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Navegando por Autor "SANTOS, Rodrigo Oliveira"

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    Educação a distância, polos e avaliação regulatória: narrativas de um quebra-cabeça
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-03-22) SANTOS, Rodrigo Oliveira; AZEVEDO, Adriana Barroso de
    Este estudo, vinculado à linha de pesquisa “Formação de Educadores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, teve como objetivo promover uma reflexão sobre o processo avaliativo a que estão sujeitas Instituições de Ensino Superior que, através do Polo de Apoio Presencial, ofertam Educação Superior a Distância no Brasil. As mudanças sociais e econômicas vividas ao longo das últimas décadas colocam em evidência a necessidade tal de reflexão, bastando se atentar ao crescimento de matriculas em cursos de graduação EAD e sua representatividade na oferta de Educação Superior na atualidade. Assim, da organização legal e do processo avaliativo regulatório vigente, tornou necessária a compreensão sobre o papel da Universidade enquanto instituição educacional, sua interação com a tecnologia e as condições ao qual a avaliação interpreta esta confluência sobre o caráter qualitativo. Nesse contexto, a perspectiva daqueles que vivenciam este processo avaliativo, na posição de avaliados, foi necessária para que o expresso fosse sua interpretação sobre a importância social e econômica de tal modalidade. Para tanto, o trabalho buscou investigar: Quais percepções emergem a partir narrativas dos profissionais que atuam na EAD quando refletem sobre os processos avaliativos realizados pelo INEP/MEC? Enquanto qualidade, a prática avaliativa vigente permite compreender com exatidão o complexo relacionamento entre os atores envolvidos no processo de transmissão do conhecimento no que tange estruturalmente um Polo de Apoio Presencial e seu envolvimento com a comunidade onde está inserida? Do ponto de vista teórico, compreender a Educação Superior e a Universidade (CASPER; HUMBOLDT, 2003; DIAS SOBRINHO, 2010; DEMO, 2010; SANTOS, 2011), o papel da EAD (MOORE; KEARSLEY, 2013; DRON, 2015), além das tratativas quanto à interação da sociedade e da educação com a tecnologia (PINTO, 2005; LÉVY, 1999; GABRIEL, 2015) até alcançar as relações avaliativas para qualificação da oferta de cursos e programas apoiados por novos meios de comunicação (DIAS SOBRINHO, 2003; SANTOS, 2014; MARTUCELLI, 2015; BALANDIER, 2015) do qual as reflexões procuraram este direcionamento sobre a Educação Superior, a EAD e sua avaliação da qualidade. Ainda as reflexões sobre os temas que emergem a partir de narrativas (CLANDININ; CONNELY, 2005; FREIRE, 2012, 2015) se tornaram chave para a abertura de novos entendimentos sobre o tema proposto. O corpus está constituído por seis entrevistas/conversas hermenêuticas ocorridas entre 2015 e 2016. A partir da análise hermenêutico-fenomenológica emergiram, das narrativas de vivências dos participantes sobre o processo avaliativo da EAD sobre o Polo de Apoio Presencial, reflexões sobre os caminhos adotados e seus impactos sobre a organização e oferta de cursos e sobre as instituições no Brasil.

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