Navegando por Autor "RIPOLI, Fernando"
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Item A crítica social do dito de Jeremias contra o rei Jeoaquim: uma análise exegética de Jeremias 22, 13-19 (609 a 598 a.C.)(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-03-18) RIPOLI, Fernando; KAEFER, José AdemarO presente estudo exegético tem por objetivo demonstrar a crítica social de Jeremias contra o rei Jeoaquim, tendo como fonte principal a crítica social de Jr 22,13-19. Para tal, partiremos da análise do contexto literário, histórico e religioso da crítica social de Jeremias, para então fazer a análise exegética do texto proposto, através da qual enfocaremos, dentre os diversos conteúdos, a justiça social inserida na perícope. Compreendendo que um texto surge dentro de um ambiente social, evidenciaremos, com base na crítica social, as práticas violentas do rei Jeoaquim em seu reinado, contra os trabalhadores injustiçados, o pobre e o necessitado na sociedade de Judá. Por fim, demonstrando as questões históricas do profeta Jeremias em sua vivencia internacional em meio aos impérios existentes, e o sistema opressor do rei Jeoaquim, contra os menos favorecidos da sociedade de Judá.Item História e profecia em Israel Norte no século VIII a.E.C: a antiga memória de uma divindade na imagem do touro novo em Oseias 8, 1-14(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-08-11) RIPOLI, Fernando; SANTOS, Suely Xavier dosEsta pesquisa tem por objetivo estudar o culto em Yiśrā’ēl Norte no âmbito da segunda unidade literária oseânica em Oseias 8,1-14, principalmente observando as análises da exegese hebraica, ressaltando a narrativa bíblica de forma literal, o apparatus criticus e as costuras filológicas nas subunidades 8,1-3;4-7;8-10;11-14. Apontaremos os fundamentos do culto e a religiosidade popular à antiga memória de uma divindade reverenciada na imagem do touro novo (ēgel) em Yiśrā’ēl Norte, na localidade de Samaria/Betel. Portanto, o referido culto está incluído nas unidades literárias oseânicas mais antigas da redação de Yiśrā’ēl Norte do século VIII a.E.C. No entanto, para chegarmos a tais constatações na perícope oseânica é necessário considerar as díspares de palavras e perícopes hebraicas, empregadas nas unidades literárias oseânicas no livro atribuído ao profeta Oseias pelos seus redatores. A partir dessas verificações, assinalaremos a construção do culto a esta divindade nos âmbitos da comunidade israelita. Consequentemente o deus YHWH era adorado na imagem deste touro novo, e a troca desta antiga memória (‘aṣāv – imagem) cúltica pela nova imagem trouxe uma forte crítica do profeta Oseias. Elucidaremos que esta antiga tradição era praticada pelos israelitas devido às suas condições existenciais implantadas por meio de suas práticas cúlticas ao longo do desenvolvimento de Yiśrā’ēl Norte. E, principalmente, por esta tradição estar amparada na veneração do touro novo e por ser-lhe atribuída a libertação do povo do Egito. As unidades literárias atribuídas ao profeta Oseias nos ajudarão a compreender o culto a esta divindade na imagem e forma de um touro novo em Yiśrā’ēl Norte. Os conteúdos destas unidades literárias foram redigidos e implantados com a finalidade de preservar a memória cultural dos israelitas em Yiśrā’ēl Norte, e a construção da religiosidade popular nos auxiliou a entender a crítica do profeta Oseias no século VIII a.E.C., no período do reinado de Jeroboão II (788-747).