Comunicação mercadológica e os aplicativos móveis muito além de uma relação instrumental: estudo de caso do setor de tintas imobiliárias

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Data

2017-08-28

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Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

A revolução digital tem provocado mudanças nos comportamentos sociais e nas interações mercadológicas. A comunicação com o mercado vive a dispersão da atenção dos consumidores entretidos com mensagens dos mais diversos meios. Nesse cenário de disseminação da comunicação um componente converge os hábitos dos consumidores: o smartphone. Unindo ubiquidade e imediatismo, os smartphones agregam facilidades ao cotidiano dos usuários por meio dos aplicativos móveis. A rápida e intensa adoção dos aplicativos tem levado as marcas a enxergarem uma nova possibilidade de comunicação direta. Essa investigação busca o entendimento das possibilidades comunicacionais permitidas por meio dos aplicativos. Metodologicamente o trabalho se vale de abordagem qualitativa e exploratória a princípio apoiada na pesquisa bibliográfica e documental para compreensão do estado da arte da tecnologia e da comunicação com o consumidor contemporâneo e do uso de aplicativos móveis com objetivo de se comunicar e se relacionar. No segundo momento, é realizado um estudo de caso múltiplo, comparativo dos aplicativos da Coral, Suvinil e Eucatex e suas diferentes abordagens comunicacionais e estratégicas. O setor foi escolhido por representar uma tendência modal, além de refletir a economia do país. Os resultados mostram a importância dos objetivos de comunicação para o desenvolvimento de aplicativos e da comunicabilidade para valorizar a experiência do usuário.
The digital revolution has provoked changes in social behaviors and market interactions. The communication with the market today is the dispersion of the attention of the consumers entertained with messages of the most diverse means. In this scenario of dissemination of communication a component converges the habits of consumers: the smartphone. By combining ubiquity and immediacy, smartphones add functionality to users' daily through mobile applications. The rapid and intense adoption of the applications has led the brands to see a new possibility of direct communication with. This investigation seeks to understand the communicational possibilities allowed by the applications. Methodologically, the work uses a qualitative and exploratory approach supported in principle in bibliographical and documentary research to understand the state of the art of technology and communication with the contemporary consumer and the use of mobile applications in order to communicate and relate. In the second moment, a multiple case study, comparative of Coral, Suvinil and Eucatex and its different communicational and strategic approaches. The sector was chosen because it represents a modal trend, in addition to reflecting the country's economy. The results point to the importance of communication objectives for application development and communicability to enhance the user experience.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação mercadológica, Aplicativos Móveis, Propaganda em aplicativos, Marketing Communication, Mobile Applications, Advertising in apps

Citação

GUIDINI, Priscila. Comunicação mercadológica e os aplicativos móveis muito além de uma relação instrumental: estudo de caso do setor de tintas imobiliárias. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2017.