Os territórios simbólicos da humanização no discurso publicitário: um estudo de caso sobre a campanha Pra Frente do Banco Bradesco

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-09-25

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

A contemporaneidade é sinalizada por transformações que extrapolam as esferas tecnológicas, culturais ou linguísticas de forma isolada. No que se refere à comunicação publicitária, presenciamos esforços das organizações no sentido de integrar interlocutores em seus interdiscursos a ponto de tornar o cidadão agente da marca, ou seja, um defensor e divulgador de forma voluntária de seus conteúdos, principalmente no universo superabundante de informação, proporcionado pelas mídias sociais digitais. Esta dissertação apresenta uma pesquisa exploratória, qualitativa cujas análises são norteadas pelas delineações de tempo e espaço discursivo da campanha Pra Frente do banco Bradesco e concentra-se no estudo do fenômeno da humanização, e de seus territórios simbólicos através da narrativa das peças veiculadas em 2017 e 2018 em que o banco aponta soluções para momentos difíceis aparentemente com o intuito de materializar o conceito na conquista de bens ou tomada de decisões difíceis. Buscar compreender e interpretar esse discurso e suas narrativas a partir de novas condições de produção, considerando contextos e parâmetros institucionais fazem parte dos objetivos deste trabalho.
Contemporaneity is signalized by transformations that extrapolate the technological, cultural or linguistic spheres in isolation. Regarding to advertising communication, we see the efforts of organizations to integrate interlocutors in their interdiscourses, as to make the citizen agent of the brand. In other words, they voluntarily defend and disseminate their content, especially in the superabundant universe of information provided by digital social media. This project presents an exploratory and qualitative research, which reports are guided by delineations of the discursive time and space of the campaign Bradesco Bank Ahead. This research focus on humanization phenomenon study and its symbolic areas through the narrative of pieces published in 2017 and 2018. The bank points out solutions to difficult times, such as the acquisition of goods or making difficult decisions, apparently with the intention of materializing this concept. It is part of this paper to understand and interpret this discourse and its narratives from new production conditions, considering contexts and institutional parameters.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação, Publicidade, Discursos, Humanização, Bradesco, Communication, Publicity, Speeches, Humanization

Citação

MENDONÇA, Lana Aquino Guedes de. Os territórios simbólicos da humanização no discurso publicitário: um estudo de caso sobre a campanha Pra Frente do Banco Bradesco.