Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/139
Navegar
Submissões Recentes
Item Estratégias na guia-interpretação e utilização da comunicação social háptica para pessoas surdocegas(Universidade Metodista de São Paulo, 2022) VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso de; SANTOS, Wharlley dos; SOUZA, Janete Menezes de; ROQUE, João Paulo Navega (org.); PAULA, Paula Menezes de (org.)O material didático "Estratégias na Guia-Interpretação e Utilização da Comunicação Social Háptica para Pessoas Surdocegas" (2022) resulta de uma pesquisa de doutoramento desenvolvida por Elaine Gomes Vilela. Inserido no campo da acessibilidade comunicacional, o material foi elaborado no contexto de um curso de formação para guias-intérpretes, conduzido por meio da metodologia da pesquisa-formação, com a participação de 26 concluintes. O material constitui uma relevante contribuição para a formação de profissionais que atuam na mediação comunicacional de pessoas surdocegas, abordando estratégias de guia-interpretação e a utilização da comunicação social háptica, um sistema essencial para a interação e a autonomia desse público. Além de ter sido disponibilizado aos participantes do curso, o material permanece acessível a profissionais da área e interessados no tema, servindo como referência para estudos e práticas no campo da educação inclusiva e da acessibilidade. O impacto social desse trabalho é significativo, pois fortalece a capacitação de guias-intérpretes, contribuindo para a melhoria na comunicação e na qualidade de vida das pessoas surdocegas. Além disso, a pesquisa reafirma a importância da formação contínua de profissionais que atuam com acessibilidade, consolidando uma abordagem inclusiva e qualificada na mediação comunicacional.