Estratégias digitais e eleições: o caso São Bernardo do Campo 2024

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Data

2025-08-27

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Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo abordar o impacto das estratégias de marketing digital no resultado das eleições municipais de 2024 na cidade de São Bernardo do Campo, buscando explorar como essas estratégias influenciaram os resultados eleitorais. A influência das estratégias de marketing digital no resultado da eleição pode ser avaliada por diferentes ângulos, considerando a relevância crescente das redes sociais e dos meios digitais na interação com os eleitores. O marketing político digital possibilita uma interação mais intensa e um retorno rápido dos eleitores, estabelecendo um meio de comunicação mais direto e adequado, trazendo mais visibilidade e alcance aos candidatos, impactando assim os resultados das votações. Porém, esse cenário traz desafios, como a disseminação de informações falsas, notícias enganosas e a manipulação de informações, o que demandou uma supervisão mais rigorosa das entidades responsáveis pela eleição. Utilizando métodos de monitoramento digital e análise de dados, compararemos o desempenho eleitoral dos candidatos com suas respectivas estratégias de marketing digital e será analisado dentro do campo do marketing digital, quais foram as principais táticas adotadas na eleição. Os resultados deste estudo poderão oferecer insights valiosos para futuros estrategistas políticos. O marketing político digital tornou-se uma ferramenta estratégica essencial nas eleições contemporâneas, oferecendo uma ampla gama de possibilidades de engajamento com participantes. Ao mesmo tempo, algumas questões merecem reflexão, como a democratização do acesso à informação, a falta de controle dos algoritmos e a real influência do marketing nas eleições municipais.
This study aims to explore the impact of digital marketing strategies on the results of the 2024 municipal elections in the city of São Bernardo do Campo, seeking to understand how these strategies influenced the electoral outcomes. The influence of digital political marketing can be analyzed from multiple perspectives, considering the growing relevance of social media and digital platforms in voter engagement. Digital political marketing enables more intense interaction and faster feedback from voters, establishing a more direct and appropriate channel of communication. It also increases candidates’ visibility and reach, thereby influencing voting outcomes. However, this scenario also brings challenges, such as the spread of false information, misleading news, and manipulation of content, which required stricter oversight by electoral authorities. Using digital monitoring methods and data analysis, this research compares the electoral performance of candidates with their respective digital marketing strategies. The analysis, framed within the field of digital marketing, identifies the main tactics adopted during the campaign. The results of this study may offer valuable insights for future political strategists. Digital political marketing has become an essential strategic tool in contemporary elections, offering a wide range of possibilities for engagement with voters. At the same time, some critical issues require reflection, such as the democratization of access to information, the lack of control over algorithms, and the actual influence of marketing strategies on municipal elections.

Descrição

Palavras-chave

Comunicação, Marketing Digital, Marketing Político, Redes Socais, Eleições, Communication, Digital Marketing, Political Marketing, Social Media, Elections

Citação

FERREIRA, Matheus Basilone Paiva Teixeira. Estratégias digitais e eleições: o caso São Bernardo do Campo 2024. 2025. 73 fls. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) -Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2025.