o currículo mais utilitarista e menos integral preparam o futuro ministro para as interfaces sociais? A hipótese que sustenta esse trabalho é que, se não houver uma formação integral, haverá lacunas dos futuros ministros quanto aos cuidados das pessoas mais carentes, à criticidade da realidade e ao diálogo com a esfera pública. O objetivo geral é verificar se a metodologia transformadora poderia ser aplicável ao Seminário Teológico Nazareno do Brasil. E os objetivos específicos são três: (i) verificar as especificidades da educação teológica da Igreja do Nazareno; (ii) descrever o modelo de educação transformadora a partir de Paulo Freire; e (iii) analisar a aplicabilidade da metodologia transformadora, depreendendo se os modelos educacionais e curriculares permitem o(a) futuro(a) ministro(a) atuar nas interfaces sociais. A justificativa para essa pesquisa parte de uma observação empírica de que a formação incompleta dos(as) ministros(as) nazarenos(as) tem uma consequente atuação débil na sociedade. Além disso, há também uma verificação de que existem poucos trabalhos que discutem essa temática, podendo esta pesquisa colaborar com tal reflexão. A fundamentação teórica desse trabalho se concentra nos estudos de Ingersol, Raser e Whitelaw e Freire. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia é bibliográfica e documental. O resultado esperado é que, por meio das análises realizadas, seja possível propor novos horizontes a partir da metodologia de educação transformadora aplicada ao Seminário Nazareno, permitindo que o(a) novo(a) ministro(a) tenha condições de atuar de forma plena nas interfaces sociais.Item “Não somos daqueles que dominam a fé dos outros”: tolerância, irenismo e liberdade de consciência em Jacó Armínio(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-10-06) COUTO, Vinicius Magno Borges Nunes; RENDERS, HelmutJacó Armínio (1559-1609) foi um pastor da Igreja Reformada da Holanda (1587-1603) e professor da Universidade de Leiden (1603-1609). Ele é mais conhecido no debate sobre predestinação e a liberdade humana, assuntos os quais esteve envolvido em debates teológicos nos Países Baixos quinhentista e seiscentista e que acaloraram o protestantismo neerlandês nesse mesmo período. A presente pesquisa, no entanto, investiga aspectos ainda não explorados desse pensador neerlandês sobre tópicos relacionados à tolerância religiosa, o irenismo e a liberdade de consciência e tem, por objetivo, contribuir com a historiografia da tolerância e com os estudos sobre Armínio, transcendendo as abordagens teológicas vinculadas ao tripé antropologia, hamartiologia e soteriologia. Trata-se de uma pesquisa analítico-exploratória das fontes primárias de Armínio numa perspectiva da história das mentalidades em sua dimensão da história cultural em diálogo com o método histórico contextualista e a história da teologia. Verificou-se que, dentro dos contextos de querelas religiosas, Armínio somou sua voz aos pensadores pré-modernos que defendiam a liberdade de consciência e as concórdias pública e religiosa. A pesquisa também contribui para um revisionismo biográfico de Armínio, revisitando e reavaliando algumas narrativas estabelecidas por C. Bags sobre Armínio ter mudado de pensamento, bem como propondo um desenvolvimento do pensamento de Armínio em quatro fases.