Navegando por Autor "SANTOS, Suely Xavier dos"
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Item A tríade social e suas implicações para a teologia bíblica veterotestamentária: indícios de uma teologia marginal(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-21) LAGE, Jovanir; SANTOS, Suely Xavier dosO presente trabalho expõe o interesse por uma leitura social do Antigo Testamento e busca desenvolvê-la, analisando um considerável sistema de leis que prevê os aspectos físicos e sociais de indivíduos em situação de vulnerabilidade. Os critérios sociológicos, aqui desenvolvidos, buscam distinguir da religião institucionalizada, uma religião invisível e marginal, com profundas raízes antropológicas e sociais. No centro deste sistema que abriga os marginalizados da sociedade, encontramos a Tríade Social: estrangeiro rGE,, órfão aרny" e viúva hn",n't.r". O objetivo de nossa pesquisa está em analisar a presença destas categorias no texto bíblico e como elas acenam para um significativo conjunto de normas jurídicas, produzidas por grupos de oposição à “religião oficial”, desenvolvendo concepções totalmente novas no campo teológico, político e cultual. O método encontrado para averiguar nossas suspeitas está no estudo exegético de textos bíblicos, em especial, textos deuteronômicos e textos extrabíblicos, tendo como suporte os achados arqueológicos em Khirbet Qeiyafa. Os resultados preliminares de nossa pesquisa nos dão pistas de que a prática social, muito difundida no antigo Israel, entendida como uma exigência divina, alcança contornos litúrgicos importantes na fixação dos valores éticos e sociais na comunidade. Nossa pretensão é destacar que o tema do pobre e do necessitado, representados em nossa pesquisa pela Tríade Social, bem como a preservação de seus direitos básicos, perpassa todo o Antigo Testamento, promovendo uma espécie de teologia marginal, que caminha paralelo aos temas e às dinâmicas oficiais de fé.Item Entre a poética e a profecia: uma abordagem hermenêutica de Oseias 1,1-2,3(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-09-08) ROCHA, Matheus Eduardo de Oliveira; SANTOS, Suely Xavier dosA presente pesquisa analisou a relação entre a poética e a profecia, por meio de uma aproximação hermenêutica ao texto de Oseias 1,1 a 2,3. Por ser comumente interpretado em perspectiva androcêntrica de normatização religiosa, a sua majoritária recepção relaciona a figura masculina como representação estrita da divindade, na medida em que a mulher, seus filhos e a terra em que habitam se tornam metáfora de pecado e apostasia. Desse modo, o trabalho teve como objetivo primário realizar uma aproximação a esse relato profético que se apercebesse de outros sentidos latentes, libertando-lhe de sua enclausura interpretativa. Para tanto, fez-se necessária uma compreensão desse texto enquanto “ser da linguagem”, um estudo detido de sua estrutura e das suas interações com as dinâmicas histórico-sociais, bem como uma abertura para a multivocidade semântica de sua configuração poética. Assim, foi apresentado o entrelaçamento entre a poética, a hermenêutica e a profecia, a partir das contribuições advindas do pensamento de Paul Ricoeur. Logo, analisou-se a relação entre a poética e a experiência religiosa, a intersecção entre hermenêutica, os textos bíblicos e a conceituação de literário, como também, na contribuição que tais questões resultam para uma visão do profetismo como poética que se lança a sentidos ulteriores, mas que se enraíza na concretude comunitária. Na sequência, a pesquisa se concentrou na análise exegética da perícope de Oseias 1,1 a 2,3, ao que se deteve no exercício de sua tradução, estudo e indicação de sua estrutura, exame das dimensões filológicas e semânticas dos versos, elaboração de comentários sobre eles, tal qual na investigação sobre a realidade e as tensões sociais que nortearam seu processo redacional. Por fim, o trabalho abarcou o movimento hermenêutico de dar voz às figuras e personagens tantas vezes obliteradas na leitura do texto. Desse modo, atentou-se à potencialidade que se transporta na configuração poética da prostituição da terra, de Gômer e seus filhos Jezreel, Lo Ruhamah e Lo Ammi, oferecendo a possibilidade de se perceber a multiplicidade de testemunhos das vivências religiosas presentes no registro literário de Oseias. Nessa perspectiva, a pesquisa se abriu para a diversidade de sentidos que se mostram nos corpos e imagens da narrativa, testificando que, ao mesmo tempo em que ela toca na concretude dos sofrimentos de seu tempo, faz emergir esperança de libertação na força profética.Item História e profecia em Israel Norte no século VIII a.E.C: a antiga memória de uma divindade na imagem do touro novo em Oseias 8, 1-14(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-08-11) RIPOLI, Fernando; SANTOS, Suely Xavier dosEsta pesquisa tem por objetivo estudar o culto em Yiśrā’ēl Norte no âmbito da segunda unidade literária oseânica em Oseias 8,1-14, principalmente observando as análises da exegese hebraica, ressaltando a narrativa bíblica de forma literal, o apparatus criticus e as costuras filológicas nas subunidades 8,1-3;4-7;8-10;11-14. Apontaremos os fundamentos do culto e a religiosidade popular à antiga memória de uma divindade reverenciada na imagem do touro novo (ēgel) em Yiśrā’ēl Norte, na localidade de Samaria/Betel. Portanto, o referido culto está incluído nas unidades literárias oseânicas mais antigas da redação de Yiśrā’ēl Norte do século VIII a.E.C. No entanto, para chegarmos a tais constatações na perícope oseânica é necessário considerar as díspares de palavras e perícopes hebraicas, empregadas nas unidades literárias oseânicas no livro atribuído ao profeta Oseias pelos seus redatores. A partir dessas verificações, assinalaremos a construção do culto a esta divindade nos âmbitos da comunidade israelita. Consequentemente o deus YHWH era adorado na imagem deste touro novo, e a troca desta antiga memória (‘aṣāv – imagem) cúltica pela nova imagem trouxe uma forte crítica do profeta Oseias. Elucidaremos que esta antiga tradição era praticada pelos israelitas devido às suas condições existenciais implantadas por meio de suas práticas cúlticas ao longo do desenvolvimento de Yiśrā’ēl Norte. E, principalmente, por esta tradição estar amparada na veneração do touro novo e por ser-lhe atribuída a libertação do povo do Egito. As unidades literárias atribuídas ao profeta Oseias nos ajudarão a compreender o culto a esta divindade na imagem e forma de um touro novo em Yiśrā’ēl Norte. Os conteúdos destas unidades literárias foram redigidos e implantados com a finalidade de preservar a memória cultural dos israelitas em Yiśrā’ēl Norte, e a construção da religiosidade popular nos auxiliou a entender a crítica do profeta Oseias no século VIII a.E.C., no período do reinado de Jeroboão II (788-747).Item Primeira carta de Jeremias aos exilados: o desafio de viver sem templo e construir o shalom em terra estrangeira (uma análise de Jr 29,1-15)(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-05-04) SILVA, Marisa Martins Furlan da; SANTOS, Suely Xavier dosEsta pesquisa tem por objetivo analisar a primeira carta de Jeremias enviada aos exilados no século VI AEC, registrada em Jr 29,1-15. A exortação do profeta tem como objetivo indicar um novo modo de vida na Babilônia que seja espaço de vivência efetivo (presente) e aparentemente transgeracional (futuro) da comunidade deportada. Esse material ajuda a entender essa relação paradoxal com o dominador, ao mesmo tempo em que desvela a polêmica em torno da atividade do profeta e seus oráculos. Espera-se através dessa pesquisa, identificar se os deportados atingiram os desafios de viver sem Templo físico e de construir o shalom em terra estrangeira, como indicativo de um novo momento para eles.Item Teologia/EAD UMESP (2016): relatos, memórias e depoimentos(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-12-15) SANTOS, Suely Xavier dos; FURLIN, MarceloA Faculdade de Teologia/UMESP surge do anseio da Igreja Metodista em formar pastores no final do século XIX. Fundamentada nas premissas educacionais da origem do metodismo wesleyano, que aliava a fé ao exercício da cidadania, e ampliada a partir do tripé devoção-educação-ação social, a educação teológica se desenvolveu a fim de que pastores pudessem realizar suas funções de maneira a cumprir, também, um importante papel social. Essa característica se aprofundou ainda mais com o crescimento da Faculdade de Teologia, em termos numéricos e de conceito, como também a partir do reconhecimento do curso pelo MEC. Nesta esteira, surge um Curso Teológico que extrapola sua proposta inicial tornando-se um importante centro de formação de pessoas que atuam tanto no ministério pastoral, como na área de promoção humana, e que tem um crescimento expressivo quando é integrado aos demais cursos da Universidade Metodista de São Paulo e passa a ser oferecido na modalidade a distância. Assim sendo, esta pesquisa trabalha os primórdios da educação metodista, bem como o surgimento da Faculdade de Teologia, da Universidade Metodista de São Paulo e do Curso de Teologia/EAD, tendo como aporte metodológico a Pesquisa Narrativa com vias de interpretação em Paul Ricouer. Neste sentido, a pesquisa se vale do recurso da pesquisa narrativa para estudar a tríade relatos-memórias-depoimentos. Esta se refere aos relatos da pesquisadora, à memória de egressos do Curso de Teologia/EAD e aos depoimentos de ex-docentes da Faculdade de Teologia. Tais narrativas constituem-se a base para a resposta da seguinte questão: Quais os marcos do texto Faculdade de Teologia e como esse texto foi lido, relido e como afetou discentes da EAD e docentes ao longo do tempo? Essa pergunta visa responder aos seguintes objetivos: discorrer sobre como o fazer Teologia na modalidade a distância, no Curso de Teologia/EAD, implicou no alcance de uma experiência de si e do outro na construção de um universo simbólico que abarque a vivência do cotidiano, no período de formação e no momento seguinte à ele; descrever como os egressos avaliam e narram suas experiências, assim como expõem o seu olhar durante e após o curso e como essa narrativa permanece na construção do cotidiano de cada um. De igual modo, também visibiliza as narrativas de ex-docentes e da pesquisadora sobre a Faculdade de Teologia, e como esse texto é lido em perspectivas diferentes, em consonância com a pesquisa narrativa e a hermenêutica ricoueriana, a partir da tríplice mimesis.