Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/4
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião por Autor "ANDRADE, Weverson Marques de"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Religião, educação e utopia na obra Pampaedia de Jan Amós Comenius(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-22) ANDRADE, Weverson Marques de; WIRTH, Lauri EmilioA pesquisa tem como objetivo principal identificar os elementos que fundamentam o conceito de utopia desenvolvido por Jan Amós Comenius em sua obra Pampaedia. Acreditamos existir em Comenius um claro deslocamento do conceito universalista de salvação do âmbito da religião para o da educação, levando o autor a desenvolver assim um amplo projeto utópico de reformas políticas e religiosas a serem gestadas pela instituição escolar. A fonte principal de nossa pesquisa será a obra Pampaedia, por oferecer a perspectiva madura e mais bem-acabada do pensamento comeniano. Busca-se ainda referenciais nas obras Escola da infância, O labirinto do mundo e o paraíso do coração, Didática Magna, O único necessário e Panorthosia, todas do próprio autor, além de bibliografia auxiliar. No primeiro capítulo se discute brevemente alguns dos desafios relativos ao estudo biográfico de Jan Amós Comenius, especialmente no contexto brasileiro, para em seguida esboçarmos, a partir de nossas perspectivas, uma breve análise histórica sobre a figura do pensador checo e seu contexto. Em seguida analisaremos as bases do pensamento pedagógico comeniano, analisando inicialmente a herança do pensamento educacional da Reforma Protestante, o conceito comeniano de Pansofia, essencial para a compreensão do conceito de educação comeniano, analisado em seguida a partir da obra Didática Magna. Por fim, o terceiro capítulo tenciona compreender os elementos que compõem o projeto utópico comeniano em sua obra Pampaedia. Apresentaremos temas relacionados às áreas da teologia, história, política e educação.