Navegando por Autor "SILVA, Renato Rodrigues da"
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Item Uso das metodologias ativas no ensino da língua inglesa: um estudo de caso(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-25) SILVA, Renato Rodrigues da; COELHO, Patrícia Margarida FariasAtualmente, estamos inseridos em uma sociedade digital na qual evidencia-se que o ensino tradicional não mais atende a todas as demandas dos alunos. A partir desse contexto, trazemos como proposta a utilização das metodologias ativas e do ensino híbrido, entendidas neste estudo como a união do ensino presencial ao ensino on- line (BACICH, MORAN, 2018). Nesta pesquisa, propomos a aplicabilidade das metodologias ativas no ensino da língua inglesa em uma escola de curso livre em São Caetano do Sul – SP, com a participação de três professores. Posteriormente serão analisadas as narrativas dessas três educadoras a fim de verificarmos os resultados do uso das metodologias ativas em suas salas de aula. A hipótese que sustenta este trabalho é a de que as metodologias ativas e o ensino híbrido podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e para a autonomia do aluno. Temos três objetivos, a saber: (i) discutir os conceitos de educação e metodologias ativas e como eles podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem; (ii) apresentar os métodos e abordagens de ensino da língua inglesa e seu impacto na educação não formal; (iii) analisar os principais conceitos das metodologias ativas de acordo com as falas de três professoras de inglês. A justificativa desta pesquisa deve-se à necessidade do educador de transformar sua didática em sala de aula. O corpus selecionado para este estudo são as três entrevistas dos professores escolhidos para essa pesquisa. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre metodologias ativas de Filatro e Cavalcanti (2018), Mattar (2017), Bacich e Moran (2018); as pesquisas sobre estudo de caso de Gil (1995), Ventura (2007) e Yin (2011), e as investigações sobre ensino da língua inglesa de Almeida Filho (1993), Richards e Rodgers (2001) e Vilson Leffa (2016). A metodologia utilizada é a empírica com base no estudo de caso e o método é o indutivo. Como resultado, concluímos que as professoras acreditam que estão ministrando uma aula mais ativa, porém, apenas exploram os principais pilares das metodologias ativas de forma superficial.