Navegando por Autor "AZEVEDO, Adriana Barroso de"
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Item A (in)visibilidade dos estudantes alto-habilidosos e a produção do fracasso escolar: faces da escola capitalista e seus impactos na educação brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-06-14) PINHEIRO, Leandro da Nóbrega; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; AZEVEDO, Adriana Barroso deEste trabalho tem por objetivo analisar a situação de invisibilidade dos alunos com altas habilidades/superdotação, visando compreender como funciona a imperceptibilidade destes estudantes, e quais são as razões que justificariam tal situação, pois, ainda que tenham o direito ao atendimento educacional especializado reconhecido em lei, estes educandos acabam sendo esquecidos por escolas, redes de ensino e docentes. Investigamos como o tema tem sido tratado, na grande imprensa na ultima década e nos documentos oficiais dos governos e como estes têm contribuído para o incremento/superação da invisibilidade. A pesquisa de campo foi realizada com profissionais da educação, de redes de ensino da Baixada Santista e Grande ABC. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico dialético e tratando-se de uma pesquisa qualitativa, a metodologia da pesquisa de campo contou com a realização de entrevistas com professores e alunos; atividades de formação dos docentes sobre o tema; questionários aplicados aos educadores, de redes públicas de ensino, tratando da superdotação/altas habilidades, observando de que forma os trabalhadores da educação compreendem a invisibilidade destes estudantes. Ao longo dos estudos, tentamos verificar a pertinência de três teses da bibliografia especializada, sobre a invisibilidade dos indivíduos com altas habilidades/superdotação, sendo estas: noção de que a falta de consenso sobre a terminologia adequada, para nos referirmos aos superdotados, seja o motivo da invisibilidade; a ideia de que a invisibilidade seja o resultado da ausência de formação docente específica; a concepção de que a disseminação de um conjunto de mitos sobre superdotados e alto-habilidosos explique o fenômeno da invisibilidade. Procuramos, ao longo da pesquisa, verificar como a dinâmica do sistema escolar, na sociedade capitalista, fortemente baseada na perspectiva de produção do fracasso escolar, sobretudo, das classes trabalhadoras, envolve os profissionais da educação e sistemas escolares, contribuindo com a invisibilidade dos estudantes, com Altas Habilidades/Superdotação.Item A comunicação social háptica e suas vias de construção: narrativas e experiências de guias-intérpretes e pessoas com surdocegueira em processos formativos(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-20) VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso deA comunicação social háptica é utilizada no Brasil em âmbito complementar na interação de pessoas surdocegas adquiridas. É perceptível a desinformação e carência na formação continuada de profissionais tradutores guias-intérpretes de língua de sinais (LIBRAS) sobre esta comunicação, tornando-se imprescindível a divulgação para favorecer o entendimento das pessoas surdocegas em diversas situações da vida em sociedade. Nesse contexto, pretende-se ampliar o olhar sobre a surdocegueira adquirida e os profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras. O objetivo é evidenciar a lacuna formativa na profissão de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras no Brasil, tendo como base as narrativas que emergiram do curso de extensão para o uso da comunicação social háptica. Dessa forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Que percepções emergem de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras quando utilizam a comunicação social háptica com pessoas surdocegas? No campo teórico foram adotados os estudos sobre a surdocegueira de Ikonomidis (2019), Maia (2008), Viñas (2004) e Rodrigues (2018); e a comunicação social háptica é explanada com Lathnen (1999;2018), Araújo (2019) e Vilela (2018). O caminho metodológico utilizado é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa na perspectiva adotada por Clandinin e Connelly (2015), por meio da pesquisa-formação nos moldes defendidos por Josso (2004;2010), alicerçado nas experiências dos participantes profissionais tradutores guias- intérpretes e feedback das pessoas com surdocegueira em consonância às experiências da pesquisadora. As experiências são apresentadas em formato de textos multimodais com hiperlinks que direcionam para hipertextos apresentados por cenas. As narrativas evidenciaram a importância da formação de profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras e as lacunas nos cursos existentes juntamente com a premência de reestruturação nos currículos a fim de promover qualidade no atendimento de pessoas surdocegas. A comunicação social háptica configura-se como um complemento essencial para interação e o protagonismo das pessoas com surdocegueira a torna significativa. A investigação realizada nesta tese pretende abrir caminhos para consolidar bases de construção de um projeto mais amplo para a inclusão de pessoas surdocegas, com proposições de estruturação da comunicação social háptica como língua.Item A dimensão político-aristocrática em Nietzsche: perspectivas à educação e desafios(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-28) BARBOSA, Renê da Silva; AZEVEDO, Adriana Barroso deO objetivo desta pesquisa é analisar a dimensão político-aristocrática em Nietzsche, direcionada à educação. Discute, ainda, o anteprojeto da Reforma de Ensino de 1º e 2º graus, a saber, o relatório de reformulação educacional, elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) na ditadura militar. Dessa forma, delimita-se em alguns pontos à luz da perspectiva de Nietzsche nessa temática. Parte do seguinte problema: A proposta de Nietzsche sobre a política-nobre, pode contribuir para alternativas de melhoria na educação? A pesquisa será bibliográfica e documental, pela leitura de obras de referência, de artigos, de dissertações e teses. O procedimento de trabalho com os dados será analítico-reflexivo e, assim, tem como razão principal a busca pela melhoria da educação a fim de tentar assegurar a qualidade para aqueles que utilizam o serviço público. Como referência teórico-científica sobre Nietzsche, teremos como base: ANSELL-PEARSON (1997), GIACOIA JUNIOR (2000), MARTON (2009), dentre outros e, em particular, as obras de NIETZSCHE. Como fundamento teórico sobre o relatório educacional, destacam-se as obras de: ROMANELI (2001), CUNHA (1980), SAVIANI (2013), entre outros. Por último, pretende-se contribuir na formação dos profissionais da Educação, de estudantes dos Cursos de Licenciatura, nas Diretorias de Ensino, na sociedade.Item A formação nos cursos superiores de tecnologia: um estudo das narrativas discentes(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-12-04) BORREGO, Cristhiane Lopes; AZEVEDO, Adriana Barroso deNas últimas décadas assistimos a expansão da educação profissional, com o surgimento de novos Cursos Superiores de Tecnologia (CST), seguindo a demanda dos setores produtivo de bens e serviços. Este trabalho propõe a investigação do processo formativo de três estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Eventos e em Gastronomia, de uma instituição de ensino superior privada, na cidade de São Paulo. Como problema de pesquisa buscam-se respostas às seguintes perguntas: quais os fatores motivacionais conduzem o aluno a ingressar no CST?; quais as necessidades do educando para aprender/aperfeiçoar uma profissão?; e como o CST pode contribuir para que o aluno realize os seus planos? O objetivo é a investigação dos elementos que concorrem para o ingresso no ensino superior de curta duração e as perspectivas que colaboram para a formação profissional dos concluintes. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa, e posto que na pesquisa narrativa as pessoas são vistas como a corporificação de histórias vividas, não há como se estabelecer uma hipótese a ser confirmada ou refutada. O corpus selecionado para este estudo são as narrativas das experiências dos estudantes participantes da pesquisa, estabelecendo uma reflexão sobre as aprendizagens consolidadas ao longo da graduação. O que justifica essa escolha é a premência da discussão da aprendizagem sob o ponto de vista discente, respeitando a formação humana dos indivíduos na busca por uma educação que se constitua em um processo socialmente inclusivo. Como arcabouço teórico que sustenta a pesquisa estão os estudos sobre a educação profissional de Saviani (2013), Garcia (2000) e Peterossi (2014; 2003); estudos de formação de Josso (2004; 2010), Delory-Momberger (2012) e Pineau (2010); e as pesquisas sobre narrativa de Clandinin e Connely (2015), Ferrarotti (2010) e Josso (2004). Como resultados, destacam-se (i) o papel da atividade docente no contexto dos CST e a relevância do alinhamento da didática pedagógica às didáticas específicas, para a incorporação do conhecimento pedagógico aos conhecimentos técnicos aplicados, efetivando o processo multidimensional da educação e da atividade docente, e na perspectiva das IES foi possível identificar (ii) a relevância em promoverem a capacitação e a formação continuada dos professores, para a prática efetiva dos processos de construção da atividade docente em CST; e (iii) a necessidade das instituições de ensino estabelecerem um exercício estratégico, periódico e reflexivo, de aprimoramento da sua missão institucional, com vistas a empreenderem as mudanças que se fizerem necessárias diante dos desafios impostos pelas transformações inerentes ao ensino superior na modalidade CST. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Item As percepções de coordenadores e professores sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação na creche(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-06-09) BENEVIDES, Mônica De Souza; AZEVEDO, Adriana Barroso deEste trabalho intitulado de: as percepções de coordenadores e professores sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação (TDIC) no processo ensino-aprendizagem na creche, foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), pelo benefício Taxa CAPES/PROSUP. Nos últimos vinte anos a tecnologia digital passou a fazer parte da vida das pessoas com a ampliação da internet e aparelhos móveis. As crianças hoje já nascem nesse contexto, um mundo imerso nas tecnologias onde elas exploram novos saberes. É no espaço da creche, que se torna emergente repensar as práticas de ensino-aprendizagem. Os objetivos desta pesquisa estão centrados na investigação das percepções e compreensões de coordenadores e professores atuantes na creche do ensino público no município de São Bernardo do Campo sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo ensino aprendizagem na creche. Do ponto de vista teórico, temos por base estudos do desenvolvimento da criança pelos teóricos Winnicott (1971), Vygotsky (1996), Kishimoto (2011) e Folque (2011); além disso, abordamos os conceitos de TDIC por Castells (2016), Kenski (2007) Pretto e Pinto (2006) e Azevedo (2013-2014). A pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa segundo Flick (2009) na modalidade da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), na perspectiva autobiográfica, a partir das concepções trazidas por Ferrarotti (1988), Josso (2010) e Passeggi (2011). Compartilho a experiência de 3 professoras, 2 coordenadoras pedagógicas e 1 professora de ensino superior que atuou na creche. Todas elas compartilharam suas percepções no uso das TDIC no processo de ensino aprendizagem e os desafios da formação inicial para os professores da creche revelando que a investigação possibilitou concluir que para alguns profissionais que atuam na creche a tecnologia intimida e o uso desta linguagem não é recomendado anterior aos dois anos de idade. As crianças mesmo na creche denotam conhecimentos e habilidades motoras para lidar com esses instrumentos digitais, habilidades essas advindas do uso na vida cotidiana de maneira massiva e sem mediação dos pais. Não é o objeto que propicia o desenvolvimento do conhecimento, e sim a mediação realizada pelos docentes e pais acerca desses objetos e/ou conteúdos digitais. É perceptível a necessidade de formação aos pais para acompanhar o uso pelas crianças de objetos e conteúdos digitais.Item Avaliação na educação superior: o uso do U-Multirank(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-06-14) INNARELLI, Patricia Brecht; AZEVEDO, Adriana Barroso deA expansão do ensino superior ocorreu, principalmente, a partir dos anos 1990, com a realização de reformas educacionais como, por exemplo, a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD/EN) n.º 9394/96 e também com programas e políticas educacionais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI). Com essa expansão percebeu-se a necessidade de se desenvolver e se implementar métodos para a avaliação do desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, em 2004, foi criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com a finalidade de assegurar o processo de avaliação das IES, considerando os aspectos relacionados ao “ensino, pesquisa e extensão” e ao desempenho dos estudantes. Esse processo passou a ser realizado por meio de instrumentos como o ENADE, IGC, CPC, operacionalizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nesse contexto, surgiram os rankings acadêmicos, internacionais e nacionais, que têm sido considerados como fonte de informações sobre o ensino superior, não só em relação à construção e manutenção da reputação de uma instituição, como no auxílio para a escolha de um curso, dentre outros aspectos. Em 2008, em uma conferência da União Europeia, surgiu o U-Multirank, concebido como índice de cooperação do ensino superior e elemento estratégico para a avaliação e, consequentemente, melhoria do desempenho educacional. É nesse debate que esta pesquisa se insere, com foco nas universidades brasileiras, a partir da seguinte questão: o U-Multirank é um instrumento que permite aos gestores acadêmicos analisar a qualidade do ensino-aprendizagem e ter uma visão holística da instituição, identificando suas potencialidades e possibilitando a tomada de ações para promover melhorias? Assim, pretendeu-se neste estudo, como objetivo geral, identificar como o U-Multirank pode contribuir no avanço e nos processos avaliativos do ensino, da pesquisa e da extensão nas IES e, também, como objetivos específicos, analisar de qual maneira o U-Multirank pode potencializar o olhar holístico da instituição e sua relevância acadêmica e social; verificar como os resultados apresentados por esse ranking poderão auxiliar os gestores no processo de tomada de decisões estratégicas; e explorar o modelo proposto pelo U-Multirank, compreendendo as suas dimensões e aplicabilidade nas universidades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se em referencial teórico e análise documental. Como metodologia, foram realizadas entrevistas reflexivas com os responsáveis pela condução do processo e acompanhamento das avaliações das universidades que participam do U-Multirank. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas seguiu a proposta de Szymanski, Almeida e Prandini (2001, 2011, 2018) e Franco (2021). Como principais resultados obtidos pôde-se verificar a contribuição do ranking no avanço e nos processos avaliativos do ensino, pesquisa e extensão das IES. Foi possível inferir, também, que o U-Multirank pode, a partir dos resultados compartilhados, intensificar a visão geral das IES tanto acadêmica quanto socialmente, de modo que elas e gestores acadêmicos possam aperfeiçoar seus processos com vistas aumentar a qualidade do ensino superior.Item Caminhos para formação e atuação docente: um estudo sobre estudantes concluintes e egressos de um curso de pedagogia EaD(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-04-24) OLIVEIRA, Simone Aparecida Possarli; AZEVEDO, Adriana Barroso deO tema central deste estudo é a reflexão sobre a prática pedagógica de alunos concluintes e egressos de um curso de Pedagogia na educação a distância (EaD) que traz como problema de pesquisa “Quais percepções emergem sobre a prática docente quando se reflete sobre a trajetória formativa permeada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação em seus processos de ensino-aprendizagem?”. A pesquisa aqui conduzida tem como objetivo geral identificar, a partir das narrativas dos alunos, se o fato de o Pedagogo ser formado na modalidade a distância, fez desse professor um usuário das tecnologias. Em relação aos objetivos específicos, tendo por base as experiências narradas, objetiva-se analisar as relações possíveis entre educação e tecnologias e seus desdobramentos na prática pedagógica, contextualizar a educação a distância no cenário de intensa presença de TDIC na sociedade, identificar quais práticas com Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) o egresso desenvolve com o uso das TDIC e evidenciar se a tecnologia, como elemento mediador durante sua formação docente, garante o uso desta ferramenta em seu fazer pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho investigativo elaborada na modalidade narrativa e autobiográfica e amparada na abordagem hermenêutico-fenomenológica para a interpretação das narrativas, a partir das experiências vividas e contadas. Este estudo apoia-se tanto na pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly (2015) e Josso (2010), quanto nos princípios teóricos da abordagem biográfica de Delory-Momberger (2012), Passeggi (2011), Azevedo (2015). Para a interpretação das narrativas foi utilizada a abordagem hermenêutico-fenomenológica a partir dos estudos de Maximina Freire (2010, 2012). O quadro teórico apresenta ainda discussões referentes ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Educação a partir das provocações dos autores: Kensky (2004, 2005, 2010), Moran (1999, 2000, 2004, 2009). Pretto et al. (2012) e Demo (2009, 2011) legitimam os aspectos da formação docente. O material de análise foi constituído de fontes autobiográficas produzido por estudantes concluintes e egressos, com base em narrativas sobre a trajetória formativa e a prática docente. A partir dessas narrativas emergiram temas que ao serem interpretados possibilitaram reflexões a respeito do uso consciente e crítico das tecnologias digitais da informação e comunicação em seu fazer pedagógico e em sua formação continuada.Item Do Desencanto à Esperança: narrativas de experiência de inclusão vividas por estudantes de Pedagogia na prática do estágio(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-11-17) RODRIGUES, Airton; AZEVEDO, Adriana Barroso deAs experiências e vivências que são percebidas no decorrer do período de estágio por estudantes da graduação em Pedagogia tem-se demonstrado de extrema complexidade quando se dão no acompanhamento junto aos alunos e alunas denominados deficientes, estes introduzidos na rede pública de ensino no município da Cidade de São Bernardo do Campo - SP, em virtude da legislação federal vigente, Lei 13.146/15, conhecida como “Lei de Inclusão”. O ordenamento jurídico torna compulsório o ingresso desses sujeitos na rede regular de ensino. Tais percepções ocorrem especificamente em relação às dificuldades que as graduandas enfrentam, as quais estão relacionadas à aplicação prática das teorias apresentadas na disciplina de Educação Inclusiva oferecidas na instituição de ensino superior no decorrer do curso, versus a realidade vivida em sala de aula. Considerando a possibilidade de reflexão por parte das alunas da pedagogia a respeito dos processos de estágio junto a alunos deficientes, como problema da pesquisa buscam-se respostas à seguinte pergunta: que percepções emergem das narrativas de alunas de Pedagogia quando refletem sobre seus processos de estágio junto a alunos deficientes, e quais impactos a legislação municipal pode trazer aos alunos de inclusão? A presente pesquisa tem por propósito apresentar e discutir, a partir das narrativas das experiências de alunas em processos de formação na prática do estágio, a gênese das distorções observadas e narradas entre a teoria e a prática, bem como seus consequentes desdobramentos. Dividido em cinco capítulos, a tese inicia com a jornada pessoal do pesquisador, diferencia experiência de vivência; trata da educação inclusiva, seus avanços e seus paradoxos; aprofunda a correlação entre método e metodologia, investiga o estágio na pedagogia e as aporias do ideal na experiência real; conclui com a abertura das experiências proporcionadas por um pensamento da identidade narrativa. Este estudo está fundamentado na abordagem qualitativa de cunho exploratório, na modalidade da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), na perspectiva autobiográfica a partir das percepções de Ferrarotti (2010) e Josso (2010), implicando de forma direta na investigação e formação de vínculo do pesquisador com as participantes, fator que propiciou a troca de experiências e resultados obtidos. As interpretações das narrativas foram amparadas nos estudos de Paul Ricoeur (2002), Heidegger (2015) dentre outros teóricos hermeneutas, possibilitando uma melhor compreensão das experiências e os reflexos alcançados nos sujeitos inseridos na educação inclusiva. Os resultados apontam a inadequação em relação aos objetivos propostos na legislação não só para os alunos de inclusão como também para as estagiárias em formação. O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Item Educação a distância, polos e avaliação regulatória: narrativas de um quebra-cabeça(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-03-22) SANTOS, Rodrigo Oliveira; AZEVEDO, Adriana Barroso deEste estudo, vinculado à linha de pesquisa “Formação de Educadores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, teve como objetivo promover uma reflexão sobre o processo avaliativo a que estão sujeitas Instituições de Ensino Superior que, através do Polo de Apoio Presencial, ofertam Educação Superior a Distância no Brasil. As mudanças sociais e econômicas vividas ao longo das últimas décadas colocam em evidência a necessidade tal de reflexão, bastando se atentar ao crescimento de matriculas em cursos de graduação EAD e sua representatividade na oferta de Educação Superior na atualidade. Assim, da organização legal e do processo avaliativo regulatório vigente, tornou necessária a compreensão sobre o papel da Universidade enquanto instituição educacional, sua interação com a tecnologia e as condições ao qual a avaliação interpreta esta confluência sobre o caráter qualitativo. Nesse contexto, a perspectiva daqueles que vivenciam este processo avaliativo, na posição de avaliados, foi necessária para que o expresso fosse sua interpretação sobre a importância social e econômica de tal modalidade. Para tanto, o trabalho buscou investigar: Quais percepções emergem a partir narrativas dos profissionais que atuam na EAD quando refletem sobre os processos avaliativos realizados pelo INEP/MEC? Enquanto qualidade, a prática avaliativa vigente permite compreender com exatidão o complexo relacionamento entre os atores envolvidos no processo de transmissão do conhecimento no que tange estruturalmente um Polo de Apoio Presencial e seu envolvimento com a comunidade onde está inserida? Do ponto de vista teórico, compreender a Educação Superior e a Universidade (CASPER; HUMBOLDT, 2003; DIAS SOBRINHO, 2010; DEMO, 2010; SANTOS, 2011), o papel da EAD (MOORE; KEARSLEY, 2013; DRON, 2015), além das tratativas quanto à interação da sociedade e da educação com a tecnologia (PINTO, 2005; LÉVY, 1999; GABRIEL, 2015) até alcançar as relações avaliativas para qualificação da oferta de cursos e programas apoiados por novos meios de comunicação (DIAS SOBRINHO, 2003; SANTOS, 2014; MARTUCELLI, 2015; BALANDIER, 2015) do qual as reflexões procuraram este direcionamento sobre a Educação Superior, a EAD e sua avaliação da qualidade. Ainda as reflexões sobre os temas que emergem a partir de narrativas (CLANDININ; CONNELY, 2005; FREIRE, 2012, 2015) se tornaram chave para a abertura de novos entendimentos sobre o tema proposto. O corpus está constituído por seis entrevistas/conversas hermenêuticas ocorridas entre 2015 e 2016. A partir da análise hermenêutico-fenomenológica emergiram, das narrativas de vivências dos participantes sobre o processo avaliativo da EAD sobre o Polo de Apoio Presencial, reflexões sobre os caminhos adotados e seus impactos sobre a organização e oferta de cursos e sobre as instituições no Brasil.Item EJA digital: um estudo sobre a juvenilização e aplicação da modalidade EAD na educação de jovens e adultos(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-09) WOLFSOHN, Andrea Christina; AZEVEDO, Adriana Barroso de; SOUZA, Roger Marchesini de QuadrosEsta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos decorrentes da implementação da proposta da Educação a Distância (EAD) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como política pública, no município de Santos, na Baixada Santista, estado de São Paulo e possíveis relações estabelecidas com a Juvenilização da EJA. O marco teórico da investigação teve como fundamento obras de: Litto (2008); Arroyo (2008, 2011); Azevedo (2016); Corti e Souza (2012); Moran (2002), entre outros. Este estudo considerou inicialmente, para efeito de análise, documentos da esfera federal e proposições da Rede Municipal de Educação da cidade de Santos, São Paulo e, com base na abordagem qualitativa buscou captar quais impactos decorrem da implementação da proposta EAD na EJA como Política Pública no município de Santos, na Baixada Santista, estado de São Paulo e possíveis relações estabelecidas com a Juvenilização da EJA. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados em campo foram: o questionário aplicado a cinco entrevistados que exerceram funções relacionadas ao objeto da pesquisa, em escolas da zona urbana da cidade de Santos, estado de São Paulo nos anos letivos de 2016 e 2017 e a entrevista semiestruturada realizada com todos os entrevistados da amostra. Os dados levantados foram considerados segundo a metodologia da análise do conteúdo, de Bardin (2016). Constatou-se que a EJA Digital como metodologia de trabalho associando duas modalidades de Educação - a EJA e a EAD - vem apresentando no município de Santos uma proposta que denota a preocupação no atendimento a todos os cidadãos. Com proposta inovadora mediante o uso da tecnologia para estreitar as possibilidades de trabalho entre professores/tutores AVA, professores/tutores presenciais e o Educando, neste contexto, o atendimento à juventude da EJA ganha conotação especial, sobretudo, pela facilidade do uso de recursos tecnológicos em seu dia a dia. Constatou-se também que a Educação de Jovens e Adultos com vistas à Educação Básica é uma necessidade que influencia diretamente diversos aspectos na sociedade. Assim, enquanto não houver Política Pública eficaz e que atenda plenamente a demanda por meio de uma educação de qualidade, a dotação de mecanismos que minimizem as mazelas geradas pela baixa escolaridade devem ser buscadas de maneira a flexibilizar as oportunidades e equalizar o acesso a todos que não fizeram parte do processo educacional na idade ideal, princípio esse estabelecido na Constituição, como direito.Item Ensino híbrido na educação básica: narrativas docentes sobre a abordagem metodológica na perspectiva da personalização do ensino(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-11-24) CANNATÁ, Verônica Martins; AZEVEDO, Adriana Barroso deO tema central deste estudo é a prática pedagógica como referência de um programa de educação formal que traz como problema de pesquisa “Quais percepções emergem quando os professores da educação básica, redes privada e pública, promovem a aprendizagem com foco na personalização utilizando o ensino do ensino híbrido?” A pesquisa aqui conduzida tem como objetivo geral refletir sobre a experiência dos docentes a partir da mediação que integra, com o uso da metodologia, a tecnologia ao currículo. Em relação aos objetivos específicos, e tendo por base as experiências narradas e o entrelaçar das histórias (participantes e pesquisadora), analisam-se quais são os pontos de interconexão com os desafios, as aflições e as descobertas da docência em vista do uso da TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na promoção da construção do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho investigativo elaborada na modalidade narrativa autobiográfica e amparada na abordagem hermenêutico-fenomenológica para a interpretação das narrativas, considerando que a descrição dos fenômenos conduz à essência da experiência vivida. Com inspiração na pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly (2011), este estudo apoia-se tanto nos princípios teóricos da abordagem biográfica de Delory-Momberger (2012), Passeggi (2011) e Larrosa (1999), quanto na formulação hermenêutico-fenomenológica de M. Freire (2012). Os aportes teóricos se fundamentam nos seguintes autores: Horn e Staker (2015); Zabala (1998); Mizukami (1986); Moran (2015); Costa (1989); Almeida e Valente (2011); Perrenoud (2013); Santos (1994); Vieira Pinto (2005) e Vygotsky (1997). A investigação ainda apresenta um breve recorte histórico da escola tradicional e das aprendizagens ativas, além de citar estratégias didáticas de reconfigurações dos espaços de aprendizagem e desafios da docência na contemporaneidade. A tecnologia, o conhecimento e a personalização são aqui contextualmente abordados nas qualidades de conceito, de instrumento, de linguagem e de apoio, sem perder de vista as narrativas das experiências dos participantes. Ao fim, identificaram-se as percepções – por exemplo, em relação à prática docente e à tecnologia – de professores da educação básica, das redes pública e privada, com relação ao uso dos meios digitais em práticas pedagógicas e à promoção da aprendizagem personalizada com a utilização da metodologia do ensino híbrido.Item Ensino médio, língua portuguesa e portal educacional: percepções emergentes das narrativas de alunos inseridos em práticas de letramento digital(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-02-26) PERICO, Lucivânia Antônia da Silva; AZEVEDO, Adriana Barroso deA educação contemporânea está inserida num contexto de velozes e dinâmicas transformações sociais e culturais, principalmente com o avanço e incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no cotidiano das pessoas. Na Sociedade da Informação, na Era do Conhecimento, é preciso ir além do saber ler, escrever e digitar. A escola, por sua vez, de maneira ainda morosa, busca adequar-se às exigências do universo digital do qual participam seus agentes. O Ensino Médio, foco de preocupação e reflexão por todos os envolvidos no processo educativo dessa modalidade, tenta alcançar sua proposta de formação integral dos jovens para o exercício do trabalho e da cidadania. À disciplina Língua Portuguesa reserva-se a missão de conciliar o ensino da norma-culta com os gêneros discursivos de tal forma a promover a inclusão digital dos alunos nas diversas circunstâncias de letramento às quais são submetidos. Nesse âmbito, este trabalho investigou: Que percepções dos processos formativos emergem quando os alunos refletem acerca das práticas pedagógicas e das vivências nas aulas de Língua Portuguesa em atividades mediadas por portal educacional? O objetivo geral da pesquisa é provocar a reflexão nos professores, de tal forma que repensem suas práticas pedagógicas e seu papel no processo educativo a fim de promover uma experiência educativa mais condizente com a realidade dos alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de cunho investigativo, na modalidade narrativa, sob a luz de Clandinin e Connelly (2011). Pela inserção no cenário e proximidade afetiva com os participantes, assumiu-se o desafio de desenvolver uma pesquisa-ação, para isso, os instrumentos investigativos adotados foram: entrevista semiestruturada, diário de bordo, atividades realizadas no portal, conversas informais e caderno de campo. A análise dos dados permitiu a elaboração de oito categorias de análise, emergentes das narrativas dos participantes: interação e comunicação; sala de aula ampliada; gestão da aprendizagem; o registro de si e do outro; aprendizagem colaborativa e transformadora; incentivo à pesquisa; estudo autônomo; e, desafios. Os resultados alcançados apontaram para reflexões que não se encerram nas páginas deste trabalho, dentre elas destacam-se: a importância de ouvir o aluno para que as propostas pedagógicas sejam revistas e melhoradas; o testar, nas práticas diárias, é fundamental, é o buscar algo além do tradicional, em prol de um objetivo de aprendizagem definido; o desejo de aprender pode despertar no aluno o interesse pelo conhecimento, tornando-o mais autônomo em suas escolhas e caminhos; as TDIC podem colaborar com o processo de ensino e de aprendizagem, porém exigem envolvimento dos sujeitos, pois elas, enquanto instrumentos, não configuram o conhecimento, são os agentes que ao apropriar-se delas têm condições de obter o melhor de suas potencialidades. Futuros trabalhos poderão dar continuidade a este estudo e trazer grandes acréscimos ao contemplar as influências do uso das TDIC no cotidiano da escola, o que, certamente, será de grande contribuição para o cenário atual da Educação brasileira.Item Ensino superior e experiências docentes no ensino remoto emergencial durante a pandemia da covid-19(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-06-26) PEREIRA, Paulo César; AZEVEDO, Adriana Barroso deA Organização Mundial da Saúde doravante OMS declarou, em 11 de março de 2020, a emergência por contaminação do coronavírus como uma situação pandêmica, classificando-a como pandemia da covid-19. A partir desse cenário pandêmico, os ensinos público e privado foram afetados com o fechamento das unidades, inserindo os alunos na modalidade de ensino remoto emergencial. A pandemia da covid-19 impactou os estudos de bilhões de estudantes em diferentes países, conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura doravante UNESCO, agência da ONU responsável por acompanhar e apoiar a educação, comunicação e cultura no mundo. O objetivo geral, foi compreender a possibilidade da adaptação das práticas pedagógicas dos docentes, mediante as narrativas em cartas pedagógicas. Sendo três objetivos específicos, a saber: (i) mapear quais as práticas metodológicas dos professores durante a migração para o ensino remoto emergencial; (ii) descrever sob quais condições o ensino remoto emergencial ocorreu na Universidade Metodista de São Paulo doravante UMESP; e (iii) compreender a ressignificação por parte dos professores de suas práticas pedagógicas para melhoria da prática metodológica. Alguns questionamentos nortearam essa pesquisa, entre eles: Qual cenário os professores encontraram durante a covid-19? Qual a importância do professor em refletir sobre sua metodologia? Desta forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Quais percepções emergem das narrativas dos professores quando estes refletem sobre a sua própria prática pedagógica no período da covid-19? A escolha da metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa em caráter exploratório com o uso da pesquisa narrativa e teve seu corpus constituído por 5 cartas pedagógicas escritas por professores de diferentes cursos de graduação da UMESP, fundamentado por MINAYO (2001), JOSSO (2006) e CONNELY; CLANDININ (2015). O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre tecnologias e educação a distância de PRETI (2011), BACICH; TANZI; TREVISAN (2015), VALENTE (2019;2020), os processos de ensino e aprendizagem e estratégias pedagógicas para o trabalho em sala de aula de MORAES; PAZ-KLAVA (2005), ANASTASIOU (2012), MORAN (2015), os estudos sobre autonomia, autorregulação e aprimoramento na aprendizagem de KENSKI (2004; 2005), MASETTO (2009), MARQUES (2021), o estudo sobre as cartas pedagógicas de LAROSSA (2002), CONNELLY; CLANDININ (2004) e NÓVOA (2009), além do estudo sobre a fundamentação legal a partir das publicações do MEC de 1971 a 2024. Como resultado, procurei refletir sobre a prática docente, oferecendo uma visão mais cuidadosa tanto do educador como indivíduo quanto da sua formação pessoal e profissional. Dessa forma, busquei evidenciar que as práticas pedagógicas compartilhadas na elaboração de cartas pedagógicas contribuem para a ressignificação e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas no futuro.Item Estratégias na guia-interpretação e utilização da comunicação social háptica para pessoas surdocegas(Universidade Metodista de São Paulo, 2022) VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso de; SANTOS, Wharlley dos; SOUZA, Janete Menezes de; ROQUE, João Paulo Navega (org.); PAULA, Paula Menezes de (org.)O material didático "Estratégias na Guia-Interpretação e Utilização da Comunicação Social Háptica para Pessoas Surdocegas" (2022) resulta de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida por Elaine Gomes Vilela. Inserido no campo da acessibilidade comunicacional, o material foi elaborado no contexto de um curso de formação para guias-intérpretes, conduzido por meio da metodologia da pesquisa-formação, com a participação de 26 concluintes. O material constitui uma relevante contribuição para a formação de profissionais que atuam na mediação comunicacional de pessoas surdocegas, abordando estratégias de guia-interpretação e a utilização da comunicação social háptica, um sistema essencial para a interação e a autonomia desse público. Além de ter sido disponibilizado aos participantes do curso, o material permanece acessível a profissionais da área e interessados no tema, servindo como referência para estudos e práticas no campo da educação inclusiva e da acessibilidade. O impacto social desse trabalho é significativo, pois fortalece a capacitação de guias-intérpretes, contribuindo para a melhoria na comunicação e na qualidade de vida das pessoas surdocegas. Além disso, a pesquisa reafirma a importância da formação contínua de profissionais que atuam com acessibilidade, consolidando uma abordagem inclusiva e qualificada na mediação comunicacional.Item Experiência maker no processo de ensino-aprendizagem(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-29) JACOPUCCI, Fabiana Wanrhath; AZEVEDO, Adriana Barroso deO desenvolvimento tecnológico tem provocado diversas mudanças em nossa sociedade e essas transformações atingem o campo educacional. A Cultura Maker é uma das possibilidades de inserção da informática educacional nas escolas e têm contribuído com a formação cidadã, na medida em que estimula uma aprendizagem experiencial ao colocar a mão-na-massa no planejamento e na realização das atividades educativas. Diante disso, busco compreender a experiência de um professor orientador de informática educacional ao utilizar recursos tecnológicos com aspectos makers como potencializadores do processo de ensino-aprendizagem visando o protagonismo e autoria dos alunos. Sendo assim, faz-se necessário: (i) conhecer o professor que utiliza a cultura maker na prática docente, bem como a escola na qual está inserido e realiza as atividades pedagógicas; (ii) refletir sobre a trajetória de vida e formação profissional docente e (iii) compreender possíveis contribuições da (auto)biografização para a formação docente como dispositivo potencializador da autoria e protagonismo dos atores educacionais. Nesse trajeto, a opção metodológica que adoto é a pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade narrativa, fundamentada como método pela escola canadense representada por Clandinin e Connelly (2015), inspirada epistemologicamente na pesquisa (auto)biográfica em Aragão (2011) e Josso (2004); na concepção de educação e experiência em John Dewey (1929, 1973, 1997 e 2013) e Jorge Larrossa (2019). No que tange à formação docente, as contribuições se originaram em Demo (2000), Paro (2018), Pimenta (2012), Sacristán (1990) e Tardiff (2012). Os recursos metodológicos interpretativos da fenomenologia pautados nas concepções de Capalbo (1987), Sokolowski (2012) e Cerbone (2014) e da hermenêutica através das reflexões de Palmer (2018). A síntese de meu pensar anuncia a importância de valorizar a trajetória de vida e formação docente na qual as narrativas de si tornam-se dispositivos de uma apropriação dos saberes-docente adquiridos ao longo do exercício profissional e juntamente com a educação maker possibilita que a aprendizagem seja reconstrutiva e política contribuindo com o desenvolvimento do senso de autoria e protagonismo dos alunos em vias de uma formação cidadã.Item Metodologias ativas e TDIC nas práticas pedagógicas: um olhar sobre a formação e o trabalho docente no curso superior de tecnologia em hotelaria(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-08-28) GOMES, Luanda Fratchesca; AZEVEDO, Adriana Barroso deEste estudo foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Apresenta reflexões sobre práticas pedagógicas dos docentes do curso superior de Tecnologia em Hotelaria, de uma instituição de ensino superior privado, do município de São Paulo. Procura responder a seguinte pergunta: como o uso de metodologias ativas, no contexto da sala de aula do curso superior de tecnologia em hotelaria, pode proporcionar uma (re)organização das práticas dos docentes, numa perspectiva de ensino-aprendizagem significativa e ativa na era tecnológica? Refletindo sobre o papel do educador na era digital, é investigado o uso das tecnologias e a criatividade docente, considerando o emprego de metodologias ativas em sala de aula a partir das experiências educacionais. Foi organizado um curso de formação continuada sobre o uso de Metodologias Ativas e TDIC para os professores/participantes da pesquisa, a fim de que eles pudessem conhecer outras possibilidades de trabalhar com diferentes metodologias e tecnologia em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, na perspectiva formativa em modalidade narrativa, com foco na observação das experiências narradas, de maneira a visualizar um novo itinerário para o ensino superior e para uma aprendizagem significativa. Foram consideradas as vivências profissionais e acadêmicas dos professores, o que propiciam a elaboração de práticas diferenciadas, de acordo com o contexto da sala de aula de ensino superior em Hotelaria. Os resultados evidenciam a importância da formação continuada para instigar os professores a adotar novas práticas em sala de aula, conscientizando-os sobre o seu papel, promovendo as metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias na sociedade conectada em que vivemos.Item Narrativas de experiências vividas por docentes e discentes com uso de tecnologia de informação e comunicação – TDIC na educação básica(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-09-30) LIMA, Fabiana Anhas Barbosa; AZEVEDO, Adriana Barroso deVivemos um período de transformações políticas, econômicas, sociais e culturais que, a todo instante, nos impõe desafios. Neste contexto, nas últimas décadas, o uso da tecnologia tem sido ampliado na realização de diversas atividades cotidianas, na divulgação de informações, na comunicação, como forma de expressão e organização da sociedade. A escola, enquanto instituição social, precisa reconhecer esta nova realidade, esta diferente possibilidade de aquisição e transformação de saber, para que possa intervir, ressignificar e redirecionar sua ação, a fim de atender as demandas de seu tempo. O objetivo geral desta pesquisa, a partir da apresentação e análise de experiências realizadas com o uso de Tecnologias da Informação e Conhecimento, é o de refletir sobre como inserir estas ferramentas no processo de ensinar e aprender na escola a partir da visão de professores e alunos, visando a formação integral do educando. Deste modo, no desenvolvimento, entendemos como necessário conhecer e considerar o contexto histórico, bem como as perspectivas relacionadas a escola e seus protagonistas (professores e estudantes) na chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento. Ressaltamos a importância do docente (sua formação) e seu papel de mediador nos processos de aprendizagem, assim como a recepção à tecnologia, observando função e espaço de atuação desta. Destacamos experiências com a utilização de TDIC, realizada por professores e alunos, como a produção de game, revistas científicas, escrita de histórias, produções artísticas, blogs, vlogs, discussões em grupos presentes em redes sociais. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação e narrativa, em função do envolvimento com o grupo e com as atividades desenvolvidas, nas quais os participantes compartilham com o pesquisador suas histórias pessoais e de aprendizagem relacionadas às ações ou às atividades que realiza, fornecendo informações e indícios relevantes sobre o seu processo de formação ao longo do tempo. A revisão de literatura foi realizada por meio de análise bibliográfica e documental em livros, teses, dissertações, periódicos específicos sobre o assunto, além de artigos publicados na Internet. A coleta de dados foi realizada a partir de conversas informais, entrevistas semiestruturadas e filmagem dos relatos. A análise foi realizada a partir da abordagem hermenêutico-fenomenológica, que busca descrever e interpretar fenômenos da experiência humana, a fim de investigar a essência por meio da identificação de temas. Os resultados apontam para a necessidade e possibilidade da ampliação da utilização de TDIC como recurso no processo de ensino e aprendizagem, por meio de formação, diálogo, interação, intencionalidade, expectativas, esperança e seus desdobramentos.Item Narrativas de práticas em educação e tecnologia: a trajetória do professor digital(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-12-12) GALASSE, Bruno Tonhetti; AZEVEDO, Adriana Barroso deO presente trabalho buscou relatar práticas destacadas de professores de educação básica que utilizam as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na escola para fomentar novas possibilidades de construção de conhecimento na relação didático-pedagógica com os alunos Kenski (1998), Livingstone (2011/2012), Prensky (2001). A partir dos estudos, verifica como as TDIC contribuem para a aprendizagem que fomenta reflexões críticas e científicas, tendo como base o protagonismo dos alunos (FREIRE, P., 2006) na relação destes com o conhecimento. Os sujeitos da pesquisa são professores da educação básica de algumas escolas públicas e privadas. Para a seleção desses professores, buscou-se identificar o uso das tecnologias em diferentes contextos e abordagens, não sendo alvo desta pesquisa o uso da tecnologia com um fim em si mesmo, mas utilizada como suporte ou ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no âmbito escolar. Por meio da pesquisa narrativa de caráter (auto)biográfico e da abordagem hermenêutico-fenomenológica trazida por (FREIRE, 2012) de seis professores, o estudo procurou identificar em que medida o uso da tecnologia em sala de aula contribui e promove um maior envolvimento e protagonismo dos alunos, bem como de que forma esses professores tiveram contato com a tecnologia para que esta pudesse ser incorporada e vista como possibilidade de desenvolvimento do seu trabalho docente com os alunos.Item Narrativas de usos pedagógicos de ferramentas tecnológicas na docência do ensino médio(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-04-09) SARAGIOTO, Vivian Aparecida Vetorazzi; AZEVEDO, Adriana Barroso deO trabalho intitulado Narrativas de usos pedagógicos de ferramentas tecnológicas na docência do Ensino Médio tem como objetivo conhecer e mapear as experiências de professores do Ensino Médio que integram em sua prática pedagógica recursos tecnológicos através de suas narrativas, os quais atuam em escolas públicas da região de São Paulo. Sendo assim, a prática pedagógica com o uso de tecnologia se faz presente na docência do professor de ensino médio, transformando-o em agente mediador do processo ensino-aprendizagem. A metodologia da pesquisa se concentra na experiência dos professores que utilizam a tecnologia como ferramenta de sua prática mediante a investigação narrativa, a qual os autores Connely e Claudinin elucidam em sua obra. São ressaltados alguns autores durante a pesquisa exploratória e documental, como: Moran, Lévy, Perrenoud e Tardif, conceituando a atuação do professor em Freire e Zabala, mediando sua prática com a tecnologia, levando a resultados que propiciam um ensino adequado à aprendizagem. Os instrumentos investigativos da pesquisa adotados na pesquisa foram: entrevista semi-estruturada, conversas informais com os professores, registro dos participantes nos fóruns do Portal educacional e reuniões pedagógicas coma a coordenadora do Portal educacional. O processo organizativo da análise das narrativas dos docentes se realizou por categorias tais como: organização do conteúdo pelos professores, uso do Portal educacional e interdisciplinaridade. Nas narrativas dos participantes da pesquisa percebeu-se que o trabalho na comunidade virtual baseou-se em três pontos fundamentais: produção, troca de informações e apresentação de resultados. De acordo com os relatos apresentados pelos entrevistados conclui-se que o trabalho desenvolvido pelos professores é bastante rico e contribui para a troca de experiências entre docentes pesquisadores da rede, que diferenciam suas aulas através do uso de tecnologia por meio do Portal educacional. Destaca-se também como diferencial na pesquisa a escolha, pelos docentes, de algumas ferramentas com o uso do Portal.Item Narrativas e trajetória formativa de gestoras escolares no trabalho socioemocional com estudantes do ensino fundamental II(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-12) FANTOZZI, Vanessa Paiva Garcia; ROSSI, Valquíria Aparecida; AZEVEDO, Adriana Barroso deA escola tem um enfoque nas questões pedagógicas e sociais. Muitas questões de ordem emocional e comportamental, que apareciam no ambiente escolar, eram encaminhadas para atendimentos psicológicos a fim de que essas demandas fossem respondidas de forma a ver e responsabilizar a própria criança e seus familiares diante dessas queixas. Neste contexto, compreende-se que o percurso ao longo da educação básica é repleto dessas queixas, ansiedades e expectativas, sobretudo no ensino fundamental II com a entrada na adolescência. Diante dessa perspectiva, este trabalho de pesquisa visa apresentar a relevância da atuação do educador com o projeto intitulado “Projeto de Vida”, na abordagem socioemocional, com alunos do fundamental II de uma rede privada comunitária-confessional de ensino. O objetivo geral desse estudo é descrever os desafios das gestoras escolares frente ao desenvolvimento do trabalho socioemocional e como objetivos específicos apresenta-se:(i) Investigar a atuação das gestoras escolares e sua prática no desenvolvimento do trabalho socioemocional; (ii) apresentar o histórico do termo inteligência emocional e sua articulação com as competências socioemocionais; (iii) identificar a integração das competências socioemocionais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o "Projeto de Vida" no ensino fundamental II. O caminho metodológico utilizado é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa por meio da pesquisa-formação, alicerçado nas experiências de oito gestoras escolares sobre as vivências e aplicações do “Projeto de Vida” frente aos estudantes do fundamental II. Essa pesquisa contribuiu para que as gestoras escolares pudessem explorar suas próprias práticas e compreendessem a complexidade e a importância do trabalho socioemocional com os estudantes. As narrativas possibilitaram perceber transformações nas gestoras escolares referentes ao seu papel no contexto educacional.