Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Autor "KUNIYOSHI, Márcio Shoiti"
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Item Colaboração e vantagem competitiva na cadeia de valor: um estudo no setor de autopeças(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-25) GONÇALVES, Alexandre dos Santos; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiO estudo da vantagem colaborativa e competitiva na cadeia de valor visa descrever e analisar as formas e motivos pelos quais existe a relação entre os elos, e como tais processos ajudam esta relação a gerar valor e competitividade em seu mercado de atuação. Diante desse cenário competitivo, a busca das empresas por menores prazos e custos, melhor qualidade e flexibilidade é uma constante. Desta forma, as empresas de reposição de autopeças têm desenvolvido novas configurações da gestão da cadeia de valor em um novo padrão de relacionamento com os fornecedores. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, empregou-se o método de estudo de caso para a coleta de dados. Foi entrevistado, in loco, o profissional da área de logística de uma empresa de autopeças de grande porte, localizada na cidade de São Paulo, buscando-se verificar a utilização da cadeia de valores e as suas práticas colaborativas. O resultado da análise demonstrou que a empresa ainda se encontra em processo de iniciação da sua cadeia de valor. Também foi possível verificar que as possíveis mudanças no modelo de negócios, por meio da reconfiguração e reestruturação de sua cadeia de valor, mais especificamente, a extensão da cadeia aos parceiros, poderão oferecer um diferencial a esta empresa de autopeças e, consequentemente, a seus clientes.Item Compartilhamento do conhecimento: um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-30) KONAKA, Carlos Takashi; KUNIYOSHI, Márcio Shoiti; VIEIRA, Almir MartinsEsta pesquisa tem como objetivo compreender como a gestão do conhecimento e seu compartilhamento podem ser utilizados para melhorar o desempenho e qualidade do trabalho do corpo docente e gestores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em São Bernardo do Campo. Como o conhecimento é um dos ativos intangíveis de alto valor para a gestão das organizações modernas, passa a ser um diferencial pelas instituições, ainda mais nos dias de hoje, em que há uma variedade de faculdades e universidades à disposição dos estudantes, e são necessários profissionais capacitados para a criação de vantagem competitiva. Assim sendo, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados à gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento e gestão de IES demonstrados na fundamentação teórica. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa qualitativa, mediante a utilização do método de estudo de caso, por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e presenciais, ocorridas em junho e julho de 2019. Foram entrevistados três coordenadores da IES pesquisada. Os resultados indicaram que o programa de compartilhamento de conhecimento chamado "Atualizo 3.0" promovido pelos diretores, reitores e pró-reitores é o momento em que todos os campi se unem e trocam informações sobre técnicas e métodos didáticos que podem ser utilizados em sala. Apesar disso, foi apresentada uma carência em sistemas computacionais que ajudassem no uso do conhecimento dos envolvidos, e um desinteresse na participação de alguns membros, mas mesmo assim, todos os que participaram do programa “Atualizo” sempre saem satisfeitos e com novas ideias para aprimorarem seus trabalhos em sala de aula. Assim, observa-se na prática, que haver um programa de compartilhamento e gestão dos saberes, facilitam o engajamento para a gestão de IES.Item Espiritualidade nas organizações: um estudo de caso de sua influência na cultura organizacional(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-08) CALDAS, Jalmar Ribeiro; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiA partir da década de 1990, com o advento da “Nova Economia” e o processo de globalização, as organizações começam a passar por ciclos de transformações estruturais em função de mudanças socioeconômicas cada vez mais frequentes. Como consequência a única regra passa a ser a incerteza. Tendo em vista este conjunto de fatores de transformação dos tempos atuais é que as organizações e o ser humano passam a sentir a necessidade de uma dimensão maior, que os englobe, integre e complete de forma holística e simbiótica. Surge então uma nova dimensão como forma de complemento e resposta as suas dúvidas e necessidades: a espiritualidade. A espiritualidade passa a ser o “amálgama”, a diferenciação para uma organização competitiva e lucrativa e o elo com seus colaboradores. Além disso, torna-se o fator que norteia a interação entre o indivíduo, o ambiente de trabalho e a sociedade, gerando dinâmicas mais salutares, produtivas, e acima de tudo, mais éticas e humanas. É a partir desta nova perspectiva e necessidade das esferas humana e corporativa que o tema espiritualidade organizacional assume importância cada vez maior e mais proeminente nos meios científico e corporativo do século XXI. A espiritualidade vem, desta forma, ocupar uma lacuna criada no processo de globalização: globalizou-se a economia, mas não o social, o humano, e consequentemente as culturas organizacionais. É dentro deste contexto complexo que esta pesquisa tem por intento avaliar como a espiritualidade influencia a cultura e os valores organizacionais, como é percebida por gestores e colaboradores, quais são seus resultados e como isto se sustenta, ou não, ao longo do tempo. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as influências das dimensões da espiritualidade no contexto da cultura corporativa de uma organização privada e como esta dinâmica ocorre. Para tal intento, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com o método de estudo de caso em uma organização multinacional privada de São Paulo. Desse modo, por meio da triangulação de dados, foi possível constatar que a entidade pesquisada se trata de uma organização que tem em sua cultura organizacional valores de espiritualidade que são praticados, documentados e percebidos por seus funcionários na realidade da organização. Houve destaque para uma dinâmica diária de trabalho que conduziu a organização a um intenso compartilhamento de conhecimento e a criação de um ambiente extremamente favorável à inovação. Os gestores da organização demonstraram em seus relatos que se dedicam ao desenvolvimento de práticas altamente éticas, integras e colaborativas, desenvolvendo um ambiente no qual a transparência, a confiança e o senso de propósito são fatores presentes entre seus membros, fenômenos estes confirmados pela percepção de seus colaboradores. Pudemos constatar, outrossim, que a organização teve origem e tem seu desenvolvimento e perenidade utilizando-se dessas dimensões em uma forte cultura organizacional preservada em seus valores organizacionais de forma imutável, por meio de práticas enfatizadas até os dias de hoje. Esses resultados a longo prazo podem caracterizar um fenômeno e exemplo a outras organizações para a criação e manutenção de um ambiente agradável, dinâmico e colaborativo, ou que proporcione a geração de novos conhecimentos para que se torne um celeiro de novas ideias e inovação. Neste contexto, e pelos resultados aferidos, vimos responder à questão de pesquisa que é “Como as dimensões da espiritualidade influenciam a cultura organizacional?”. Este estudo abre espaço para novas e futuras pesquisas em diferentes organizações de modo a contribuir com novas informações e conclusões mais abrangentes.Item Intenção empreendedora: um estudo com empreendedores e potenciais empreendedores do Estado do Acre(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-06) BRITO, Bárbara Alessandra Vieira de; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiO tema empreendedorismo tem conquistado um espaço considerável na educação, nas políticas públicas e no interesse dos pesquisadores e gestores, muito em função do seu impacto em aspectos sociais e econômicos de uma nação. Esse crescente interesse se deve, em boa medida, à correlação entre o empreendedorismo e o crescimento econômico, manifestados por meio da inovação e da criação de postos de trabalho. A intenção empreendedora é considerada como a primeira etapa no processo de descoberta e exploração de oportunidades (KOLVEREID, 2016), o que faz com que a intenção seja fundamental na compreensão do empreendedorismo (SCHLAEGEL; KOENIG, 2014). Ferreira (2017) destaca que, apesar do crescimento dos trabalhos internacionais sobre intenção empreendedora, no Brasil ainda existe um gap de estudos teóricos e empíricos a respeito desse assunto. Em função disso, esta dissertação teve como objetivos analisar sob a óptica da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), os fatores determinantes da intenção empreendedora dos empreendedores e potenciais empreendedores do Acre. Foram consideradas para a pesquisa os egressos do Seminário Empretec, que é um seminário que foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é uma das ferramentas utilizadas pelo Sebrae na busca de aumentar o potencial empreendedor para empresários e possíveis empresários. A abordagem escolhida foi a de método quantitativo. Para a coleta de dados, foram empregadas, de forma parcial, o questionário desenvolvido por David McClelland (1965; 1987), que é utilizado nos projetos da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), e a escala desenvolvida por Liñán e Chen (2009), que tem por base a TCP. As conclusões da pesquisa revelaram que a atitude face ao comportamento, que, segundo Teo e Lee (2010), é a predisposição, favorável ou não, de um indivíduo em desenvolver um comportamento específico, é o construto que mais influencia positivamente a intenção empreendedora, ou seja, quanto mais positiva a atitude da pessoa em relação ao empreendedorismo, maior será a intenção de empreender. Em seguida, os construtos que mais influenciam positivamente a intenção empreendedora são as normas subjetivas e a percepção de controle, respectivamente. A não aceitação da hipótese de que a necessidade de realização influencia positivamente a intenção empreendedora pode ser devido ao fato de que as características psicológicas dos empreendedores podem sofrer alterações conforme o empreendedor vai se distanciando do momento em que aconteceu o evento motivador do empreendedorismo.Item O intraempreendedorismo e a sua influência nas inovações em empresas varejistas sob a ótica dos gestores(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-04) CAPARROZ, Pedro Miguel Leonato; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiO comércio varejista no Brasil e no mundo é altamente competitivo, e, para sobreviver, as empresas buscam se diferenciar dos concorrentes. A inovação é um dos melhores meios para se atingir esse objetivo. As inovações devem ser o maior objetivo de uma empresa que busca facilidades para que os seus intraempreendedores se sintam estimulados a criar soluções. Como objetivo geral do estudo, buscou-se analisar a influência do intraempreendedorismo nas inovações de empresas varejistas sob a ótica dos gestores. Para isso, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados ao empreendedorismo, intraempreendedorismo, inovação e varejo. Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. O instrumento de investigação adotado foi a entrevista em profundidade baseada em roteiro semiestruturado, que foi realizada com seis profissionais que atuam ou atuaram como principais administradores do négocio em empresas varejistas de grande porte do estado de São Paulo. Mediante os objetivos específicos, os dados obtidos e com respaudo do aporte teórico, foram identificadas cinco categorias de análise: fatores que facilitam o intraempreendedorismo, fatores que dificultam o intraempreendedorismo, práticas de estímulo aos intraempreendedores, classificação das práticas intraempreendedoras e/ou inovações de acordo com as doze dimensões propostas e resultados das práticas intraempreendedoras e/ou inovações. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, e os resultados apontam que os objetivos geral e específicos puderam ser ratificados mediante os trechos evidenciados por intermédio dos dados coletados que corroboram a finalidade deste estudo. Portanto, fatores facilitadores e dificultadores interagem com o intraempreendedorismo, e refletem nas inovações. Dos fatores apresentados, merecem destaque ambiente, comunicação e, principalmente, liderança, pois foi considerado o fator crítico de sucesso devido a sua importância no processo. Práticas de estímulo foram evidenciadas cumprindo outro objetivo específico. Por fim, as ações intraempreendedoras foram classificadas de acordo com o radar e os resultados foram evidenciados. Assim, evidencia-se que as inovações são influenciadas pelas ações dos intraempreendedores, seja por meio de ideias de terceiros ou próprias. Dos fatores que interferem na organização, alguns têm maior poder de influenciar, e outros nem tanto, dependendo do grau de ascendência que o fator exerce sobre o intraempreendedorismo, e estes sobre as inovações. Conclui-se que o intraempreendedorismo influencia diretamente as inovações em empresas varejistas pesquisadas sob a ótica de seus líderes.Item Planejamento estratégico em micro e pequenas empresas (MPEs): estudo de caso numa empresa do comércio varejista de Itanhaém e região(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-12) COTTA, Celso Peixoto; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiA busca pela consecução de melhores resultados tem motivado as organizações a desenvolverem sua capacidade estratégica para enfrentar as mudanças e desafios no contexto da economia globalizada. Desta forma, em busca de obter sucesso no mundo dos negócios, as empresas têm superado diversos desafios, e para isto utilizam estratégias variadas. No setor varejista, está havendo um processo de transformação bastante acirrado, e estas mudanças estão fazendo com que as organizações procurem aprimorar seu ambiente de trabalho modificando suas práticas, indo à busca de diferenciais para ultrapassar as barreiras do mercado. É preciso preparar a empresa para, diante das oportunidades e ameaças, otimizar as vantagens competitivas em relação à concorrência. Planejar é contrário a improvisar. Quem improvisa, nem sempre obtém resultados. Neste ínterim, o planejamento estratégico para uma organização é perene, mas para isso a empresa deve pensar estrategicamente, e esta é representada e administrada por gestores e empreendedores que, por sua vez, devem estar preparados para produzir e conduzir esta ferramenta para enfrentar os desafios constantes da competitividade, aumentando a possibilidade de obter um bom posicionamento no mercado em que atua. Este estudo tem como foco central analisar o planejamento estratégico em uma microempresa do ramo de varejo de materiais hidráulicos e elétricos no município de Itanhaém-SP. Este estudo desenvolveu uma pesquisa exploratória para formação do referencial teórico e uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso único. Ao final do estudo foi possível verificar que os resultados apresentados pela Idralar Comercio de Materiais Hidráulicos e Elétricos como uma EPP atuante há 23 anos no mercado com imagem consolidada em seu mercado de atuação vão de encontro com o que é apresentado em outras pesquisas semelhantes, com o planejamento estratégico não sendo realizado pela empresa formalmente, apesar de percebê-lo nas falas do gestor, com seus elementos sendo considerados por eles no dia a dia de seu negócio, verificando-se nesse caso fatores de sucesso que podem ser atribuídos à especialização em um segmento de mercado, ao engajamento, lealdade e comprometimento dos sócios e funcionários em melhor atender aos seus clientes. O resultado demonstrou que a empresa de pequeno porte estudada realiza planejamento estratégico informal, de curto prazo e de acordo com suas necessidades, pois dependem de retorno financeiro para planejar novos investimentos, acreditando que o conhecimento técnico é suficiente para assegurar a longevidade da sua empresa.Item Relações entre práticas de gestão do conhecimento, capacidade absortiva e desempenho na área de manutenção: estudo de caso de uma indústria automobilística do ABC Paulista(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-08) ZYRIANOFF, Wladmir; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiEsta pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre as práticas de gestão do conhecimento, a capacidade absortiva e desempenho na área de manutenção de uma indústria automobilística do ABC paulista e, com isso, identificar e compreender como a gestão do conhecimento e a capacidade absortiva têm sido utilizadas para a melhoria do desempenho e qualidade na área de manutenção. Como o conhecimento é um dos ativos intangíveis de alto valor para a gestão das organizações modernas, passa a ser um diferencial na criação de vantagem competitiva pelas empresas, ainda mais nos dias de hoje, em que a atual crise econômica atua diretamente na sobrevivência das empresas. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa qualitativa, mediante a utilização do método de estudo de caso, por meio de fonte de dados, com a realização de entrevistas semiestruturadas individuais e presenciais, ocorridas em outubro e novembro de 2018, além de observações não participativas, feitas em novembro e dezembro, e avaliação de documentos, registros e artefatos físicos efetuados no mesmo período. Foram entrevistados sete gestores da empresa pesquisada, sendo quatro deles gerentes e três engenheiros. Por meio da análise e triangulação dos dados, confirmou-se que os gestores percebem a necessidade da gestão do conhecimento na manutenção, que as práticas de gestão do conhecimento relacionadas com a Gestão Estratégica do Conhecimento, Cultura Organizacional, Gestão de Recursos Humanos, Estrutura Organizacional e Tecnologia de Informação e Comunicação influenciam na capacidade absortiva. Constatou-se, ainda, que a capacidade absortiva realizada influencia diretamente no desempenho e qualidade da área de manutenção. Verificou-se também que o desempenho e a qualidade são influenciados pelo conhecimento. Logo, entende-se que as práticas de gestão do conhecimento são as mais relevantes por terem influência na capacidade absortiva, no desempenho e qualidade.