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Item A comunicação social háptica e suas vias de construção: narrativas e experiências de guias-intérpretes e pessoas com surdocegueira em processos formativos(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-20) VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso deA comunicação social háptica é utilizada no Brasil em âmbito complementar na interação de pessoas surdocegas adquiridas. É perceptível a desinformação e carência na formação continuada de profissionais tradutores guias-intérpretes de língua de sinais (LIBRAS) sobre esta comunicação, tornando-se imprescindível a divulgação para favorecer o entendimento das pessoas surdocegas em diversas situações da vida em sociedade. Nesse contexto, pretende-se ampliar o olhar sobre a surdocegueira adquirida e os profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras. O objetivo é evidenciar a lacuna formativa na profissão de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras no Brasil, tendo como base as narrativas que emergiram do curso de extensão para o uso da comunicação social háptica. Dessa forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Que percepções emergem de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras quando utilizam a comunicação social háptica com pessoas surdocegas? No campo teórico foram adotados os estudos sobre a surdocegueira de Ikonomidis (2019), Maia (2008), Viñas (2004) e Rodrigues (2018); e a comunicação social háptica é explanada com Lathnen (1999;2018), Araújo (2019) e Vilela (2018). O caminho metodológico utilizado é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa na perspectiva adotada por Clandinin e Connelly (2015), por meio da pesquisa-formação nos moldes defendidos por Josso (2004;2010), alicerçado nas experiências dos participantes profissionais tradutores guias- intérpretes e feedback das pessoas com surdocegueira em consonância às experiências da pesquisadora. As experiências são apresentadas em formato de textos multimodais com hiperlinks que direcionam para hipertextos apresentados por cenas. As narrativas evidenciaram a importância da formação de profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras e as lacunas nos cursos existentes juntamente com a premência de reestruturação nos currículos a fim de promover qualidade no atendimento de pessoas surdocegas. A comunicação social háptica configura-se como um complemento essencial para interação e o protagonismo das pessoas com surdocegueira a torna significativa. A investigação realizada nesta tese pretende abrir caminhos para consolidar bases de construção de um projeto mais amplo para a inclusão de pessoas surdocegas, com proposições de estruturação da comunicação social háptica como língua.Item A formação nos cursos superiores de tecnologia: um estudo das narrativas discentes(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-12-04) BORREGO, Cristhiane Lopes; AZEVEDO, Adriana Barroso deNas últimas décadas assistimos a expansão da educação profissional, com o surgimento de novos Cursos Superiores de Tecnologia (CST), seguindo a demanda dos setores produtivo de bens e serviços. Este trabalho propõe a investigação do processo formativo de três estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Eventos e em Gastronomia, de uma instituição de ensino superior privada, na cidade de São Paulo. Como problema de pesquisa buscam-se respostas às seguintes perguntas: quais os fatores motivacionais conduzem o aluno a ingressar no CST?; quais as necessidades do educando para aprender/aperfeiçoar uma profissão?; e como o CST pode contribuir para que o aluno realize os seus planos? O objetivo é a investigação dos elementos que concorrem para o ingresso no ensino superior de curta duração e as perspectivas que colaboram para a formação profissional dos concluintes. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa, e posto que na pesquisa narrativa as pessoas são vistas como a corporificação de histórias vividas, não há como se estabelecer uma hipótese a ser confirmada ou refutada. O corpus selecionado para este estudo são as narrativas das experiências dos estudantes participantes da pesquisa, estabelecendo uma reflexão sobre as aprendizagens consolidadas ao longo da graduação. O que justifica essa escolha é a premência da discussão da aprendizagem sob o ponto de vista discente, respeitando a formação humana dos indivíduos na busca por uma educação que se constitua em um processo socialmente inclusivo. Como arcabouço teórico que sustenta a pesquisa estão os estudos sobre a educação profissional de Saviani (2013), Garcia (2000) e Peterossi (2014; 2003); estudos de formação de Josso (2004; 2010), Delory-Momberger (2012) e Pineau (2010); e as pesquisas sobre narrativa de Clandinin e Connely (2015), Ferrarotti (2010) e Josso (2004). Como resultados, destacam-se (i) o papel da atividade docente no contexto dos CST e a relevância do alinhamento da didática pedagógica às didáticas específicas, para a incorporação do conhecimento pedagógico aos conhecimentos técnicos aplicados, efetivando o processo multidimensional da educação e da atividade docente, e na perspectiva das IES foi possível identificar (ii) a relevância em promoverem a capacitação e a formação continuada dos professores, para a prática efetiva dos processos de construção da atividade docente em CST; e (iii) a necessidade das instituições de ensino estabelecerem um exercício estratégico, periódico e reflexivo, de aprimoramento da sua missão institucional, com vistas a empreenderem as mudanças que se fizerem necessárias diante dos desafios impostos pelas transformações inerentes ao ensino superior na modalidade CST. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Item As percepções de coordenadores e professores sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação na creche(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-06-09) BENEVIDES, Mônica De Souza; AZEVEDO, Adriana Barroso deEste trabalho intitulado de: as percepções de coordenadores e professores sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação (TDIC) no processo ensino-aprendizagem na creche, foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), pelo benefício Taxa CAPES/PROSUP. Nos últimos vinte anos a tecnologia digital passou a fazer parte da vida das pessoas com a ampliação da internet e aparelhos móveis. As crianças hoje já nascem nesse contexto, um mundo imerso nas tecnologias onde elas exploram novos saberes. É no espaço da creche, que se torna emergente repensar as práticas de ensino-aprendizagem. Os objetivos desta pesquisa estão centrados na investigação das percepções e compreensões de coordenadores e professores atuantes na creche do ensino público no município de São Bernardo do Campo sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo ensino aprendizagem na creche. Do ponto de vista teórico, temos por base estudos do desenvolvimento da criança pelos teóricos Winnicott (1971), Vygotsky (1996), Kishimoto (2011) e Folque (2011); além disso, abordamos os conceitos de TDIC por Castells (2016), Kenski (2007) Pretto e Pinto (2006) e Azevedo (2013-2014). A pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa segundo Flick (2009) na modalidade da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), na perspectiva autobiográfica, a partir das concepções trazidas por Ferrarotti (1988), Josso (2010) e Passeggi (2011). Compartilho a experiência de 3 professoras, 2 coordenadoras pedagógicas e 1 professora de ensino superior que atuou na creche. Todas elas compartilharam suas percepções no uso das TDIC no processo de ensino aprendizagem e os desafios da formação inicial para os professores da creche revelando que a investigação possibilitou concluir que para alguns profissionais que atuam na creche a tecnologia intimida e o uso desta linguagem não é recomendado anterior aos dois anos de idade. As crianças mesmo na creche denotam conhecimentos e habilidades motoras para lidar com esses instrumentos digitais, habilidades essas advindas do uso na vida cotidiana de maneira massiva e sem mediação dos pais. Não é o objeto que propicia o desenvolvimento do conhecimento, e sim a mediação realizada pelos docentes e pais acerca desses objetos e/ou conteúdos digitais. É perceptível a necessidade de formação aos pais para acompanhar o uso pelas crianças de objetos e conteúdos digitais.Item Avaliação na educação superior: o uso do U-Multirank(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-06-14) INNARELLI, Patricia Brecht; AZEVEDO, Adriana Barroso deA expansão do ensino superior ocorreu, principalmente, a partir dos anos 1990, com a realização de reformas educacionais como, por exemplo, a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD/EN) n.º 9394/96 e também com programas e políticas educacionais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI). Com essa expansão percebeu-se a necessidade de se desenvolver e se implementar métodos para a avaliação do desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, em 2004, foi criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com a finalidade de assegurar o processo de avaliação das IES, considerando os aspectos relacionados ao “ensino, pesquisa e extensão” e ao desempenho dos estudantes. Esse processo passou a ser realizado por meio de instrumentos como o ENADE, IGC, CPC, operacionalizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nesse contexto, surgiram os rankings acadêmicos, internacionais e nacionais, que têm sido considerados como fonte de informações sobre o ensino superior, não só em relação à construção e manutenção da reputação de uma instituição, como no auxílio para a escolha de um curso, dentre outros aspectos. Em 2008, em uma conferência da União Europeia, surgiu o U-Multirank, concebido como índice de cooperação do ensino superior e elemento estratégico para a avaliação e, consequentemente, melhoria do desempenho educacional. É nesse debate que esta pesquisa se insere, com foco nas universidades brasileiras, a partir da seguinte questão: o U-Multirank é um instrumento que permite aos gestores acadêmicos analisar a qualidade do ensino-aprendizagem e ter uma visão holística da instituição, identificando suas potencialidades e possibilitando a tomada de ações para promover melhorias? Assim, pretendeu-se neste estudo, como objetivo geral, identificar como o U-Multirank pode contribuir no avanço e nos processos avaliativos do ensino, da pesquisa e da extensão nas IES e, também, como objetivos específicos, analisar de qual maneira o U-Multirank pode potencializar o olhar holístico da instituição e sua relevância acadêmica e social; verificar como os resultados apresentados por esse ranking poderão auxiliar os gestores no processo de tomada de decisões estratégicas; e explorar o modelo proposto pelo U-Multirank, compreendendo as suas dimensões e aplicabilidade nas universidades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se em referencial teórico e análise documental. Como metodologia, foram realizadas entrevistas reflexivas com os responsáveis pela condução do processo e acompanhamento das avaliações das universidades que participam do U-Multirank. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas seguiu a proposta de Szymanski, Almeida e Prandini (2001, 2011, 2018) e Franco (2021). Como principais resultados obtidos pôde-se verificar a contribuição do ranking no avanço e nos processos avaliativos do ensino, pesquisa e extensão das IES. Foi possível inferir, também, que o U-Multirank pode, a partir dos resultados compartilhados, intensificar a visão geral das IES tanto acadêmica quanto socialmente, de modo que elas e gestores acadêmicos possam aperfeiçoar seus processos com vistas aumentar a qualidade do ensino superior.Item Do Desencanto à Esperança: narrativas de experiência de inclusão vividas por estudantes de Pedagogia na prática do estágio(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-11-17) RODRIGUES, Airton; AZEVEDO, Adriana Barroso deAs experiências e vivências que são percebidas no decorrer do período de estágio por estudantes da graduação em Pedagogia tem-se demonstrado de extrema complexidade quando se dão no acompanhamento junto aos alunos e alunas denominados deficientes, estes introduzidos na rede pública de ensino no município da Cidade de São Bernardo do Campo - SP, em virtude da legislação federal vigente, Lei 13.146/15, conhecida como “Lei de Inclusão”. O ordenamento jurídico torna compulsório o ingresso desses sujeitos na rede regular de ensino. Tais percepções ocorrem especificamente em relação às dificuldades que as graduandas enfrentam, as quais estão relacionadas à aplicação prática das teorias apresentadas na disciplina de Educação Inclusiva oferecidas na instituição de ensino superior no decorrer do curso, versus a realidade vivida em sala de aula. Considerando a possibilidade de reflexão por parte das alunas da pedagogia a respeito dos processos de estágio junto a alunos deficientes, como problema da pesquisa buscam-se respostas à seguinte pergunta: que percepções emergem das narrativas de alunas de Pedagogia quando refletem sobre seus processos de estágio junto a alunos deficientes, e quais impactos a legislação municipal pode trazer aos alunos de inclusão? A presente pesquisa tem por propósito apresentar e discutir, a partir das narrativas das experiências de alunas em processos de formação na prática do estágio, a gênese das distorções observadas e narradas entre a teoria e a prática, bem como seus consequentes desdobramentos. Dividido em cinco capítulos, a tese inicia com a jornada pessoal do pesquisador, diferencia experiência de vivência; trata da educação inclusiva, seus avanços e seus paradoxos; aprofunda a correlação entre método e metodologia, investiga o estágio na pedagogia e as aporias do ideal na experiência real; conclui com a abertura das experiências proporcionadas por um pensamento da identidade narrativa. Este estudo está fundamentado na abordagem qualitativa de cunho exploratório, na modalidade da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), na perspectiva autobiográfica a partir das percepções de Ferrarotti (2010) e Josso (2010), implicando de forma direta na investigação e formação de vínculo do pesquisador com as participantes, fator que propiciou a troca de experiências e resultados obtidos. As interpretações das narrativas foram amparadas nos estudos de Paul Ricoeur (2002), Heidegger (2015) dentre outros teóricos hermeneutas, possibilitando uma melhor compreensão das experiências e os reflexos alcançados nos sujeitos inseridos na educação inclusiva. Os resultados apontam a inadequação em relação aos objetivos propostos na legislação não só para os alunos de inclusão como também para as estagiárias em formação. O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Item Ensino superior e experiências docentes no ensino remoto emergencial durante a pandemia da covid-19(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-06-26) PEREIRA, Paulo César; AZEVEDO, Adriana Barroso deA Organização Mundial da Saúde doravante OMS declarou, em 11 de março de 2020, a emergência por contaminação do coronavírus como uma situação pandêmica, classificando-a como pandemia da covid-19. A partir desse cenário pandêmico, os ensinos público e privado foram afetados com o fechamento das unidades, inserindo os alunos na modalidade de ensino remoto emergencial. A pandemia da covid-19 impactou os estudos de bilhões de estudantes em diferentes países, conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura doravante UNESCO, agência da ONU responsável por acompanhar e apoiar a educação, comunicação e cultura no mundo. O objetivo geral, foi compreender a possibilidade da adaptação das práticas pedagógicas dos docentes, mediante as narrativas em cartas pedagógicas. Sendo três objetivos específicos, a saber: (i) mapear quais as práticas metodológicas dos professores durante a migração para o ensino remoto emergencial; (ii) descrever sob quais condições o ensino remoto emergencial ocorreu na Universidade Metodista de São Paulo doravante UMESP; e (iii) compreender a ressignificação por parte dos professores de suas práticas pedagógicas para melhoria da prática metodológica. Alguns questionamentos nortearam essa pesquisa, entre eles: Qual cenário os professores encontraram durante a covid-19? Qual a importância do professor em refletir sobre sua metodologia? Desta forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Quais percepções emergem das narrativas dos professores quando estes refletem sobre a sua própria prática pedagógica no período da covid-19? A escolha da metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa em caráter exploratório com o uso da pesquisa narrativa e teve seu corpus constituído por 5 cartas pedagógicas escritas por professores de diferentes cursos de graduação da UMESP, fundamentado por MINAYO (2001), JOSSO (2006) e CONNELY; CLANDININ (2015). O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre tecnologias e educação a distância de PRETI (2011), BACICH; TANZI; TREVISAN (2015), VALENTE (2019;2020), os processos de ensino e aprendizagem e estratégias pedagógicas para o trabalho em sala de aula de MORAES; PAZ-KLAVA (2005), ANASTASIOU (2012), MORAN (2015), os estudos sobre autonomia, autorregulação e aprimoramento na aprendizagem de KENSKI (2004; 2005), MASETTO (2009), MARQUES (2021), o estudo sobre as cartas pedagógicas de LAROSSA (2002), CONNELLY; CLANDININ (2004) e NÓVOA (2009), além do estudo sobre a fundamentação legal a partir das publicações do MEC de 1971 a 2024. Como resultado, procurei refletir sobre a prática docente, oferecendo uma visão mais cuidadosa tanto do educador como indivíduo quanto da sua formação pessoal e profissional. Dessa forma, busquei evidenciar que as práticas pedagógicas compartilhadas na elaboração de cartas pedagógicas contribuem para a ressignificação e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas no futuro.Item Estratégias na guia-interpretação e utilização da comunicação social háptica para pessoas surdocegas(Universidade Metodista de São Paulo, 2022) VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso de; SANTOS, Wharlley dos; SOUZA, Janete Menezes de; ROQUE, João Paulo Navega (org.); PAULA, Paula Menezes de (org.)O material didático "Estratégias na Guia-Interpretação e Utilização da Comunicação Social Háptica para Pessoas Surdocegas" (2022) resulta de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida por Elaine Gomes Vilela. Inserido no campo da acessibilidade comunicacional, o material foi elaborado no contexto de um curso de formação para guias-intérpretes, conduzido por meio da metodologia da pesquisa-formação, com a participação de 26 concluintes. O material constitui uma relevante contribuição para a formação de profissionais que atuam na mediação comunicacional de pessoas surdocegas, abordando estratégias de guia-interpretação e a utilização da comunicação social háptica, um sistema essencial para a interação e a autonomia desse público. Além de ter sido disponibilizado aos participantes do curso, o material permanece acessível a profissionais da área e interessados no tema, servindo como referência para estudos e práticas no campo da educação inclusiva e da acessibilidade. O impacto social desse trabalho é significativo, pois fortalece a capacitação de guias-intérpretes, contribuindo para a melhoria na comunicação e na qualidade de vida das pessoas surdocegas. Além disso, a pesquisa reafirma a importância da formação contínua de profissionais que atuam com acessibilidade, consolidando uma abordagem inclusiva e qualificada na mediação comunicacional.Item Experiência maker no processo de ensino-aprendizagem(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-29) JACOPUCCI, Fabiana Wanrhath; AZEVEDO, Adriana Barroso deO desenvolvimento tecnológico tem provocado diversas mudanças em nossa sociedade e essas transformações atingem o campo educacional. A Cultura Maker é uma das possibilidades de inserção da informática educacional nas escolas e têm contribuído com a formação cidadã, na medida em que estimula uma aprendizagem experiencial ao colocar a mão-na-massa no planejamento e na realização das atividades educativas. Diante disso, busco compreender a experiência de um professor orientador de informática educacional ao utilizar recursos tecnológicos com aspectos makers como potencializadores do processo de ensino-aprendizagem visando o protagonismo e autoria dos alunos. Sendo assim, faz-se necessário: (i) conhecer o professor que utiliza a cultura maker na prática docente, bem como a escola na qual está inserido e realiza as atividades pedagógicas; (ii) refletir sobre a trajetória de vida e formação profissional docente e (iii) compreender possíveis contribuições da (auto)biografização para a formação docente como dispositivo potencializador da autoria e protagonismo dos atores educacionais. Nesse trajeto, a opção metodológica que adoto é a pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade narrativa, fundamentada como método pela escola canadense representada por Clandinin e Connelly (2015), inspirada epistemologicamente na pesquisa (auto)biográfica em Aragão (2011) e Josso (2004); na concepção de educação e experiência em John Dewey (1929, 1973, 1997 e 2013) e Jorge Larrossa (2019). No que tange à formação docente, as contribuições se originaram em Demo (2000), Paro (2018), Pimenta (2012), Sacristán (1990) e Tardiff (2012). Os recursos metodológicos interpretativos da fenomenologia pautados nas concepções de Capalbo (1987), Sokolowski (2012) e Cerbone (2014) e da hermenêutica através das reflexões de Palmer (2018). A síntese de meu pensar anuncia a importância de valorizar a trajetória de vida e formação docente na qual as narrativas de si tornam-se dispositivos de uma apropriação dos saberes-docente adquiridos ao longo do exercício profissional e juntamente com a educação maker possibilita que a aprendizagem seja reconstrutiva e política contribuindo com o desenvolvimento do senso de autoria e protagonismo dos alunos em vias de uma formação cidadã.Item Metodologias ativas e TDIC nas práticas pedagógicas: um olhar sobre a formação e o trabalho docente no curso superior de tecnologia em hotelaria(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-08-28) GOMES, Luanda Fratchesca; AZEVEDO, Adriana Barroso deEste estudo foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Apresenta reflexões sobre práticas pedagógicas dos docentes do curso superior de Tecnologia em Hotelaria, de uma instituição de ensino superior privado, do município de São Paulo. Procura responder a seguinte pergunta: como o uso de metodologias ativas, no contexto da sala de aula do curso superior de tecnologia em hotelaria, pode proporcionar uma (re)organização das práticas dos docentes, numa perspectiva de ensino-aprendizagem significativa e ativa na era tecnológica? Refletindo sobre o papel do educador na era digital, é investigado o uso das tecnologias e a criatividade docente, considerando o emprego de metodologias ativas em sala de aula a partir das experiências educacionais. Foi organizado um curso de formação continuada sobre o uso de Metodologias Ativas e TDIC para os professores/participantes da pesquisa, a fim de que eles pudessem conhecer outras possibilidades de trabalhar com diferentes metodologias e tecnologia em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, na perspectiva formativa em modalidade narrativa, com foco na observação das experiências narradas, de maneira a visualizar um novo itinerário para o ensino superior e para uma aprendizagem significativa. Foram consideradas as vivências profissionais e acadêmicas dos professores, o que propiciam a elaboração de práticas diferenciadas, de acordo com o contexto da sala de aula de ensino superior em Hotelaria. Os resultados evidenciam a importância da formação continuada para instigar os professores a adotar novas práticas em sala de aula, conscientizando-os sobre o seu papel, promovendo as metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias na sociedade conectada em que vivemos.Item Narrativas e trajetória formativa de gestoras escolares no trabalho socioemocional com estudantes do ensino fundamental II(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-12) FANTOZZI, Vanessa Paiva Garcia; ROSSI, Valquíria Aparecida; AZEVEDO, Adriana Barroso deA escola tem um enfoque nas questões pedagógicas e sociais. Muitas questões de ordem emocional e comportamental, que apareciam no ambiente escolar, eram encaminhadas para atendimentos psicológicos a fim de que essas demandas fossem respondidas de forma a ver e responsabilizar a própria criança e seus familiares diante dessas queixas. Neste contexto, compreende-se que o percurso ao longo da educação básica é repleto dessas queixas, ansiedades e expectativas, sobretudo no ensino fundamental II com a entrada na adolescência. Diante dessa perspectiva, este trabalho de pesquisa visa apresentar a relevância da atuação do educador com o projeto intitulado “Projeto de Vida”, na abordagem socioemocional, com alunos do fundamental II de uma rede privada comunitária-confessional de ensino. O objetivo geral desse estudo é descrever os desafios das gestoras escolares frente ao desenvolvimento do trabalho socioemocional e como objetivos específicos apresenta-se:(i) Investigar a atuação das gestoras escolares e sua prática no desenvolvimento do trabalho socioemocional; (ii) apresentar o histórico do termo inteligência emocional e sua articulação com as competências socioemocionais; (iii) identificar a integração das competências socioemocionais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o "Projeto de Vida" no ensino fundamental II. O caminho metodológico utilizado é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa por meio da pesquisa-formação, alicerçado nas experiências de oito gestoras escolares sobre as vivências e aplicações do “Projeto de Vida” frente aos estudantes do fundamental II. Essa pesquisa contribuiu para que as gestoras escolares pudessem explorar suas próprias práticas e compreendessem a complexidade e a importância do trabalho socioemocional com os estudantes. As narrativas possibilitaram perceber transformações nas gestoras escolares referentes ao seu papel no contexto educacional.Item Narrativas na educação de jovens e adultos como qualificação e reflexão da prática dos educadores(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-06) FERREIRA, Alexandra Henriques; VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso deA Educação de Jovens e Adultos é constituída por uma grande população sem acesso e permanência escolar e tem sido objeto de debates e reflexões de professores e gestores. Em um Centro Público de Ensino Profissionalizante, no município de Santo André, as narrativas constituem o livro “Memória de Vida”, constituído por histórias de vida de alunos da EJA. Nesta perspectiva essa pesquisa tem como objetivo geral o estudo sobre a possibilidade de aprimoramento da Prática dos educadores, por meio da introdução das narrativas autobiográficas na EJA e tem como objetivos específicos: (i) refletir sobre as Prática e metodologias dos professores; (ii) compreender o papel da ressignificação das histórias de vida dos alunos, na Prática dos educadores; e (iii) aprimorar a qualidade de ensino na EJA. Alguns questionamentos nortearam essa pesquisa, entre eles: Qual tem sido a formação dos professores da EJA? Qual a importância de refletir sobre a prática e metodologia dos professores da EJA? As autobiografias dos estudantes auxiliam na prática dos professores? Desta forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Quais percepções emergem das narrativas dos professores quando estes refletem sobre a história de vida dos alunos? A escolha da metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa em caráter exploratório com o uso da pesquisa narrativa e terá seu corpus constituído por 5 cartas escritas por 5 professores que protagonizaram o processo de construção e introdução das experiências na sondagem e escuta dos alunos, a fim de aprimorar a Prática dos educadores em consonância com as práticas e memórias da pesquisadora. Como resultado refletimos sobre a prática docente, proporcionando uma visão mais atenta tanto ao educador como indivíduo, quanto à sua formação pessoal e profissional, contribuindo com a reflexão dos professores na elaboração de planejamentos e aulas a partir das cartas autobiográficas, possibilitando ações didáticas e formativas. Almejamos que essa pesquisa contribua de maneira significativa para o aprimoramento nos processos educativos na EJA, além de estimular a formação de professores bem como a relação pedagógica com os estudantes jovens e adultos.Item Pandemia do novo coronavírus e o uso das tecnologias digitais: oportunidades e desafios para novas práticas pedagógicas na educação técnica profissionalizante de nível médio(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-25) CANADO, Tania Guidotti; AZEVEDO, Adriana Barroso deO ano de 2020 suscitou na humanidade uma mudança de comportamento em diversos segmentos para se adequar à pandemia desencadeada pelo novo coronavírus – COVID-19, neste cenário a educação sofreu grande impacto com a suspensão das aulas presenciais e a utilização de recursos tecnológicos para a continuidade do período letivo. Este trabalho propõe a investigação do processo de adaptação das aulas presenciais para as aulas remotas, com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em meio a pandemia do novo Coronavírus na área da educação profissionalizante de nível médio. Como problema de pesquisa buscam-se respostas às seguintes perguntas: como os docentes reagiram às rápidas necessidades de adaptação das aulas presenciais? quais as mudanças na percepção dos docentes sobre o uso das tecnologias nas aulas remotas? e como os docentes avaliam os desafios e as oportunidades para a inclusão digital na educação técnica profissionalizante? Para corroborar o projeto, propomos três objetivos, a saber: (i) compreender o papel das tecnologias digitais na prática pedagógica durante as aulas remotas; (ii) analisar a percepção dos docentes sobre como a aplicação dos recursos digitais pode contribuir para potencializar as práticas pedagógicas e para a construção do conhecimento; (iii) mapear, a partir desse estudo, as principais oportunidades, desafios e experiências na aplicação das aulas remotas, com o uso de recursos digitais, durante o isolamento social. O corpus selecionado para este estudo são as narrativas de 3 (três) docentes participantes da pesquisa, estabelecendo uma reflexão sobre a atuação docente na elaboração e aplicação das aulas remotas, nesse período de pandemia, na atuação docente de formação profissionalizante de nível médio. O que justifica essa escolha é a intensa expansão do uso tecnologias digitais durante a pandemia do novo Coronavírus – Covid-19 e a necessidade de se melhor compreender o papel do professor e do estudante em uma proposta de condução da atividade didática que atenda às demandas da sociedade atual. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre formação docente de Pimenta (2012), Tardif (2014), estudos sobre metodologias ativas de aprendizagem de Moran (2018), Garret (2015), estudo sobre tecnologias interativas de Tori (2017) e Almeida (2011), as pesquisas sobre narrativa de Clandinin e Connelly (2015), Josso (2010) e a legislação vigente durante o período excepcional de pandemia. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa. Como resultados apresento alguns desafios encontrados nas atividades de prática pedagógica durante as aulas remotas, com destaque para a falta de infraestrutura, falta de orientação e incentivo ao uso das tecnologias, falta de troca de espaços e falta de formação docente na Educação Profissional(EP), mas por outro lado é possível afirmar que o cenário contribuiu para evidenciar algumas oportunidades como a necessidade de ampliação de estudos na área da educação profissional, compreender a relevância e contribuições das TDIC na EP, destacar a importância dos saberes experienciais na prática docente e principalmente salientar a necessidade de desenvolvimentos de Programas de Formação de Professores da EP.Item Percepções sobre a justiça restaurativa sob a ótica dos participantes envolvidos: estudo de uma escola da Baixada Santista - São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-01) SANTOS FILHO, José Valdemar dos; AZEVEDO, Adriana Barroso deEsta é uma pesquisa de caráter qualitativo, com cunho narrativo, na modalidade autobiográfica. Pensando na escola como lugar adequado para as interações, aprendizado e socialização e percebendo a necessidade de ressignificar os sistemas de políticas educacionais com a proposta de melhor atender aos alunos, nasceu o tema: As percepções sobre a Justiça Restaurativa sob a ótica dos próprios participantes envolvidos: estudo de uma escola na Baixada Santista. Analisando a inserção da Justiça Restaurativa com foco na Educação Básica, pretendo responder a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as percepções emergem sobre o uso das resoluções de conflito, quando os professores promovem aprendizagem significativa, utilizando as técnicas da Justiça Restaurativa com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), da cidade de Santos/SP? A Justiça Restaurativa tem na fundamentação e na estrutura conceitual o diálogo como caminho para a resolução de conflitos. O objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre o que emerge da reflexão de alunos e professores do 3º ano do Ensino Fundamental, participantes do projeto sobre o foco da Educação na Justiça Restaurativa e seus desdobramentos nos alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade de Santos/SP. Compartilhar os desafios e as complexidades contidas neste projeto. Dar ouvido e voz a cada ação, compreendendo que a Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico, é a arte do encontro e do perdão. Entender o significado do círculo da Construção da Paz, da meditação e da fruição, que são características deste Programa, possibilita resgatar as relações que foram quebradas. São objetivos específicos desta pesquisa contextualizar a Justiça Restaurativa, promovendo uma melhor compreensão sobre o tema; explicitar o papel do professor na construção de práticas mais efetivas e nas transformações dos alunos e dos professores envolvidos neste processo; descrever a experiência de implementação e desenvolvimento do Programa de Justiça Restaurativa na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Santos/SP. Esta investigação teve seu início no ano letivo de 2018. Foi realizada com duas turmas de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, totalizando 7 alunos e 7 professores. As experiências narradas, corpus da pesquisa, são analisadas a partir de uma abordagem interpretativa. A fundamentação teórica desta investigação tem como base as narrativas autobiográficas de Clandinin e Conelly, destacando aspectos do Programa da Justiça Restaurativa de Howard Zehr com o Judiciário e de Kay Pranis com os Processos Circulares. Foi possível constatar que: a JR melhorou o comportamento da classe e dos alunos; os círculos trazem paz e energia; escola, família e alunos precisam estar juntos.Item Programa licenciaturas internacionais: impactos na formação de docentes para a educação básica(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-28) PESSONI, Rosemeire Aparecida Bom; AZEVEDO, Adriana Barroso dePolíticas públicas têm seu assento nas democracias porque se relacionam com os arranjos institucionais de governos e as condições adequadas que se tornaram necessárias para promover a governabilidade. Assim, a política educacional interage com os projetos nacionais de desenvolvimento e com as demandas da sociedade organizada. É nesse contexto tendo como tema central a Educação Superior (ES), com enfoque nas políticas públicas de fomento à formação docente que essa tese foi desenvolvida. Dentro desse aspecto, o trabalho tem como recorte a análise do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) das Edições I a V (2010 a 2014), que contaram com o fomento da CAPES e, mais especificamente das Edições I e II (2010 e 2011), com a participação dos bolsistas da Universidade Metodista de São Paulo. O principal objetivo foi identificar sob que aspectos a participação no PLI contribuiu para melhorar a qualificação dos estudantes de graduação em licenciatura e a aumentar a valorização da carreira docente. A fundamentação teórica sobre globalização e a internacionalização do ensino superior e o aumento da mobilidade estudantil foi baseada principalmente nos seguintes autores: Altbach e Knight (2007); Contel e Lima (2007); Fonseca, Esteves e Iorio (2015); Gacel-Ávila (2005); Knight (2003, 2005, 2011); Lima e Maranhão (2009, 2011); Morosini (2006, 2014) e Stallivieri (2009, 2017). A fundamentação teórica que aborda o histórico do ES no Brasil foi baseada nos trabalhos de Cury (2010); Marinho, Polidori e Ono (2012); Nunes (2007) e Schwartzman (2015). O método de estudo de caso (YIN, 2001) constitui-se na estratégia elencada nesta pesquisa, uma vez que investiga o fato em sua temporaneidade, no âmbito da vida real, preservando suas características e significados. Com o objetivo aprofundar a análise, foi realizada a construção da trajetória institucional do PLI na Universidade Metodista de São Paulo, buscando acompanhar as diferentes fases do programa, desde sua concepção, formulação e implementação até a sua operacionalização final. Buscou-se também conhecer suas fases por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores institucionais envolvidos nos diferentes níveis hierárquicos (coordenadores de curso e professores) e com os estudantes, foco principal do trabalho. O PLI, como um programa de mobilidade internacional direcionado exclusivamente aos estudantes de licenciatura trouxe uma valorização da área por igualar a possibilidade do intercâmbio antes voltadas aos estudantes de bacharelado, a exemplo do Ciências sem Fronteiras (CsF). Os bolsistas foram unânimes em apontar o crescimento e a maturidade que obtiveram com a vivência em outro país e com o programa de mobilidade. Fato também ressaltado pelos gestores (coordenadores e professor) entrevistados. O mesmo não se verificou com relação à formação acadêmica, não se percebeu uma diferença expressiva entre os conteúdos abordados nas disciplinas cursadas em Portugal e no Brasil.Item STHEAM: narrativas de experiências (trans)formadoras na sala de aula no século XXI(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-10) LIMA, Fabiana Anhas Barbosa; AZEVEDO, Adriana Barroso deA escola ocupa posição central na elaboração de conhecimentos, no convívio em grupo e exercício da cidadania. A pesquisa emerge de experiências desenvolvidas por docentes, discentes e equipe de gestão, realizadas em virtude de inquietações provocadas pela sala de aula contemporânea em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo por meio do grupo de pesquisa GENTE (Grupo de Estudos e Narrativas com o uso de Tecnologia em Educação). A questão norteadora que se apresenta é “o que emerge quando docentes, discentes e gestores educacionais, com trabalhos diferenciados pedagogicamente, refletem sobre suas experiências (trans)formadoras e como ressignificam o papel da escola (aprendizagem) para o atendimento de demandas do século XXI?”. Os objetivos da pesquisa intencionam, conhecer os princípios e fundamentos do STHEAM (Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia, Artes e Matemática) ambientados à realidade brasileira, de aprendizagens por propósitos, que conduzem à reflexão, emancipação, ação e intervenção na realidade. Encontro experiências efetivadas por projetos em diferentes etapas escolares, de maneira transdisciplinar, a partir de problemas significativos em contextos reais. As implicações e o envolvimento com o objeto de estudo potencializaram e fundamentaram a escolha metodológica pela pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa autobiográfica, a partir das proposições de Clandinin e Connelly (2011), Josso (2010) e Passeggi, Vicentini e Souza (2013), estruturadas pelas vozes dos participantes de escolas públicas e privadas de Educação Básica, em entrelaçamento com aporte teórico de Dewey (1959), Larrosa (2002), Freire (2002), Moran (2017), Bacich e Holanda (2020). A investigação e coleta de dados foram realizadas por método híbrido, através de encontros presenciais individuais, coletivos e digitais, com a oferta de um curso de extensão, organizado em movimentos reflexivos e formativos, para reconhecimento das trajetórias, diálogo sobre conceitos e concepções sobre as práticas. O desenvolvimento da pesquisa implica, em identificar a articulação das dimensões sociológica e pedagógica no interior de um mesmo projeto, por meio da reflexão, reconhecimento de aspectos históricos e temporais do século XXI, em especial a dimensão funcional e pragmática das hegemonias que o mundo moderno e o capitalismo estabelecem, promovendo influências na Educação. Nesta perspectiva, demonstra como as relações dos atores (estudantes, professores e gestores) vão se constituindo na escola contemporânea, confrontando-se com significados sociais e dualidades em busca da desnaturalização de certezas e participação consciente na transformação daí decorrente. Por fim, apresenta experiências autorais que revelam modos de fazer e a importância do processo em jornadas de aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos. Os resultados indicam o desenvolvimento de etapas recorrentes nas experiências, sistematizadas por meio da proposição de um caderno de itinerância STHEAM. Pautada pelos resultados, defendo a necessidade de organização de um Projeto Formativo, a partir da organização que perpassa pelos conceito de experiência como força motriz em interação com a tríade: reflexão, autoria e colaboração, como um conjunto de ações fundamentais que ampliam os referenciais para o ensinar, aprender e para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das demandas socioeducacionais deste século.