Teses
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/20
Teses
Navegar
Navegando Teses por Autor "BALSAMO, Simone"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O desenvolvimento das competências socioemocionais na educação profissional(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-11-27) BALSAMO, Simone; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta tese de doutorado analisou o desenvolvimento das competências socioemocionais, especificamente nos cursos de educação profissional. A proposta foi confrontar os impactos na convivência escolar com o incremento das competências socioemocionais, observando mudanças geradas para a transformação social, relacionadas à formação pessoal e à profissional para a atuação no mercado de trabalho. Procurou-se respostas à questão: De que forma as competências socioemocionais podem impactar o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de nível técnico da educação profissional? Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, não mensurável, mas que se aprofunda em estudar grupos sociais, segundo as concepções metodológicas de Bogdan e Biklen, Gil, Lakatos e Marconi, Minayo e Szymanski, Almeida e Prandini, para a construção dos instrumentos de pesquisa: a transcrição e a análise do conteúdo das entrevistas. Como embasamento teórico, foram estudados os autores: Perrenoud, que aborda sobre as competências e habilidades nas escolas; Piaget e Vygotsky, nos temas de relações e interação social, dando luz e completando esse contexto sobre convivência escolar. Com relação aos resultados obtidos, constata-se que ao trabalhar com as competências socioemocionais, há uma convivência escolar mais harmoniosa, acolhedora e empática, pois os estudantes interagem socialmente melhor em sua formação na educação profissional. Com a intensificação do desenvolvimento das competências socioemocionais durante os cursos de educação profissional, o processo de ensino-aprendizagem agrega valores sociais e há uma preferência na empregabilidade dos discentes formados com as competências específicas, abordando também as soft skills (habilidades interpessoais).