Dissertações
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/1
Dissertações
Navegar
Navegando Dissertações por Autor "BATISTA, Cássia de Lourdes Lopes"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Carta da Terra e o projeto político pedagógico: perspectivas docentes em uma escola pública de ensino fundamental(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-10-03) BATISTA, Cássia de Lourdes Lopes; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesVivemos atualmente um momento que demanda atenção e preocupação do papel da educação e da escola em si, considerando a atual situação da vida no nosso planeta, em decorrência dos problemas ambientais e da ausência de reflexão sobre a necessidade da adoção de valores, atitudes e comportamentos que demonstram uma nova percepção da Terra. Neste contexto, buscamos com esta pesquisa envolver docentes, no sentido de problematizar essa realidade, promovendo uma sociedade mais justa, democrática, pacífica e sustentável. Para tanto, trazemos para esta discussão um documento que traduz e dá significado a esse debate: a Carta da Terra. Partindo de tais considerações, formulamos a seguinte questão: quais são as constatações e eventuais mudanças consideradas necessárias pela equipe docente para que o Projeto Político Pedagógico (PPP) contemple os atuais debates acerca da preservação da vida no planeta tal qual preconiza a Carta da Terra? Neste estudo temos como hipótese que pelo fato desse documento possivelmente ainda não ter sido assumido como política educacional em âmbito federal, seu desconhecimento pode trazer implicações para a formação docente e práticas pedagógicas. Temos como objetivo geral elaborar propostas e estratégias juntamente com a equipe docente de uma escola de Ensino Fundamental no município de São Bernardo do Campo para fortalecimento de um PPP que tenha como compromisso central a formação integral de um sujeito equalizado com o planeta e todos os seres que nele vivem. Quanto aos objetivos específicos, propomos: (i) analisar o PPP dessa instituição para identificar quais práticas se aproximam dos princípios da Carta da Terra; (ii) verificar de que forma é possível incluir os princípios da Carta da Terra no PPP; (iii) elaborar coletivamente propostas e estratégias para a inserção intencional da Carta da Terra no PPP e nas práticas pedagógicas docentes. O que justifica a escolha desta pesquisa é a possibilidade da inserção dos princípios da Carta da Terra no PPP da unidade escolar como grande aliada para a reflexão sobre o cenário em que nos encontramos atualmente. Entre autores e legislação pertinente, são fundamentos deste trabalho os estudos sobre a Carta da Terra, as contribuições de Moacir Gadotti acerca dos princípios da Carta da Terra na Educação e de Paulo Freire para discutir nossa responsabilidade em relação à vida no e do planeta. O PPP da escola pesquisada também serviu como documento de base para as discussões. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com base nos encontros inspirados nos Círculos de Cultura de Freire, registrados e analisados posteriormente. Inferimos que, das cinco participantes nesses encontros, apenas duas conheciam de forma superficial a Carta da Terra. Todavia, muitos objetivos elencados no plano de curso se aproximam dos princípios desse documento. Observamos também que as docentes demonstraram criticidade e percepção sobre a necessária revisão do PPP para a inserção intencional de tais princípios, ressaltando a necessidade do conhecimento e do estudo da Carta da Terra por toda a equipe, visando o engajamento coletivo e o desenvolvimento de vínculo com a comunidade local, bem como a melhoria de suas práticas e, consequentemente, a transformação da realidade dessa comunidade.