Navegando por Autor "SOUZA, Claudete de"
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Item Desafios, perspectivas e saberes necessários à docência contemporânea do direito(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-12-11) SOUZA, Claudete de; ANDRÉ, Cláudio FernandoO objetivo geral desta tese é investigar o conhecimento sobre aspectos didáticos e pedagógicos do professor de Direito do século XXI, considerando conceitos, recursos, influências e perspectivas que envolvem as tecnologias digitais conhecidas por seu corpo discente. Justificou-se o estudo pelo fato de grande parte dos professores universitários deste segmento ainda se opor a operar as TDIC (tecnologias da informação e comunicação) em suas aulas, o que dificulta a comunicação com o alunado que tem nas ferramentas tecnológicas seu modus vivendi. Soma-se o fato de o professor do Direito não receber, na formação acadêmica, conhecimento didático-pedagógico, o que dificulta a empatia necessária à ensinagem. Encontramos motivação em empreender este estudo pela oportunidade em discutir sobre os benefícios que as práticas pedagógicas utilizando as TIDC agregam na empatia entre docente e aluno. A investigação respondeu à questão problematizadora: “A Pandemia Covid-19, ao impor ao professor de Direito a utilização das ferramentas que tornaram possível o ensino remoto emergencial, pôde ser entendida como uma oportunidade à sua formação continuada”. A metodologia de pesquisa científica é de natureza qualitativa, espécie estudo de caso, método indutivo, de natureza exploratória-descritiva, tendo como base a pesquisa bibliográfica. Como corpus foram aplicados questionário Google Forms com respondência virtual pelos 17 professores do Curso de Direito de uma Universidade do Grande ABC; em uma segunda fase, foi realizada entrevista pessoal com os nove respondentes do questionário Forms. A revisão de estudos anteriores, entre os anos de 2020-2022, foi realizada nas bibliotecas virtuais: Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Plataformas Scielo e Google Acadêmico. Dá sustentação à pesquisa o arcabouço teórico das áreas da educação, pedagogia, direito, sociologia e tecnologias: Freire, 1997; Masetto, 2000 a 2021; Senhoras, 2020; Fior e Martins, 2020; Harasim, 2015; Tavares et al, 2020; Frazão e Mulholland, 2019, Pimenta e Anastasiou, 2014, entre outros. Os resultados confirmam o proposto como objetivo principal: (i) são essenciais os conhecimentos didáticos-pedagógicos aos docentes dos cursos de Direito, visando alcançar o objetivo de educação qualificada e pertinente ao século XXI. Também, (ii) que a pandemia Covid-19 surtiu um aspecto positivo dentro do caos imposto ao mundo, ao exigir do professor de Direito a ruptura com alguns de seus paradigmas, com a consequente e compulsória utilização dos aparatos e plataformas que viabilizaram as aulas remotas e a continuidade de sua formação, fato que não foi aproveitado por todos aqueles que tiveram essa possibilidade. Ainda, (iii) a empatia professor-aluno é mais facilmente alcançada quando o docente utiliza, em suas práticas pedagógicas no ensino do Direito, artefatos tecnológicos com os quais o corpo discente, nativo do século XXI, habitualmente interage.