Navegando por Autor "SOUZA, Francisca Yana Bizerra Alves de"
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Item Livre expressão lúdica grupal como estratégia de enfrentamento em crianças negligenciadas(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-10-26) SOUZA, Francisca Yana Bizerra Alves de; AVOGLIA, Hilda Rosa CapelãoA literatura especializada indica que a negligência é a forma mais recorrente entre os maus-tratos contra crianças e adolescentes. Estudos apontam que as crianças negligenciadas podem acumular problemas múltiplos em seu desenvolvimento e em suas capacidades adaptativas, sendo a violência vivenciada de forma única, dependendo de uma multiplicidade de fatores de natureza pessoal. O processo criativo pode ser visto como uma das possibilidades para se vencer uma situação traumática, já que este é definido como a capacidade de criar alternativas vitais. Considerando o brincar como exemplo da maior criatividade e desenvolvimento integral do ser, é possível dizer que a livre expressão lúdica pode contribuir na percepção que a criança tem acerca de si mesma e da sua vivência de negligência, aumentando a autoestima e promovendo seu desenvolvimento emocional e afetivo. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de caráter qualitativo, cujo objetivo foi avaliar e relacionar aspectos psicodinâmicos de crianças vítimas de negligência antes e depois do processo de intervenção baseado em oficinas grupais de livre expressão lúdica. A amostra foi composta por sete crianças, de ambos os sexos, encaminhadas a uma unidade de acolhimento institucional por determinação judicial ou orientação do Conselho Tutelar, exclusivamente por terem sido esgotadas as possibilidades de manutenção em seio familiar. A amostra foi selecionada de forma não-probabilística casual, de acordo com a conveniência. Foram utilizados como instrumentos o Desenho da Figura Humana (DFH) e o Desenho da Pessoa na Chuva (DPC), ambos aplicados individualmente antes e após a realização das oficinas grupais que utilizaram como referencial conceitual a técnica de Grupo Operativo de Pichon- Rivière. Foram realizados oito encontros em grupo analisados usando os parâmetros oferecidos pelo Esquema Conceitual Referencial e Operativo (ECRO). Os dados obtidos pelos instrumentos aplicados na etapa inicial e final foram compreendidos em conjunto com o processo desencadeado pelas oficinas realizadas em grupo, sendo analisados a partir de contribuições da psicanálise de grupos e da própria psicanálise para a análise dos resultados dos instrumentos aplicados. A proposta da oficina grupal de livre expressão se mostrou mobilizadora, permitiu a emergência e elaboração de aspectos mal integrados relacionados à vida dentro e fora do abrigo, sendo relevante sua aplicação em contextos institucionais como foi realizado nesse estudo. A realização de atividades de livre expressão em grupo pode-se constituir em uma ferramenta promotora de saúde desse segmento da população, evitando o seu adoecimento e o comprometimento de aspectos importantes do desenvolvimento infantil e, portanto, minimizando o sofrimento dessas crianças.