A construção de um discurso sobre nutrição e saúde cardiovascular: análise da Revista Saúde é Vital

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-04-10

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

A educação em saúde é um tema que requer atenção de todos. O cenário atual da qualidade de saúde da população nos convida a refletir sobre mudanças que visem a construir um panorama mais saudável. Conhecer a trajetória que o alimento, o corpo e a saúde percorreram no decorrer da história nos remete a necessidade de compreender as representações socioeconômicas e culturais que estes conquistaram e como se tornaram mercadorias altamente vendáveis e que despertam o desejo na sociedade de consumidores. Este trabalho tem por objetivo analisar as estratégias discursivas utilizadas nos textos publicados na seção nutrição da Revista Saúde é Vital, cuja temática seja nutrição e doenças cardiovasculares, no sentido de buscar entender como esse discurso construído pode contribuir com o processo de educação nutricional da população. Por meio da análise do discurso da missão, carta ao leitor, capas das revistas, índices de objetividade e subjetividade presentes nas matérias selecionadas constatou-se que as estratégias discursivas contribuem com o processo educativo. No entanto, para que a educação nutricional seja sólida faz-se necessário que o conhecimento não seja fragmentado. Educar não é informar. Educar é ensinar a pensar. Pensar não é ter as informações. Pensar é o que se faz com as informações.
Health education is an issue that requires everyone's attention. The current scenario of the quality of the population’s health invites us to reflect on changes that aim to build a healthier outlook. Knowing the path that food, body and health toured throughout history reminds us of the need to understand the socioeconomic and cultural representations that they’ve achieved and how they’ve become highly saleable goods that arises the desire of consumers’ society. This study aims to analyze the discursive strategies used in the published texts from the nutrition section of the Magazine Saúde é Vital, which theme is nutrition and cardiovascular diseases, in order to understand how this Built-Discourse can contribute to the process of population’s nutrition. Through the analysis of the mission’s discourse, letter to the reader, magazine covers, objectivity and subjectivity indexes presented in selected articles, was found that the discursive strategies contribute to the educational process. However, to have a solid nutrition education it is necessary a not fragmented knowledge. Educating is not to inform. Educating is to teach how to think. Thinking doesn’t mean to have the information. Thinking means what we do with the information.

Descrição

Palavras-chave

Análise do discurso, Nutrição, Divulgação científica, Consumo, Comunicação, Discourse analysis, Nutrition, Scientific dissemination, Consumption, Communication

Citação

LONGO, Sueli. A construção de um discurso sobre nutrição e saúde cardiovascular: análise da Revista Saúde é Vital. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.