Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ZAYAS, Juliana de Almeida Canoff"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Gamificação de Experiências de Aprendizagem em Biologia: desafios e possibilidades no ensino médio
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2019-10-04) ZAYAS, Juliana de Almeida Canoff; ANDRÉ, Claudio Fernando
    Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades e desafios da gamificação como recurso auxiliar dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina Biologia. Foi realizada pesquisa teórica e de campo, com análise qualitativa. A questão central desta pesquisa é de que modo fatores como engajamento, motivação, colaboração, participação podem ser alcançados por meio da utilização de gamificação de experiências no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de biologia. O campo de pesquisa escolhido foi uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual, localizada na região do ABC paulista. Participaram da pesquisa alunos entre 17 e 18 anos, que foram inseridos em ambiente de aula expositiva e de experiência de gamificação de conteúdo de disciplina de Biologia. A aplicação prática de games foi realizada de acordo com as etapas da metodologia Design Science Research, utilizando planos de aula, mapas mentais e jogos como artefatos. Foi possível constatar, com o auxílio dos resultados de pesquisa publicados em livros de autores da área além de em estudos anteriores como teses, dissertações e artigos, encontrados em bases, entre os anos de 2015 a 2018, com uso de palavras chave relacionadas ao tema. Justifica se a realização desta pesquisa pela intenção de refletir e, analisar como a gamificação de experiências contribuem e, estimulam aspectos elementares do processo de ensino e aprendizagem. Com desígnio de estimular novos estudos e, pesquisas sobre do tema.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Gamificação na educação básica brasileira: uma diretriz para a criação de propostas que estimulam a aprendizagem, a motivação e o engajamento
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2025-02-27) ZAYAS, Juliana de Almeida Canoff; CHIACHIRI FILHO, Antonio Roberto
    A presente tese investiga a gamificação como estratégia pedagógica inovadora para otimizar o aprendizado na educação básica brasileira, buscando engajar e motivar estudantes diante dos desafios do baixo desempenho acadêmico e das elevadas taxas de evasão escolar, problemas estruturais evidenciados por dados de instituições como IBGE, Inep e OCDE/PISA. O problema de pesquisa centraliza-se em compreender de que forma a gamificação, fundamentada nas teorias de autores como Kapp, Chou e Burke, pode ser efetivamente integrada nas diversas áreas do conhecimento da educação básica para promover uma aprendizagem significativa, e como elaborar uma diretriz metodológica abrangente que oriente os educadores na aplicação estratégica dessa abordagem em sala de aula, considerando as contribuições de Flora Alves e Poyatos Neto no contexto brasileiro. O objetivo geral é desenvolver uma diretriz teórico-metodológica robusta para a criação e implementação de estratégias pedagógicas inovadoras, fundamentadas nos princípios da gamificação, no contexto da educação básica brasileira, visando aprimorar o desempenho acadêmico, fomentar a motivação intrínseca, fortalecer o engajamento dos estudantes e, consequentemente, contribuir para a efetivação do direito a uma educação de qualidade.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão