Pedagogia
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/17
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Item Autismo: intervenções no âmbito escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2020) OLIVEIRA, Bianca Pereira de; SOARES, Bruna Matos; SOUZA, Renata Silveira; COELHO, Patrícia Margarida FariasNeste trabalho de conclusão de curso foi abordada uma breve contextualização histórica sobre o Transtorno do Espectro do Autismo doravante TEA, além de sua conceituação e caracterização, a relação familiar e os direitos do autista, como ocorre por lei a inclusão escolar, a relação professor e aluno e como as intervenções psicopedagógicas são importantes para o desenvolvimento da criança com TEA. Apresentando esse cenário de inclusão educacional no pais a pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: Como intervir no processo de aprendizagem da criança com TEA? Parte-se da hipótese que a criança com TEA, inserida no âmbito escolar regular, passa por um período de socialização, isto a ajuda em sua formação como forma de estímulo para que sua aprendizagem se desenvolva, não de acordo com as outras crianças, mas sim no seu tempo. O fato do convívio facilita sua sociabilidade, não só dentro da escola, mas fora dela também, isso impacta na forma que o profissional da psicopedagogia atua com as crianças com transtorno do espectro autista em sua investigação de aprendizagem, demonstra a necessidade de compreender os métodos psicopedagógicos que podem ser usados para o desenvolvimento cognitivo e comportamental. Os objetivos são: 1- Conhecer o contexto histórico do autismo no Brasil e no mundo; 2- Compreender a relação familiar do autista e quais os seus direitos; 3- Entender com base na lei como é feita a inclusão do aluno com TEA no âmbito escolar, a relação professor e aluno e as intervenções psicopedagógicas. A justificativa da escolha do tema é que a inclusão do autista na escola faz parte do nosso cotidiano, entendemos que a inclusão não pode ser responsabilidade unicamente do professor, métodos psicopedagógicos podem auxiliar na aprendizagem do educando. Está pesquisa apresenta uma metodologia de revisão bibliográfica fundamenta em livros, artigos acadêmicos e autores que abordam a temática do TEA. Por meio desse trabalho de conclusão de curso foi possível conhecer as estratégias utilizadas no processo da inclusão, notar a importância da relação professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem e conhecer os meios de intervenções que melhor ajudem alunos com o transtorno a se desenvolverem. Com resultado da pesquisa foi possível constatar a importância da relação professor e aluno no desenvolvimento da aprendizagem e que há a necessidade de métodos de intervenção específicos para o trato com a criança autista, tendo visto que seu desenvolvimento muito se destoa de uma criança típica, mesmo crianças com outras dificuldades de aprendizagem. Espera-se que esse trabalho possa enriquecer as discussões sobre o assunto afim de trazer alternativas para a melhoria no processo de transmissão de conhecimentos e desenvolvimento do aluno com TEA.
