Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-10-03

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

Esta dissertação prevê ampliar a dimensão crítica dos processos de mídia-educação dirigidos à juventude, ajudando a qualificar as iniciativas que visam o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos meios de comunicação e servindo, dessa forma, de alicerce para a construção da cidadania. Neste trabalho, adoto metodologia baseada nos estudos de Jacques Piette (1996), referenciada no movimento do pensamento crítico, para analisar as experiências de quatro organizações da cidade de São Paulo que têm entre seus objetivos a dimensão crítica da mídia-educação. Como resultado, desenvolvo uma grade avaliativa referenciada em três dimensões do pensamento crítico identificadas – as habilidades cognitivas, as habilidades metacognitivas e as práticas pedagógicas. Grade esta que permitirá identificar, nas iniciativas avaliadas, os desafios e as oportunidades abertas rumo à autonomia crítica.
This research aims to increase the critical dimension in which youth-oriented media-education processes are based, helping to qualify initiatives aimed at developing critical trinking in relation to the media and thus serving as a foundation for the construction of citizenchip. I adopt a methodology based on the studies of Jacques Piette (1996), referenced in the critical thinking movement, to analyze the experiences of four organizations in the city of São Paulo that have as their objectives the critical dimension of media education. As a result, I develop an evaluative grid referenced in three critical thinking dimensions – cognitive skills, metacognitive skills and pedagogical practices. This grid allows to identify, in the evaluated initiatives, the challenges and open opportunities towards critical autonomy.

Descrição

Palavras-chave

Educação Midiática, Educomunicação, Autonomia Crítica, Pensamento Crítico, Cidadania, Media Literacy, Media Education, Critical Thinking, Critical Autonomy, Citizenship

Citação

CAETANO, Lucia. Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica. 2019. 212 folhas. Dissertação (Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.