Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
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Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde por Autor "CORTEZ, Pedro Afonso"
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Item Engajamento no trabalho docente: refinamento de modelos teóricos e de mensuração para contextos educacionais(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-06-30) TAGAVA, Regina Fujiko; CORTEZ, Pedro Afonso; ZARIFE, Pricila de SousaA presente tese parte dos desafios substanciais apresentados à gestão e avaliação da educação, cujas implicações melhorem as condições organizativas que otimizam o bem-estar e a saúde dos professores. Foram propostos seis estudos. O primeiro estudo identificou as categorias estruturantes para a gestão do trabalho docente por meio de uma revisão de literatura, qualificando-se em quatro categorias temáticas: práticas e formação docente, condições de trabalho, políticas e regulação do trabalho, e saúde no trabalho. As contribuições propõem uma agenda de pesquisa e ação que se proponha a otimizar os contextos concretos educacionais existentes no Brasil e América Latina. O segundo estudo objetivou revisar a literatura das definições e dos modelos teóricos de engajamento, identificando que o nível de teorização das perspectivas variou entre características pessoais e organizacionais, contextualizadas no ambiente de trabalho, sendo possível categorizar as definições do construto nas perspectivas: contrário ao Burnout, motivacional afetivo, multidimensional, organizacional e tridimensional. A contribuição do estudo foi dimensionar os conceitos do engajamento do trabalho para uma melhor compreensão do fenômeno, otimizando eventuais aplicações de tal aporte teórico. O terceiro estudo revisou as medidas e fatores avaliados do engajamento no trabalho na literatura, identificando modelos teóricos avaliados pelas medidas, a predominância de fatores, o grupo participante, a nacionalidade de investigação e as evidências de validade baseada no conteúdo. A contribuição foi qualificar que entre as diferentes medidas, a escala UWES - Utrecht Work Engagement Scale apresenta propriedades psicométricas otimizadas e replicáveis em diferentes contextos, o que indica a robustez teórica e empírica das elaborações pautadas nos modelos multidimensionais de engajamento no trabalho. O quarto estudo pretendeu revisar na literatura as variáveis relacionadas ao engajamento no trabalho, identificando participantes de diferentes áreas de atuação nesta revisão, além de evidenciar diferentes variáveis com efeitos positivos, negativos e inconclusivos frente ao engajamento no trabalho. A contribuição está na clarificação dos preditores e consequentes do construto a fim de otimizar as proposições políticas e práticas do desenvolvimento do engajamento no trabalho. O quinto estudo objetivou buscar evidências de validade confirmatórias para estrutura interna da Escala de Engajamento no Trabalho de Professores (EEP) no contexto brasileiro, reconhecendo a confirmação de evidências psicométricas apropriadas para a EEP. A contribuição está no aprimoramento teórico conceitual nos fatores engajamento social com os colegas e engajamento cognitivo comportamental para otimizar a proposta de avaliação. O sexto estudo buscou evidências de validade para a estrutura interna da Escala Reduzida de Engajamento no Trabalho de Professores (R-EEP) no contexto brasileiro, identificando que os indicadores de validade demonstraram estrutura interna, consistência interna e validade critério adequadas. A contribuição está em redesenhar o modelo teórico e empírico de avaliação proposto para a R- EEP. Por fim, apresentam-se as conclusões da presente tese que integram as contribuições prestadas ao campo educacional e do trabalho para atuação frente à gestão educacional e promoção de melhores condições laborais aos docentes tendo o engajamento no trabalho como variável central. Destaca-se como principal implicação da corrente tese a possibilidade empregar os modelos teóricos e empíricos para gestão educacional.