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Navegando por Autor "RODRIGUES, Priscilla da Silva"

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    Ensino de filosofia no ensino médio e formação emancipatória: uma proposta inspirada em T. W. Adorno
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2025-02-28) RODRIGUES, Priscilla da Silva; FURLIN, Marcelo
    O ambiente escolar é o local em que se evidencia o quanto a filosofia e as demais disciplinas da grande área de humanas são pouco valorizadas. Ressaltamos que a filosofia nunca ocupou espaço privilegiado na educação básica brasileira. Os problemas de pesquisa que se colocam diante deste cenário desfavorável para a disciplina, são: (1) qual a função desta disciplina na formação do jovem estudante do ensino médio? e (2) de que forma a filosofia deverá atuar para promover as capacidades as quais a ela são designadas, considerando a Reforma do Ensino Médio (REM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? A metodologia escolhida para o desenvolvimento do trabalho é pesquisa bibliográfica e análise documental. Fundamentando-nos na interpretação dos escritos sobre educação de Adorno (1950-1969) e propondo uma reinterpretação atualizada destes, procuraremos neste trabalho apontar caminhos que possam auxiliar o professor de filosofia a extenuar ao máximo as capacidades que a filosofia pode vir a contribuir no tocante a formação desses jovens. O método predominante no trabalho é o hipotético dedutivo, no primeiro momento, porém a predominância deste é o hipotético-indutivo. Nossa hipótese que sustenta esse trabalho é de que a disciplina de filosofia auxilia o discente da Educação Básica a se desenvolver no que se refere à sua formação emancipatória. Os objetivos desta pesquisa são: (1) destacar o papel designado para a filosofia na formação dos jovens da Educação Básica Brasileira, desde a redação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9394/1996) até os dias atuais, com o fim da sua obrigatoriedade e a implementação da Nova BNCC; (2) descrever a noção de experiência formativa adorniana e, a partir de nossa interpretação contextualizada dos escritos, posteriormente, reinterpretá-las; (3) propor metodologias replicáveis que possam ser utilizadas na disciplina de filosofia no ensino básico fundamentadas na reinterpretação dos estudos de Adorno. Estas poderão compor futuro curso de formação continuada aos docentes da área. A justificativa se deve ao reconhecimento do pouco prestígio da filosofia e do seu ensino no Brasil. Como resultados esperados pretendemos mostrar como Adorno pode ser reinterpretado para os dias atuais para pensar formas de otimizar a promoção da formação do discente, o que configuraria um legado de contribuição social desta pesquisa.

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